Resenha: Disgrace - Brittainy C. Cherry

Título: Disgrace
Autora: Brittainy C. Cherry
Livro não publicado no Brasil
Páginas: 400


Todo dia eu rezei para meu marido me amar novamente.
Depois de dezessete anos juntos, ele me deixou e foi para os braços de outra.
Não sabia como lidar com a situação. Não sabia meu valor. Não sabia existir sem ele ao meu lado.
Tudo que eu queria era que ele voltasse para mim.
Então, Jackson Emery apareceu.
Era para ele ser uma distração para minha mente. Uma aventura de verão. Um apoio para meu coração machucado.
Éramos perfeitos um para o outro porque sabíamos que não ia durar. Jackson não acreditava em compromisso, e eu não acreditava mais no amor. Ele era muito novo para mim e eu era muito danificada para ele.
Tudo estava bem, até que uma noite meu coração pulou uma batida.
Eu não esperava que ele me fizesse rir, que me fizesse pensar, que fizesse a minha tristeza de alguma maneira desaparecer.
Quando nosso tempo acabou, meu coração não sabia como ir embora.
Todo dia eu rezei para meu marido me amasse de novo, mas minhas orações começaram a mudar para um homem que não era certo para mim.
Rezei por mais um sorriso, mais um beijo, mais uma risada, mais um toque...
Rezei para que ele se tornasse meu.
Mesmo sabendo que seu coração não estava destinado a amar.




"Li sobre garotos como você nos livros, sabe.
Ah é? E o que esses livros ensinam sobre garotos como eu?
Bem... Ela morde o lábio inferior e com um pequeno suspiro ela sussurra.
Eles me ensinaram a ficar longe. 
Então, porque está tão perto?
Ela coloca a mão no meu peito e olha direto nos meus olhos. Porque nessas histórias, a mocinha nunca, nunca obedecem."
Brittainy C. Cherry mas uma vez me surpreendeu com essa história. Durante a leitura não teve como eu não me conectar em diversas partes do livro e ficar tão hipnotizada que não consegui parar de ler até o término. Nessa linda história vamos conhecer Grace e Jackson.

Grace nasceu em uma cidade pequena, e sendo filha do pastor da cidade ela sempre foi criada para ser um exemplo. Além de sempre ser gentil Grace também  é sempre certinha, ela só saiu da cidade após o seu casamento. No momento Grace está passando por uma fase um tanto quanto complicada, ela está se separando após 17 anos de casamento. Por mais que Grace ainda o ame e torça pra que Flynn mude de ideia, e além da separação ainda acaba descobrindo a traição do seu marido, com isso ela acaba voltando pra cidade pequena e agora tem que reconstruir sua vida.

Jackson é o oposto de Grace, ele é considerado a escoria da cidade, além de ter que conviver com as pessoas falando sempre mal dele. Jackson também precisa ajudar seu pai, que após um difícil término de casamento hoje é alcoólatra e não aceita ajuda de ninguém. Jackson desde que chegou na cidade além de sofrer bullyng, após o que ocorreu com sua mãe ainda teve que ouvir fofocas mesmo sendo criança, só que isso só piorou conforme ele foi crescendo, e ele acabou dando a cidade o que eles tanto queriam, um cara ruim e que não ligava pra ninguém.
"Nos éramos o clássico cliché. Ela era a vizinha e garota boa e eu era o monstro do bairro. Eramos opostos perfeitos para a tempestade perfeita e, ali estava ela. me pedindo para ser seu próximo tornado. Para ser seu grande erro."
Eu sinceramente fui sugada por esse livro ainda no primeiro capítulo. A autora abordou a separação de duas formas diferentes: a da Grace com ela já adulta mostrando o impacto e tudo que ela estava passando, e com Jackson ainda na infância  que sofreu mudanças tanto em sua vida, como acompanhou também as mudanças na vida de seu pai, fazendo Jackson amadurecer até mesmo antes da hora.

Essa história mexeu muito comigo, a forma que a autora descreveu os sentimentos e diversas situações são tão reais, que foi como se eu tivesse dado um replay na minha vida. Por eu já ter passado por algo semelhante quando me separei, eu senti tudo bem cru e real, a autora conseguiu me fazer reviver a minha seperação.
"Gracelyn, por favor. Jackson sussurrou, com sua voz mais tremula do que nunca.  Apenas não vá."
Eu consigo contar nos dedos quem eu gostei naquela cidade. Entendo que cidade pequena tem fofoca, mas ali era muito além da fofoca, as pessoas eram cruéis, elas julgavam  por coisas que nem tinha o que fazer. As pessoas da cidade culpabilizavam a Grace pelo término do casamento, como se a culpa fosse somente dela. Sabe aquela cidade arcaica e machista? Então, era isso.

A mãe de Grace foi uma das pessoas que eu mais detestei durante quase toda a leitura, ela sempre foi a primeira a julgar e culpar a própria filha pelo fim do seu relacionamento. Indiferente de tudo o que o ex marido tenha feito, a mãe sempre arrumava algum motivo para culpar a própria filha. No decorrer da história você descobre algumas coisas, mas eu não sei se conseguiria fazer o que Grace fez no final.



