Resenha: Rio Vermelho - Amy Lloyd

Título: Rio Vermelho
Autora: Amy Lloyd
Faro Editorial
Páginas: 276
Compre: Aqui

Você acredita nele... então porque está com tanto medo? Uma combinação perfeita de A sangue frio e Making a murder! Como confrontar quem você ama quando você não tem certeza se quer saber a verdade? 'Uma história original, madura e absolutamente real sobre obsessão. Amy Lloyd é um novo talento, surpreendente, está destinada a se tornar um grande nome da Literatura. Peter James Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente. A mil milhas de distância na Inglaterra, Samantha está obcecado com o caso de Dennis. Ela troca cartas com ele e é rapidamente conquistada por seu aparente charme e bondade para ela. Logo ela deixou sua velha vida para se casar com ele e fazer campanha para sua libertação. Mas quando a campanha é bem sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir novos detalhes que sugerem que ele pode não ser tão inocente...




“Dennis, não fale assim. Nunca. Eu te amo. Você é tudo o que eu quero. Não me importa que estejamos distantes agora.”
Acabei Rio Vermelho na quarta-feira, já se passaram alguns dias e ainda não sei direito o que falar. Essa história foi tão diferente dos thrillers que estou acostumada a ler, que acabou me pegando de surpresa. Vou tentar ser breve pra evitar spoiler, e peço que se você começou a resenha sem ler a sinopse, permaneça assim, porque infelizmente a sinopse contem spoiler. Agora se você curte um spoiler ele não vai interferir em nada com a leitura.

Pra começar a resenha, gostaria de falar que a autora se baseou nesse livro em uma história real, mas só uma parte da história o restante é ficção, pelo menos até onde sei. Ela se inspirou na história de Damien Echols, que inclusive possui um livro publicado aqui no Brasil com o nome de Vida após a morte. Vou deixar abaixo alguns trechos extraídos da internet sobre o caso Damien Echols.

"Damien Echols teve inclusive um documentário sobre sua história, conhecido como Paradise Lost, Damien foi  foi condenado em 1994 (junto ao melhor amigo, Jason Baldwin, e o colega, Jessie Misskelley) pelo assassinato brutal de três crianças – Christopher Byers, Michael Moore e Stevie Branch –, todas de 8 anos de idade. Em maio de 1993, os corpos dos meninos foram encontrados submersos em um lago lamacento, com as mãos e os pés atados pelos cadarços dos próprios sapatos, em West Memphis, no estado do Arkansas. Byers foi o mais machucado: teve os órgãos genitais mutilados e extraídos.
Sem respostas, a comunidade da cidade, localizada na área conhecida como “Bible Belt” (o cinturão da Bíblia), começou a crer na presença de um culto satânico.
A libertação deles foi concedida após a realização de exames de DNA incapazes de vinculá-los ao crime, que ocorreu quando os três eram adolescentes. Uma audiência judicial marcada para dezembro deve acolher essas provas no processo."


Baseado nessa história Amy escreveu o livro Rio Vermelho, que conta a história de Samantha, uma mulher que após ver um documentários sobre Dennis e seus supostos crimes se encontrou obcecada pelo caso. Com isso uma troca de cartas se inicia entre eles, e aí começa uma luta pela justiça. Samantha se encontra tão obcecada que decide largar toda sua vida pra visitar e acompanhar uma campanha para libertação dele, isso incluí não só investigar os casos, mas também as visitas que ela faz pra ele na prisão.

Dennis foi preso aos 18 anos pelos assassinato de uma jovem em Red River, na Flórida, e agora que ele apareceu em um documentários sobre crimes reais, a luta pela inocência retorna com todo gás. E é nesse clima de suspense e dúvida que a autora fez essa história fantástica.

“É estranho que as pessoas saibam tanto a meu respeito. Acho que elas sabem mais de mim do que eu mesmo.”
O livro foi dividido em três partes, na primeira parte a gente se vê um pouco mais de perto as investigações que estão sendo feitas pra provar sua inocência. Eu em diversos momentos me senti dentro dos programas de investigação da Discovery na segunda e terceira parte, vocês terão que ler pra saber kkkkkk.

