Dicas para Bienal

Bienal de SP está chegando e a ansiedade fica a mil, pelo menos a minha tá lá em cima kkkkk.
E com isso decidi fazer um post com dicas para quem vai pra Bienal, seja primeira vez ou não. Não sou a pessoa mais experiente, mas como essa é minha quarta Bienal já aprendi alguns macetes.
Vem que te dou algumas dicas nesse dia tão esperado para nós leitores. 






  •  A Bienal acontece do dia 03/08 até 12/08 ela vai funcionar seg a sex 09:00 - 22:00 e sábados e domingos das 10:00 - 22:00. Localizada na Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana. Bienal disponibiliza nos metrôs Barra Funda e Portuguesa/Tietê ônibus gratuitos, muitas vezes as filas são grandes, mas são rápidas, então compensa esperar um pouquinho.
  • Prefira comprar o ingresso antecipado, no dia sempre tem filas pra entrada e comprar o ingresso lá só vai atrasar ainda mais sua entrada, leve também o seu ingresso impresso pra evitar transtornos.
  • Use sapatos e roupas confortáveis, além de lá ser enorme é apertado e dificilmente achamos lugar pra sentar e descansar que não seja o chão.
  • Se tem a intenção de comprar livros lá, leve uma mochila ou até mesmo uma mala de rodinha (só cuidado pra não esmagar o pé de ninguém kkkk). Usar a sacola deles torna sua jornada na bienal cansativa e desgastante.
  • Não compre tudo que vê pela frente, sei que é um lugar lotado de tentações, mas muitas vezes comprar por impulso sai muito mais caro. Faça uma lista de desejados, e aproveite os sebos que tem na bienal e pra comprar livros de editoras pequenas, muitas vezes nessas editoras pequenas o livro vai tá o mesmo preço na bienal, mas você economiza no frete.
  • Água é de extrema importância, então leve uma garrafinha pra ir reabastecendo sempre. Só cuidado na hora de comprar lá, porque sempre é muito mais caroooo. Na última teve o stand das Americanas, esse ano também vai ter e lá foi o lugar mais barato pra comprar água.
  • Alimente-se bem, tome um café da manhã reforçado, porque lá você vai esquecer da vida. A Bienal não costuma ter os melhores preços quando o assunto é alimentação, então tente levar alguma coisa pra beliscar durante o dia. Se for almoçar lá evite o horário da 11 até as 14, que é horário de pico e tá lotado.
  • Economize bateria do celular, se tiver carregador portátil ou bateria extra leve com você. Lá até tem alguns lugares pra recarrega, mas é tão disputado que dá até nervoso. Lá a internet é algo bem instável, então não conte com ela.
  • Na Bienal é o melhor lugar pra prestigiar autores tanto internacionais como nacionais. No caso de autores internacionais as senhas estão sendo distribuídas pelo site, alguns inclusive já esgotaram, mas tenha paciência porque mesmo com senha a fila e a demora é garantida. Se você pegou a senha prefira levar ela já impressa pra evitar perder a oportunidade de ver seu autor favorito.  Autores nacionais você tem acesso mais fácil, muitas vezes até passeando pela própria Bienal. Prestigie eles e aproveite para tirar muitas fotos mesmo que não compre o livro, e se eles não te atenderem sem a compra do livro me conte que já coloco no caderninho do ranço kkk.
  • Se você vai participar de eventos tanto de autógrafos como de palestras, tente anotar tudo algum caderninho, assim você não se atrasa e não perde nada.
  • Na Bienal maioria dos stands aceitam cartões de crédito, porém as bandeiras mais aceitas são Visa e Mastercard. Leve também sempre algum dinheiro trocado, algumas promoções só são aceitas com dinheiro.
  • Alguns stands, principalmente os maiores como Arqueiro, Record e Globo fazem as promoções no primeiro final de semana ,principalmente aqueles livros mais antigos, mas outro deixam pro último dia, então antes de comprar dê uma boa garimpada.
  • São Paulo é conhecido pelo clima instável, e posso garantir que é verdade, porém, dentro da Bienal é um forno de tão quente, por isso evite casacos muito grossos e até mesmo muita roupa, porque será garantido que você vai passar calor.
  • Um detalhe que não tem relação com a Bienal, mas sim com a cidade, é CUIDADO, tome cuidado por onde anda se você não conhece os locais, prefira andar sempre em grupo. Se for pedir Uber confira a placa e compartilhe a sua localização com alguém de fora, não entre em becos que não conhece, e cuidado com celular na rua e com suas bolsas também, use as bolsas com o ziper pra frente e mochilas pra frente do corpo. Todo cuidado por aqui é pouco. 
  • Vamos ter Evento na Bienal esse ano, junto com os blogs Notas Literárias e Stalker Literária, vai ser no dia 04/08 vou deixar o link pra vocês poderem participar e ficar por dentro de tudo que está acontecendo no evento.
  • No grupo Malucas por Romances também estamos sempre atualizando sobre todas as novidades da Bienal, então se ainda não está no grupo aproveite pra participar e se divertir conosco. Eu estarei lá no primeiro final de semana com certeza, e o segundo ainda vou confirmar, mas se me vê me chame e me abrace, adoro conhecer pessoas novas e principalmente poder fazer parte dessa experiência


 A Bienal é um evento único e um dos melhores lugares pra conhecer autores, e fazer amizades. Faça desse evento uma experiência maravilhosa, respeite as filas e principalmente respeite ao próximo, aproveite esse momento mágico de conhecer pessoas que assim como você é apaixonada pelos livros. Você vai sair de lá cansado mas com a certeza de que foi um dia único, porque nenhuma Bienal será igual a outra.
Se eu esqueci de alguma dica, deixe ai nos comentários sua dica também. Beijos e até a Bienal.






9 comentários:

  1. Bem útil o post!!
    Não vou, mas torcendo pro evento dia 4 ser tudo de bom, vou estar com vocês em pensamento <3
    Faça muitos stories.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma boa preparação e organização é essencial.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Apesar de conhecer bem SP, só fui na ultima bienal. Vou no 1º final de semana e espero encontrar todas vcs. lá para tirar fotos e dar um abraço. Vou anotar as dicas rsrsrs. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ameiii as dicas minha primeira bienal ������ e vou adorar conhecer vcs no evento dia 4 ��

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, adorei as dicas!
    Será minha primeira bienal e estou com a ansiedade a mil.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    Uma pena que não irei esse ano... Mas faço de suas palavras, as minhas! Principalmente quanto a alimentação, senhoor, achei tudo caro, acabo comendo sempre açai, assim não perco tempo e sustenta! Outro ponto importante é a água, eu quando fui levei, e ainda assim quando acabou foi difícil para pegar mais...
    Sapato é o mais importante, fui de sapatilha em um dos dias, aí se arrependimento matasse!! Elas incham o pé demais por conta do calor, e não tem cão que aguente viu? Tênis sem dúvidas é o melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o sonho da minha vida é ir na bienal, eu moro Kong Pará e dificilmente tem esse tipo de evento. Mas no dia que for na bienal eu vou me sentir realizada, vou poder morrer em paz kkkkkkk as dicas foram ótimas mesmo

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Meu sonho de consumo e ir para bienal um dia, mas até lá ficarei aqui babando por isso..hahaha
    Para quem vai que aproveite bastate!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Raquel!
    Uma pena que não poderei ir para Bienal, mas acho muito importante as dicas que deu, porque quem nunca foi, já tem uma 'luz do final do tunel' para trilhar e não se enrolar por lá.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir