Resenha: O Que Resta de Mim - Série Flores #1 - Thays M. de Lima

Título: O Que Resta de Mim - Série Flores #1 - Flor de Lis
Autora: Thays M. de Lima
Publicação Independente
Páginas: 423
Compre aqui


Com a intenção de superar seus traumas, Gabriela deixou São Paulo para  tentar um recomeço no Rio de Janeiro. Seu objetivo era apenas iniciar seus estudos em uma das maiores universidades da cidade e tocar sua vida de alguma forma.
Guilherme é avesso a compromissos, mas nem sempre foi assim. Aos 12 anos ele fora tirado da vida que conhecia deixando para trás uma promessa não cumprida.
Enquanto Gabriela quer ficar longe de encrenca, Guilherme é a definição de encrenca.
Contudo, ele é único que consegue enxergar através de seus olhos. E isso a aterroriza, porque ela pensou ter deixado seu passado para trás, mas na verdade ele estava bem à sua frente.
Quando o amor e um passado repleto de feridas andam juntos resta apenas uma escolha...











"Bem-vindo à minha loucura Guilherme"

Comecei a leitura desse livro pelos burburinhos que vi no Facebook, e claro que quis conferir o porque do sucesso. Vamos lá ver o o que achei do livro.

Nesse livro conhecemos Gabriela, uma garota que sofreu um grande trauma ainda na infância. Ela foi abusada sexualmente pelo pai e infelizmente acabou sendo desprezada pela mãe. Hoje vive do carinho de sua amiga Milena, e de Ninha, a mãe de sua amiga, que a trata como filha. Ainda carregando traumas, decide que precisa ter uma nova vida. O primeiro passo é sair de São Paulo e ir para o Rio de Janeiro cursar  faculdade de Engenharia. É assim que ela vai tentar superar o passado, só que não imaginava conhecer Guilherme, o homem capaz de fazer sua vida virar do avesso.
"Sua voz é fina e nasalada. Acho que a prefiro de boca fechada, de preferência sobre o meu pau"
Guilherme é o famoso bad boy dos livros que somos acostumadas a ler, ele faz da vida dele o que deseja e segue o velho ditado "de pegar sem se apegar". Guilherme é um homem lindo e também um tremendo cafajeste. Ele junto com seus amigos fazem da vida uma festa constante,  utiliza as mulheres somente para seu bel prazer. Só que assim que ele conhece Gabriela as coisas mudam, e ele não sabe como lidar direito com os novos sentimentos que surgem.




O livro tem uma trama que lembra bastante o livro Um Caso Perdido da autora Colleen Hoover, com uma mistura de um bad boy que lembra Travis Maddox do livro Belo Desastre, da autora Jamie McGuire. Sim, é quase uma salada mista kkkkk. O enredo do livro teria tudo pra ser bom, mas infelizmente não me convenceu. Uma história que era pra me deixar totalmente hipnotizada, mas que 'simplesmente me fez revirar os olhos em vários momentos.

A personagem principal não me cativou e em nenhum momento consegui sentir empatia por ela. Sim, entendo e fiquei triste pelos  fatos do seu passado, mas a forma que ela agia era contraditória. Em um momento dizia que não podia sentir nenhum homem encostar nela, em outro ela estava se agarrando com Guilherme, na verdade sendo agarrada, já que o Guilherme é um personagem que não sabe ouvir a palavra NÃO. Faz o que acha  certo sem se preocupar com os outros, além de fazer comentários extremamente machistas e grosseiros, e de ter a Síndrome do Pênis Latejante (inventei essa doença), uma vez que ele não pode ver a Gabriela que já estava sempre com o dito cujo latejando. Aff!

"Eu sou suja, imunda, ele sempre me disse que sou suja, que minha mãe nunca ia me amar. E ele tinha razão, no fundo sempre teve razão."

Os diálogos entre os personagens pareciam de pré adolescente, muitas vezes com conversas imaturas e sem noção. Um dos problema que encontrei logo no inicio do livro foi a cronologia. No prólogo é citado o livro da "Thalita Rebouças, Tudo Por Um Feriado" que foi publicado em 17 de novembro de 2011 e com o passar dos anos, a personagem deveria ter 15 anos ou a história teria de ser contada no ano de 2020 e não em 2017 como faz parecer.

Outro problema que encontrei nesse livro foi a falta de um copidesque (aquele que revê, corrige, aperfeiçoa, quanto ao conteúdo e à forma, textos literários...) e um Revisor (é o profissional encarregado de revisar material escrito com o intuito de conferir-lhe correção, clareza, concisão e harmonia, agregando valor ao texto, bem como o tornando inteligível ao destinatário, o leitor.), já que tinha erros ortográficos e também repetições de palavras e frases, além de frases sem concordância, tornando assim a história cansativa.



A escrita da autora é fácil e foi por esse motivo que terminei a leitura, mesmo com todos esses detalhes. Tudo que foi falado nessa resenha em nenhum momento é denegrindo a autora, pelo contrário, é o primeiro livro dela e acredito que as falhas que tiveram nesse podem ser corrigidas para um próximo livro. Espero que ela use o que foi dito aqui  para  seu crescimento como escritora e não como o desmerecimento dela.

O livro foi escrito todo em primeira pessoa e é contado por sua maioria por Gabriela com alguns capítulos de Guilherme, além de contar bastante com a participação dos personagens secundários nos capítulos. A capa do livro é uma graça e está em total sintonia com a história, o livro no momento se encontra somente a venda em E-book pela Amazon e tem o link lá no comecinho da resenha para compra.

O livro terá continuação, já que ele termina de um forma inesperada e que só me fez criar mais perguntas. Acredito sim que eu leia o livro dois, principalmente para acompanhar seu crescimento e vê se a autora conseguirá se superar no segundo livro.









17 comentários:

  1. Oi Raquel, tudo bem?
    Apesar desses detalhes que poderia estragar a história, mas não o fizeram, fiquei interessada no livro. Vou adicionar a minha lista de leitura.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Adorei que escreveu com sinceridade.
    E te entendo, pelo que descreveu o livro é realmente bem incoerente, e não condiz coma idade dos personagens, isso é bem questionável.
    Achei a premissa clichê, e parando para pensar parece mesmo com o livro da Colleen, adorei a síndrome que criou, rir muito quando li, mas esse simplesmente não é para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana, estou muito ansiosa para ler essa história, não só por ser um romance,mas por trazer um tema que infelizmente é tão real.Gostei de saber que os personagens tem seus traumas a serem superados.Fiquei contente de saber que a personagem Gabriela encontra na família dá sua amiga Milena o apoio e amor para recomeçar.Quanto aos problemas estruturais encontrados acredito que a autora se aperfeiçoará e com certeza também lerei os próximos e conhecerei bem de perto a história de Guilherme e Gabriela e também de outros personagens que estão por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,desculpa acabei digitando o nome dá Ana,não alterei porque a internet está em manutenção e fiquei receosa de cair a rede.😘❤

      Excluir
  4. Oi Raquel
    Acima de tudo um bom resenhista tem que ser honesto. Críticas construtivas são sim bem vinda não é mesmo? Até porque o livro não foi bem para você mas pode ter ido bem para outra pessoa.
    Confesso que não me chamou a atenção o enredo da história e não gosto quando tem muitas piadas machistas no meio.
    ps eu ri com a doença que você inventou kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Raquel!
    Tão triste ver que um tema até polêmico como o abuso sexual, foi tão desperdiçado em um romance sem ordem cronológica correta, com uma protagonista cheia de contradições e um protagonista totalmente machista...
    Uma pena!
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel!!
    Já tinha lido outra resenha sobre esse livro e apontava as mesmos pontos negativos!! Gostei da sua resenha e da sua sinceridade!! E um livro com um tema polêmico o abuso sexual. Gostei muito da capa que simplesmente linda demais!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada a respeito mas já me interessei pouco, mas traz um tema bem polêmico, mas é uma leitura que não me agrada, gostei da sua sinceridade.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de livros que possui adultos e tem dialogos parecido de um adolescente. Fiquei bem triste também em saber que tem erros, repetições e o que fez a historia ficar cansativa. Realmente esta esperando mais da obra; Enfim, mesmo assim.. acho historia bastante interessante, me arriscaria em tentar ler

    ResponderExcluir
  9. Acho que já devo ter comentado aqui no blog que no momento livros que tem homens estilo padrão da sociedade não tem me dado o minimo de vontade de ler. Eu não sei porque, antes não me importava, mas de uns dias para cá veio isso, não sei se é porque só ando vendo isso no facebook, mas enjoei. A história tem que ser fenomenal para sentir vontade de ler, e nesse caso não senti isso. Pode ser que daqui uns meses ou até menos eu volte a sentir vontade, mas no momento não tenho não.

    ResponderExcluir
  10. De verdade tb cansei dos livros com temática desperdiçada, tem tanta coisa é formas novas de se abordar, este vou deixar fora da lista de férias.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, a começar por suas críticas construtivas, é muito bom quando o resenhista aponta pontos a seres melhorados, o que em muito ajuda o autor, parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel,
    Como você sabe e nós já conversamos sobre né? Concordo e endosso o teu ponto de vista, não gostei da leitura, achei que os pontos positivos não chegaram nem perto de fazer valer a pena passar por cima dos pontos negativos. Você é boazinha e ainda quer ler a sequência, eu quero passar longe e depois das atitudes medíocres da autora de não saber lidar com as críticas negativas, mais ainda.
    A Resenha está maravilhosa, super sincera e realista é isso ai honestidade sempre!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  13. Rid alto aqui...vários homens tem essa síndrome 😂😂😂😂

    Bom quanto a resenha adorei, no início estava achando parecido com o meu por causa do abuso e rejeição da mãe, mas acho que é apenas ai a coincidência...confesso que já fiz resenhas e tenho dificuldades em criticar o livro pois o autor sempre acha o Machado de Assis e que a história é perfeito e eu sou um grosseira que não entende nada. Mas é bom ver que aqui vocês realmente falam o que sente. Adorei e parabéns pela resenha! Tem minha admiração, fez tudo com muita classe, elegância, e humor!

    ResponderExcluir
  14. Morri com a síndrome, rs
    Gostei da resenha, não vou ler pois li muitas críticas negativas e acho mais que bom todas essas avaliações honestas para a autora. Com certeza a ajudarão em seus póximos trabalhos.

    ResponderExcluir