Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta
Páginas: 968
"Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. “Uma releitura monumental das lendas arturianas... Ler As brumas de Avalon é uma experiência profundamente tocante, e muitas vezes fantástica. Um resultado impressionante.” THE NEW YORK TIMES BOOK REVIEW “O enredo elaborado com maestria e a escrita maravilhosa de As brumas de Avalon jogam nova luz a antigos personagens, em especial Morgana das Fadas, Merlim, Lancelote e Gwenhwyfar. Um romance épico, com violência, ambição, lealdades dolorosas e feitiços assombrosos.” PUBLISHERS WEEKLY Edição especial em capa dura, pela primeira vez em volume único no Brasil"
Acho que muita gente aqui já ouviu falar sobre as lendas do Rei Arthur, e a forma que ele tratava seus cavaleiros de igual pra igual, um rei bondoso. Essa lenda se passou na Grã Bretanha, mas nunca tivemos de fato a confirmação de que ela foi real ou não. Baseada nessa lenda a autora Marion Zimmer Bradley, escreveu a série As Brumas de Avalon, porém contado de um contexto diferente, pelas as mulheres que de alguma forma fizeram parte da vida do rei Arthur."Para a maioria dos homens, nosso mundo agora está perdido dentro das brumas do mar do Verão. Mesmo antes que os romanos fosse embora, isso estava começando a acontecer; agora as igrejas cobrem toda a Bretanha, e nosso mundo se afasta cada vez mais."
Nesse primeiro livro vamos conhecer um pouco da história antes de Arthur se tornar Rei e Pedragon reinar na Grã Bretanha. No livro A Senhora da Magia, vamos conhecer Igraine e sua filha Morgana, e a forma que a irmã de Igraine, Viviane que é a Dama do Lago e Senhora de Avalon , "influenciou" nas decisões do nascimento de Arthur."Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria."
Igraine teve um casamento arranjado ainda muito jovem, por volta dos seus 14 anos com Gorlois, e desse casamento nasceu Morgana, futuramente conhecida como Morgana das Fadas, que é uma das mais importantes personagens da série. Junto com Morgana e Igraine mora também a sua outra irmã Morgause, uma jovem totalmente diferente de Igraine e que por muitas vezes mostra o quanto é ambiciosa, podendo causar até atritos entre as irmãs."Já não era Morgana, ela não tinha nome, era sacerdotisa, donzela e mãe..."
Após alguns anos Viviane teve uma visão, e nessa visão mostra a vida de Igraine tendo uma mudança radical, onde ela se apaixona por Uther, gerando no decorrer da história o futuro Rei Arthur. Vou deixar em aberto aqui o que mais acontece, já que eu provavelmente vou abordar isso na próxima resenha, e inclusive dará tempo pra lerem sem spoiler.
Uma coisa que recomendo totalmente é ler essa série com a cabeça aberta, pois ele vai trazer diversas criticas, entre elas a religião e a forma que a religião podia e ainda pode dividir uma sociedade. Então, teremos sim uma visão negativa do cristianismo, e mostrou como ele influenciou outra religiões alegando que qualquer outra seria inferior ao DEUS deles.
O livro ele pode ser considerado antigo, já que ele foi escrito por volta de 1979, porém nem com todo esse tempo o livro deixou de ser impactante, ou teve uma escrita difícil. A escrita é em terceira pessoa, mas totalmente fluída, quando iniciei ele não imaginava o impacto que eu ia sentir."Em meu tempo, fui chamada de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, sábia, rainha. Na verdade, eu me tornei, sim, uma sábia, e pode chegar um tempo em que essas coisas devam ser conhecidas. Mas, sinceramente, acredito que serão os cristãos a contarem a última história. Cada vez mais o mundo das fadas se afasta do mundo sobre qual o Cristo estende seus domínios..."
Essa edição da Editora Planeta, tem os quatro livros da série em um único livro. Com a edição de capa dura e uma linda diagramação, só me deixou ainda mais apaixonada pela história. Por ter os 4 livros juntos optei por fazer as resenhas separadas, pra não tornar a resenha cansativa.
O primeiro livro tem nessa edição 260 páginas, e assim que finalizei não consegui começar o segundo, precisei meio que absorver toda a história. Cada vez que penso nesse livro entendo o por que dele ter sido tão aclamado por tantas gerações. Eu terminei esse livro e me amaldiçoei por diversas vezes por não ter lido ele antes.
As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia é um livro que vai te fazer repensar aquilo que já conhecia, e vai te deixar sempre com um gostinho de quero mais a cada capítulo. Eu só não dei 5 estrelas por ser uma série, e com algumas decepções passadas vou deixar pra dar uma nota geral pra série na última resenha, além da nota do último livro.
Oi, Raquel.
ResponderExcluirVer toda a trajetória sob as perspectivas de mulheres, é algo bem diferenciado e complexo. Ao mesmo tempo em que a autora interpõe no livro questões e até mesmo críticas à religiosidade, o torna assim, um livro bem singular e, possivelmente, conflituoso.
Olá Raquel,
ResponderExcluirNão conheço quase nada sobre a lenda do Rei Arthur, me interessei por ser na visão das mulheres da época e por misturar a realidade com o plano espiritual.
Sem dúvidas bons livros devem ser relançados, e claro, relidos, boas histórias nunca se perdem. Muita linda essa edição!
Beijo
Olá Raquel!
ResponderExcluirEu já conhecia o livro e estou torcendo mto pra que eu consiga ler os livros em breve,a história me prendeu totalmente e a capa me chamou atenção, tá linda.
Bjs!
Olá,Raquel!!! Já ouvi falar muito bem desse livro,mas não despertou meu interesse. Apesar de que, é sempre bom ver em um livro a contribuição feminina na sociedade e o impacto que causam com seus ideais. Eu acho que a autora foi muito corajosa em abordar o tema religião,principalmente o cristianismo-uma religião com maiores seguidores do mundo-e ainda colocar uma visão negativa.
ResponderExcluirEsse é um classico maravilhoso. É uma época cheia de magia que eu adoro. Já li há muito tempo mas acho que preciso ler de novo, com novos olhos para a magia.
ResponderExcluir