A autora criou dois personagens que você não vai cair de amores por eles. Muitas vezes quando senti que estava sentindo uma certa "simpatia" por algum deles, a autora colocava algum detalhe ou uma reviravolta que me irritava, e meus sentimentos que começavam a surgir iam por água abaixo. Diversas vezes eu tentei entender Samantha e sua obsessão, as dúvidas que ela teve em diversos momentos só me fez questionar a sanidade dela, porque era tão óbvio que eu particularmente não teria dúvidas de nada.
É algo que forasteiros nunca entenderão, porque não estavam aqui, não conheciam as famílias como nós e não conheciam Dennis. Não como ele era então, antes de vocês o tornarem o que ele é agora. Antes de ele aprender a se mostrar como presa, e não como o predador.”
O livro por mais que na segunda parte eu já tivesse criado minhas teorias, e no final muitas delas estevam certas, não foi realmente o que me prendeu. Por mais estranho que pareça foi as personalidades dos personagens que de alguma forma me atraia. O suspense que a autora colocou na terceira parte me deixava certa das minhas teorias, mas quando eu achei que nada poderia mudar ela me mostrou que eu mesmo certa precisa enxergar ainda mais longe.
“Finalmente, o corpo de Holly Michaels foi encontrado. Suspeitaram de tios, padastros e homens solitários. Imaginavam um monstro, um psicopata que tinha os ossos das garotas enterrados sob cimento em seu porão, que guardava as pulseiras delas penduradas num prego em seu armário. ”
Dennis é aquele personagem que te conquista no primeiro capítulo e fará com você o mesmo que fez com Sam, te deixará cego. Muitas vezes nessa história você entrará em dúvida se realmente está certo. Mas a partir da segunda parte algumas coisas mudam, e é nesse momento que você enxerga a maestria da escrita da autora que te faz desconfiar de tudo e todos.

A autora criou personagens secundários tão importante na história que por muitas vezes parecia personagem principal, a influência deles é de extrema importância. O livro foi todo escrito em terceira pessoa e sempre pelo ponto de vista de Sam, o que vai fazer você questionar ela diversas vezes.



Acho que nem preciso falar do trabalho gráfico da Editora Faro, sempre impecável. A capa é linda e a diagramação como sempre um espetáculo, sem contar que não encontrei erros durante a leitura, a Faro a cada livro me impressiona ainda mais.

Não sei se essa resenha ficou um tanto confusa, mas tá sendo bem difícil passar pra vocês o que senti e ao mesmo tempo falar da história sem dar spoiler. Rio Vermelho é um livro totalmente diferente dos que já li, com personagens que te fazem repensar em tudo, a história flui e você nem sente a hora passar. Rio Vermelho é uma história que vai te fazer pensar e repensar diversas vezes, e desconfiar até mesmo do seu melhor amigo. Recomendo a leitura para todos os fãs se um bom livro policial.








7 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    É difícil entender a mente da Sam, mas acho que ela encontrou no Dennis, uma forma de ter um vínculo com alguém, desenvolveu um amor platônico, mesmo esse alguém tendo um histórico marcado por muito sangue e com evidências... Tudo isso, talvez por causa da carência.

    Um dos meus livros super desejados! 😍

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel!
    De todas as resenhas que li do livro esta me esclareceu bastante dúvidas sobre o enredo, foi a que mais me convenceu á ler, á ter mais interesse pela leitura, espero conseguir ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa resenha quero ler ainda mais esse livro.Estou muito curiosa para saber a história,agora é partir para a leitura prevendo que minha ansiedade vai a mil. Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Louca pra ler esse livro
    A cada resenha aumenta ainda mais

    Aliás gostei da resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel,
    Não imagina a curiosidade que estou de ler esse livro, já me peguei várias vezes pensando em como essas mulheres se submetem a isso, de visitar, se envolver, viver, com homens que cometeram (ou foram acusados) de assassinato, acho muito esquisito... O enredo do livro é bem montado, acho até meio doido, primeiro porque um homem seria preso sem provas? E segundo, se casar com ele? O a levou a isso? Não é possível que seja só a tristeza!
    Acho impossível um livro desses ser parado, e claro que já quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Com certeza esse livro está super bem cotado para ser o "mais desejado" dos ultimos tempos. Pra quem gista de uma leitura tensa, cheia de suspense e trama enrolada é um prato cheio. Pelos comentarios super positivos a autora mantém o suspense do inicio ao fim, ou seja esse livro promete

    ResponderExcluir
  7. Olá, Raquel!!! Não sou fã de livro policial, tanto a sinopse como a resenha não me chamaram á atenção. Mas confesso que parece ser um livro bastante intenso e misterioso.

    ResponderExcluir