O livro foi todo escrito em primeira pessoa, com os ponto de vista intercalados entre Jackson e Grace, e em alguns momentos a gente viaja para a infância de Jack e entendia um pouco melhor tudo sobre sua personalidade. A capa nem preciso comentar que quando vi foi amor a primeira vista, né? kkkkk. Esse livro é único e no momento não fará parte de nenhuma série, infelizmente aqui no Brasil ainda não falaram nada sobre a publicação dele, mas torço muito pra que isso aconteça.

A escrita da autora é maravilhosa, tanto que quando recebi o arquivo achei que ia passar dias lendo, a leitura foi tão fluída que nem senti o tempo passar durante a leitura. Esse livro tinha tudo pra ser 5 estrelas, mas infelizmente eu achei um furo no enredo, provavelmente muita gente nem vai perceber isso ou nem vai se importar, mas infelizmente eu senti falta dessa explicação e como ando bem chata com minhas leitura, acredito que isso poderia fazer alguma diferença sim.

Os personagens secundários uns você ama, outros você odeia, eu consegui sentir todos os tipos de sentimento com eles. Eu realmente queria ser um pouco como a Grace e perdoar algumas coisas, porque no lugar dela certeza que seria a fofoca da cidade pro resto da vida, e não de um jeito positivo kkkkk.
"Jackson?
Sim
Gosto do jeito que seu coração bate."
O final foi simplesmente lindo, a forma que a autora mostrou que antes de qualquer coisa precisamos nos curar antes de tentar remendar alguém, a história foi perfeita e só me deixou com gostinho de quero mais. Não posso deixar de citar o amor dos personagens principais pelos livros, é tão lindo o amor e entrega deles pela leitura, e muitos dos livros que a autora citou na história com certeza vai fazer parte da minha lista de leitura.

A autora abordou diversos temas importantes e impactantes, mas em nenhum momento a leitura se tornou cansativa. De uma forma poética Brittainy conseguiu mostrar as dificuldades de todos eles. Eu amei a história e sem sombra de dúvidas Disgrace é um livro que quero muito na minha estante e recomendo para todos.






10 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Mesmo mesclando ficção, o livro é o retrato da realidade existencial. Acredito que a autora foi certeira.

    A proposta da autora em explorar eventuais momentos difíceis, sob o ponto de vista de ambos os personagens, dá mais percepção ao leitor e dinamismo.

    Apesar do enredo chamativo, não sei se eu o leria.

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante a abordagem da reação na que a separação traz não só à mulher, mas também ao homem e aos filhos. Todos acabam sendo vítimas de uma situação não esperada dentro de qualquer casamento. Bastante interessante o livro. Vamos anotar para não esquecer de querer. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    Brittainy C. Cherry é uma de minhas autoras favoritas e quero ter a oportunidade de ler o máximo possível de seus livros. A premissa de Disgrace é a mais diferente dos livros da autora e a que mais me chamou atenção. Aqui ela nos apresenta um relacionamento cheio de diferenças e, consequentemente, desafios. Jackson e Grace tem marcas bem difíceis de superar e a forma como a autora propõe essa história é para fazer o leitor sofrer mesmo. Muitos elementos influenciam no desenrolar da história e no relacionamento entre os protagonistas, como a forma que o machismo culpa a mulher pelos erros do marido e como o conservadorismo impede que uma cidade conheça a verdadeira personalidade de alguém. Espero que este livro seja publicado no Brasil, pois fiquei com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Amo histórias que levam você aos extremos, amor e ódio, um tema bem pesado que é a traição, a autora é incrível , não tem como sair livro ruim da escrita dela,espero que seja publicado no brasil que com certeza vai para estante fazer companhia a coleção da autora.

    ResponderExcluir
  5. Brittainy é DIVA!!!
    Sinto que vou amar essa história e esses personagens, essa escrita poética que ela tem me encanta.
    Mas estou torcendo para que publiquem por aqui com outra capa (essas capas com pessoas sensualizando não me atraem e já tem muitas nesse estilo) e se quiserem mudar o título também...
    Mas a sinopse chama atenção de cara. E essa resenha só aumentou a vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amo a autora!!
    Torcendo pra ter esse livro aqui.
    Gosto da maioria dos temas abordados pela Britt, acho perfeita a narrativa dela. Esse parece ser diferente dos outros que já li dela, curiosa pra ver isso.
    você é danada pra achar esses furos que pra muitos passam despercebidos, quando crescer vou ser assim kkkkkk.
    Achei o máximo que ainda vamos poder pegar indicações de livros, muito bom quando os personagens são leitores.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Achei a proposta do livro bem interessante e apesar de eu não gostar muito do gênero esse pequeno trecho que você colocou sobre ela falando que já leu sobre garotos como ele realmente me fez desejar esse livro mais breve possível

    ResponderExcluir
  9. Olá Raquel,

    Gostei da premissa da obra. Realmente divórcio não é algo fácil e quase sempre culpam a mulher. Gostei de conter dois protagonistas opostos, isso com certeza deixa a trama ainda mais interessante. Outra coisa bem legal são os capítulos intercalados. Fiquei curiosa para saber qual a atitude que Grace tomou com relação a mãe. Boa dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Raquel!
    Sou bem fã da autora e ver que nesse livro ela traz assuntos importantes de serem debatidos e ainda toda essa sensualidade, nossa, já quero poder fazer a leitura.
    Deve ser maravilhoso!
    Bom domingo e mês de julho!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir