Bate Papo Com as Malucas: Dark Romance




Vamos falar sobre o gênero Dark?!
Ultimamente no grupo do Malucas sempre tem alguém com dúvidas sobre o que é Dark, ou até mesmo algumas informações distorcidas sobre o assunto. Pensando nisso, decidi fazer esse post e falar desde a sua origem, até mesmo o que ele representa.




O gênero Dark Romance ou Romance Sombrio (em inglês: Dark Romanticism) é um subgênero literário do romance, refletindo a fascinação popular com o irracional, o demoníaco e o grotesco.

O termo Romantismo Sombrio deriva tanto da natureza pessimista da literatura quanto da influência que deriva do movimento literário romântico anterior. O nascimento do romantismo sombrio, no entanto, foi uma reação de meados do século XIX ao movimento transcendental americano.

O nome “Romantismo Sombrio” foi dado para esta forma pelo teórico literário Mario Praz em seu longo estudo do gênero publicado em 1930, "The Romantic Agony".
Muitos consideram os escritores americanos Edgar Allan Poe , Nathaniel Hawthorne e Herman Melville os principais autores do Dark Romantic.

O Dark Romance é um subgênero mais moderno do Dark Romanticism,  onde aborda temas diferentes do Dark Romanticism, mas tem o mesmo objetivo que é "chocar" o leitor.
O Dark Romance é como uma vertente do Dark Romanticism, já que todo Dark Romance está dentro do Dark Romanticism, mas nem todo Dark Romanticism se enquadra em Dark Romance.

Agora que vocês já sabem como surgiu e é um gênero mais antigo que a gente, vou tentar explicar alguns pontos que tem feito confusão na cabeça de muita gente.

O gênero dark é um gênero que vai te fazer questionar o certo e o errado, pode também abordar temas polêmicos, porém não quer dizer que todos os darks serão assim. Em sua maioria não existe mocinhos, os personagens principais seriam anti-heróis e em alguns casos podem sim ter atitudes que te fazem questionar a moral dele.




O mais importante: ROMANTIZAÇÃO DE ABUSO E RELACIONAMENTO ABUSIVO NÃO É DARK! Muito se julga por causa disso, e essa é a informação mais errônea que existe dentro do gênero. A romantização pode ter em qualquer gênero, pode ter no dark sim, mas como foco principal isso não acontece.

Não existe cena dark!

Um livro dark vai muito além de uma cena, ele tem todo o contexto, e isso inclui a trama e também a escrita do autor. Muitos usam essa desculpa de "cena dark" como desculpa para romantização, mas como disse acima, a ROMANTIZAÇÃO não faz parte do gênero.

Não posso definir um livro dark por causa de uma única cena.

Um livro de comédia romântica se tiver uma cena triste é chamado de drama?
Ou um livro de romance contemporâneo com uma cena de sexo é chamado de erótico?
Se você disse não para ambas perguntas, acho que nem preciso explicar porque não posso colocar uma cena dark dentro de um gênero né?!

Acredito que consegui resumi um pouco sobre o que é o gênero Dark, se tiver alguma dúvida deixa ai nos comentários que vamos tentar responder todos.
E você, já conhecia o gênero? Se sim, conta aí o que você acha sobre ele e aproveita para indicar um livro dark que você amou, ou não.

Até o próximo bate-papo.




https://www.newworldencyclopedia.org/entry/Dark_romanticism
https://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_sombrio

3 comentários:

  1. Oi, Raquel
    Eu adorei o seu esclarecimento, principalmente porque agora surgem muitas dúvidas a respeito de vários gêneros, e foi interessante realmente saber o que é o dark romance. Eu particularmente adoro o gênero e sempre que dá eu leio.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente no Brasil ainda é um gênero discriminado pela falta de informação. Obrigada pelo texto esclarecedor. Que muitas leitoras possam ler e conhecer um pouco mais sobre o Dark.

    ResponderExcluir