Resenha: Infância Interrompida - Cathy Glass

Título: Infância Interrompida
Autora: Cathy Glass
Editora: Fundamento
Páginas: 288
Compre aqui

Jodie tem apenas 8 anos. Colocada para adoção, violenta e extremamente agressiva, passou por cinco famílias em quatro meses. A última esperança antes que a menina seja levada para uma instituição é Cathy, que vai recebê-la em sua casa. No início as coisas vão mal, muito mal mesmo. Mas, apesar das imensas dificuldades para lidar com Jodie, Cathy não desiste e usa todo o seu amor, paciência e experiência para ajudá-la. E, quanto mais a pequena confia em Cathy, mais esta descobre fatos medonhos sobre o triste passado da criança. Os pais – que deveriam ter cuidado com muito amor de Jodie – são as mesmas pessoas que interromperam sua infância, que acabaram com sua vida. O futuro de Jodie é nebuloso, mas Cathy irá ficar ao lado dela. Até quando puder.










"...nenhuma criança é simples. Elas são sempre singulares e seus problemas são distintamente os problemas de cada uma elas."

Hoje não vou falar de romance, nem de livro de contos de fadas. Vou falar de um livro que vai trazer uma realidade triste, às vezes até desesperadora, mas uma realidade que é mais comum do que somos capazes de imaginar. Hoje vamos falar sobre o abuso infantil. Eu sinceramente estou fazendo essa resenha com raiva no coração, porque a realidade é tão dura que quando fazemos esse tipo de leitura é como se tirasse uma venda de nossos olhos. Não sei expressar meus sentimentos por esse livro, porque ao mesmo tempo que sei que isso é tão real gostaria de que o mundo fosse um conto de fadas pra ninguém sequer imaginar o que é sentir essa dor. Vou parar de me prolongar por aqui e vou falar sobre a história. Nesse livro vamos conhecer a história de Cathy e Jody.

"As crianças acolhidas não chegam a sua casa de olhos arregalados e sorrindo. Elas tendem a estar retraídas por causa do que lhes aconteceu e, muitas vezes, serão distantes, furiosas e difíceis de alcançar, o que não é de se surpreender muito."
Cathy uma mulher divorciada , mãe de 3 filhos adolescentes e que já havia acolhido mais de 50 crianças em 20 anos e quando informaram pra ela sobre Jodie, imaginou que seria mais uma criança que precisaria de cuidados e atenção, mas ela não poderia prever que Jodie tinha problemas que afetaram toda sua vida.
"A história dela ensinara que a companhia dos outros poderia trazer a dor ou a rejeição, e essa lição a isolara do mundo."
Jodie uma criança de 8 anos que passou muito mais do que qualquer criança pode ser capaz de aguentar, ela foi retirada da casa dos pais após colocar fogo em seu cachorro, e antes de conhecer Cathy ela passa por outras cinco famílias acolhedoras. Jodie é uma criança com ataques violentos de raiva e como forma de chamar atenção era capaz de se cortar ou esfregar fezes nela mesma (medonho né?). Só que quando Cathy conhece a realidade dessa menina descobre que isso não é nada perto do que ela realmente já passou.



Quando comecei a ler esse livro pela sinopse já tinha imaginado o que iria vir pela frente, mas por mais preparada que eu estivesse ainda não foi suficiente. Eu me vi consumida pela raiva, não só do que a Jodie passou, mas também da justiça naquele país. Jodie esteve desde o nascimento em um registro de risco, o que significava que o Serviço Social deveria fazer um monitoramento frequente, mas esperaram o pior acontecer para poder fazer algo.

Jodie infelizmente passou por todos tipos de abusos pelos pais, físicos e psicológicos, abusos esses que alteraram toda a vida dela. Esse livro mostra como a sociedade é totalmente alheia a muitas coisas ou vêem e fingem que não vê.
"Jodie queria arrebentar o mundo inteiro porque estava muito ferida, e quem quer que estivesse em seu caminho teria de aguentar a violência de sua dor. "
Jodie acabou passando por coisas que nem mesmo muitos adultos seriam capazes de suportar, e com isso ela se tornou uma criança que não sabia o que era amor, uma criança sem sentimentos, que a única coisa que sabia fazer era transmitir sua raiva. Porém, conforme vamos conhecendo ela e toda a história dela, não existe forma de não sentir compaixão e profunda tristeza. É como se toda a raiva que ela transmitia pra outras pessoas ainda seja compreensível, quando você sabe tudo o que ela passou.
"Eu tinha esperanças de que houvesse tempo para tratar daquela personalidade quebrada, e ansiava por juntar os pedaços dela, para que ela pudesse ter outra chance na infância que lhe fora arrancada tão cruelmente."
Hoje no Brasil denúncias de violência sexual contra crianças chegam a quase 50 por dia! Isso são só as violências registradas, mas ainda existem outras que NÃO são feitas e ninguém denuncia, assim como nesse livro.

Esse livro é contado pelo ponto de vista de Cathy, que por mais que torne a leitura mais fácil abrange outros pontos, por exemplo como é vergonhosa a justiça, não só na Inglaterra (que é onde se passa a história), mas também em qualquer lugar.

Eu sinceramente ainda não sei o que sentir por essa história. É uma mistura de raiva e tristeza, é como se nada fosse certo de verdade. Por mais triste que o  livro seja, ainda é um tapa na cara de quem lê, por mostrar que a vida é muito pior do que a gente imagina.








14 comentários:

  1. Raquel parabéns pela resenha!Vou ser covarde, não vou ler esse livro, sua resenha já me deixou com coração apertado. Não sou ignorante, infelizmente sei que existe pessoas cruéis, mas como mãe queria acreditar num mundo melhor pros meus filhos e pras outras crianças, não tenho estrutura pra esse livro rsrs

    ResponderExcluir
  2. Raquel amiga, sempre fico com o coração apertado quando leio comentários sobre esse livro e, essa resenha não me deixou menos agoniada.
    Parabéns pela escrita maravilhosa, coragem e inspiração em meio a tanta dor e pesar. Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Raquel!
    Apesar de ser um livro de ficção, poderia muito bem ser um livro que fala da realidade tão sofrida de tantas crianças que sofrem abusos físicos e psicológicos aqui no Brasil e no resto do mundo.
    O que achei muito interessante foi saber que não apenas aqui, mas na Inglaterra, considerada um dos países mais 'certinhos' do mundo, a justiça também é cega em relação as crianças e os abusos que sofrem.
    Quero muito poder ler.
    Semaninha cheia de felicidade!!!
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,
    Nunca li nada nesta temática, mas acho de suma importância para abrir nossos olhos para uma situação muito corriqueira e que acontece tão perto da gente. Deve ser realmente perturbador ler sobre abuso infantil mas como você falou é aquele "tapa na cara" que precisamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem?
    Realmente é um livro pesado e acredito que nem todos vão ler por medo do que poderão encontrar. Apesar de triste, esses livros são de suma importância. Como você mesma disse, parece que eles nos apresentam a uma realidade que as vezes julgamos conhecer. O abuso infantil é algo triste e que infelizmente acometem inúmeras crianças.
    Fiquei interessada pelo livro e acredito que embora tenso, seja uma leitura proveitosa.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Raquel,a história narrada nesse livro , infelizmente é a história real de inúmeras pessoas espalhadas nos quatro cantos dessa terra.Pessoas essas que sobrevivem com essas marcas no profundo de suas almas.Isso realmente nos transmite um misto de sentimentos que pesam demasiadamente dentro de nós.Mas,mesmo assim vou dar uma chance a história dá Cathy e da Jodie e acompanhar cada momento dessa escalada.😘

    ResponderExcluir
  7. Historia realmente triste e real, não sei se conseguiria ler historias assim mas o fato é que isso acontece com tantas crianças que não podemo fingir que não estamos vendo ou sabendo, e acho que a historia tenta passar essa mensagem.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raquel!!
    Que livro com história mais triste e comovente!! Sinceramente não teria coragem de ler uma história assim!! Fiquei bem triste quando li a sua resenha e vi o quando essa criança sofreu!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. OI Raquel.
    É triste ver um relato assim e saber que essa é uma situação que acontece diariamente como você mesma citou, e sabe o que doí mais? saber que muitas outras crianças passam pela mesma situação diariamente, isso parte o meu coração.
    Não teria coragem de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Aí Raquel você é incrível, quanta coragem de resenhar sobre um livro tão complexo. Confesso que me partiu o coração só de ler a resenha, imagine o livro. Porém todos nós precisamos as vezes levar esses choques. Obrigada pela sensibilidade e honestidade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha e não deixa de ser um alerta para todos. Acho que grande parte das pessoas que fazem algo muito mal, como a protagonista, não são compreendidos, ainda não foram ajudados a superar seus traumas e dores. Fiquei chocada com essa história.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel,
    Este é um tema pesado e por mais que doa ler um livro assim é o tipo de leitura que precisa ser feita, para nos conscientizarmos de que há mais maldade no mundo do que vemos, de que há inocentes sofrendo abusos e a justiça não é nada justa nestes casos. Cathy vai ser tudo que Jodie precisou desde que nasceu, a proteção que um pai e uma mãe deveriam representar, mas a garotinha esta tão corrompida pela maldade sofrida que ela não sabe como reagir ao afeto e amor recebido. Só de ler a sinopse já fiquei emocionada e mesmo sabendo que será uma leitura difícil, pretendo, sim, adquirir um exemplar e fazer esta leitura.

    ResponderExcluir
  13. Sinto que aquele livro que vai fazer eu chorar.
    Acho necessário alguns livro trazer tema polemico e pesados, pois é nossa realidade, infelizmente. Então, sem duvidas é livro que tive curiosidade de ler, apesar de ser bem triste ver uma garota tão inocente passa por tudo aquilo. Esse tipo de livro acaba trazendo uma reflexão de até que ponto um ser humano é capaz. O quanto de ruim um ser humano consegue ser. Quero ler esse livro, pois existe varias Cathy no mundo, e não podemos fecha os olhos para isso

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro tem um tema bem forte!
    Quando vi a capa não dei nada para ele, mas lendo sua resenha me bateu uma curiosidade para ler a respeito dele. Fiquei bastante curiosa de verdade, saber mais sobre a garotinha, saber como ela foi acolhida e o que à fez mudar! Espero pode ler em breve, já anotei nos meus desejados.

    ResponderExcluir