Resenha: Sadie - Courtney Summers

Título: Sadie
Autora: Courtney Summers
Editora: Plataforma 21
Páginas: 392
Compre: Aqui


Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos.
A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista.
O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora.
Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.







"Quero ver sua luz se apagar. Não se deve usar violência como resposta à violência, mas às vezes eu acho que é a única resposta..."

Sadie tem sido uma das minhas leituras desejadas desde que saiu lá nas gringas, porém por pura preguiça não li em inglês (emotion cobrindo o rosto aqui). Esse livro no ano de 2018 ficou em segundo lugar no Choice Awards na categoria YA Ficção, e do Edgar Awards 2019, a mais importante premiação americana para obras de mistério, na categoria Young Adult entre outros diversos prêmios.

O livro conta a história de Sadie, uma garota de 19 anos que após a morte da sua irmã Maddie que foi assassinada decidiu fugir de casa, em busca de vingança. Após essa saída o carro que ela comprou durante a fuga um Chevy 2007 foi encontrado abandonado e dentro a bolsa verde que ela carregava durante essa fuga/viagem.

O livro é dividido em duas partes: a parte de Sadie que nos mostra um pouco da sua viagem e os motivos dela, e a outra vem em forma de um podcast feito pelo jornalista West, que foi procurado pela avó de consideração de Sadie pra ajudar a desvendar esse mistério.

"As pessoas não mudam. Só passam a esconder melhor quem realmente são."

Esse podcast vem em ritmo de reportagem, então vamos saber pelo ponto de vista de diversos outros personagens. Não é só sobre o desaparecimento de Sadie e morte de sua irmã mais nova, mas também todos os obstáculos que enfrentaram antes e após serem abandonadas pela mãe. Esse livro foi uma grata surpresa e não me decepcionou, mesmo com o final que será 8 ou 80, e não vai agradar todo mundo, ainda foi um livro que me prendeu do início ao fim.

A escrita da autora é surpreendente e mesmo abordando temas pesados e que possam ser gatilhos pra muitas pessoas, ela ainda consegue fazer a história fluir. Sadie é aquela mocinha que eu quis pegar no colo por várias vezes, mas a coragem e determinação dela me encantou e muitas vezes me deixou apreensiva.



O livro foi escrito em primeira pessoa e com capítulos alternados entre Sadie e o Jornalista West. Durante a leitura não lembro de encontrar erros ortográficos, porém a diagramação desse ebook me decepcionou muito, principalmente nos podcasts.

Durante os podcasts como é uma espécie de reportagem a conversa é intercalada entre o jornalista e a pessoa entrevistada, porém no e-book não tinha em negrito no nome ou um espaço entre uma conversa e outra, o que me dificultou no começo. Fiz uma comparação com o e-book oficial da autora, e senti essa diferença ainda mais intensa. Uma amiga comprou esse livro e pedi as fotos pra ela desse podcast, e mais uma vez senti a diferença, já que no livro físico existe uma formatação melhor.

"Mas imagine ter que viver todos os dias sabendo que a pessoa que matou sua irmã está respirando o ar que ela não pode respirar, enchendo os pulmões com ele, sentindo sua doçura. Imagine ele tendo a sensação do chão debaixo dos pés enquanto o corpo dela está enterrado abaixo."


A publicação de Sadie aqui no Brasil foi uma surpresa, já que quase não vi divulgação da editora e só soube que tinha sido lançado na feira do livro da UNESP aqui em São Paulo que infelizmente não fui, mas vi fotos.

Sadie é aquele livro que vai te fazer pensar e repensar nas situações do dia a dia, é um livro tão real que não tem como não pensar em quantas garotas passam pelo mesmo que elas. Não vou me estender na resenha (mais do que já fiz), mas recomendo esse livro pra todos amantes de suspense e thrillers, é aquele livro que te pega de jeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário