Resenha: Uma Chance Para Recomeçar

Título: Uma Chance Para Recomeçar
Autora: Diana Scarpine
Editora: Pandorga
Páginas: 432


Carina é uma workaholic rica e bem-sucedida cuja vida se resume ao trabalho. Afogada em estresse, ela não se importa com a solidão que habita seu coração, pois o amor nunca foi uma das suas prioridades, até que algo inusitado acontece. Repentinamente, ela se vê privada do trabalho e deseja aplacar a solidão que a consome, principalmente quando conhece Aurélio, que a trata de uma forma diferente da qual ela está acostumada. Consumido pela tragédia que vitimou sua família e deixou-lhe sequelas físicas e emocionais, Aurélio não quer nada além de se afundar cada vez mais na dor e na culpa que sente. Suas certezas começam a ficar abaladas à medida que Carina se aproxima cada vez mais dele. Quantos obstáculos precisam ser vencidos para recomeçar? O amor é capaz de vencer as amarras do passado e o preconceito?







Hoje é dia de nacional e vou falar o que achei do livro Uma Chance Para Recomeçar, da autora Diana Scarpine, publicado pela Editora Pandorga. Gostaria primeiramente de agradecer a autora por enviar o livro para resenha aqui no blog. Só pela sinopse deu pra reparar que é um livro tenso e cheio de dramas. Vamos lá ver o que achei dessa obra.

"Desde o terrível acidente que mudou drasticamente a minha existência, eu sempre passava os anos como um mero expectador da vida, alguém que não fazia parte dela a muito tempo."

Uma Chance Para Recomeçar conta a história de Carina e Aurélio. O livro começa com Carina tirando uns dias de férias querendo relaxar do seu exaustivo trabalho. No hotel ela percebe que tem alguma coisa diferente no seu rosto e quando vai ao médico descobre que está com paralisia facial temporária devido ao seu estresse no trabalho. Para tratar a paralisia facial ela vai fazer fisioterapia e lá recebe uma dica de um massagista para relaxar. O seu massagista é Aurélio, um cara amargurado, que tem um auto preconceito por ser cego e por ter cicatrizes. Eles vão tentar ser amigos e mais que isso, mas será que Aurélio vai conseguir deixar o seu passado e seguir em frente? Um romance que teve seu altos e baixos e vou tentar explicar o porque aqui pra vocês.


Carina é mocinha rica, tem um bom trabalho, mas só vive pra ele.Ela é uma mocinha independente e que corre atrás do quer. Mesmo tendo sua autoestima baixa ela não abaixa a cabeça e vai à  luta no que acredita. Ela não se acha bonita e não tem vaidade alguma, por causa disso sua experiência com os homens é zero. Carina foi aquela mocinha que correu atrás do boy, mas sempre ele dando fora nela. Carina é persistente com Aurélio, mas Aurélio primeiro tem que deixar seu passado para trás.

Aurélio além de ser cego, ele tem queimaduras por todo seu corpo. Por causa do acidente ele tem toda sua vida mudada e tendo que se adaptar ao um mundo novo. Aurélio quando descobre que está sentindo algo por Carina vai tentar a todo custo lutar contra isso, e é aí  que ele começa a dar umas patadas em Carina que se fosse comigo botava pra pastar. Entendo que Aurélio passou pelo pão que o diabo amassou, mas isso não dá o direito de destratar uma amiga. Carine pisava em ovos quando estava com ele, aí vinha uma série de pedidos de desculpas que não aguentava mais ler.

"Meu coração clamava por ela, dizendo que era preferível ser rejeitado do que ter me negado a recomeçar. mas eu não tinha certeza disso."

Falando em desculpas, essa palavra foi uma das mais citada no livro, seguidas de CONTUDO, OBRIGADA E DISPONHA. Foi tantas desculpas que fiquei pensando aqui: nossa que pessoal educado! Mas deixando as brincadeiras de lado, a repetição dessas palavras tornou a leitura um tanto cansativa, já esperava por elas quando o casal brigava. Um livro de 466 páginas, então é impossível não notar esses detalhes.


Outra coisa que raparei é que os dois viviam muito no mundo lua, quando um perguntava uma coisa outro já dizia: O QUE? Outro ponto que vale a pena ser citado é que no livro tinha muita enfase em algumas palavras e toda hora isso era falado também no livro. Foram essas pequenas coisas que me incomodaram bastante durante a leitura.

"Pode ser estranho, mas mesmo sabendo que seu rosto fora desfigurado, eu desejava muito conhecê-lo. Não era só curiosidade. Eu o amava independente de sua aparência, porque eu amava quem ele era e não o que se parecia."

 O passado de Aurélio no começo é um mistério, mas logo é revelado pela autora. Por causa desse passado pude perdoar mais as atitudes de Aurélio, mas não concordar. Aurélio foi um personagem que ficou tanto nos meus pensamentos que juro que até sonhei com ele, hehe. Acho que por ser um mocinho fora do padrão mexeu com meu imaginário.

O que me fez dar uma chance a essa leitura foi essa capa linda da Editora Pandorga, a cada capítulo tem umas flores no começo que dá todo um charme ao livro. O livro é contado por Carina e Aurélio e é sempre sinalizado quando um ou outro conta seu lado da história. A historia se passa em Jequié na Bahia. Gostei da autora criar sua história na cidade que ela conhece bem. Na história também é citada algumas músicas brasileiras, para quem gosta de ouvir lendo vai amar as dicas.

" A verdade é que, nos últimos anos, não consegui ver ou pensar em outra coisa que não fosse minha própria dor, a minha própria tragédia, e isso me cegou muito mais que a minha cegueira física."

Uma Chance Para Recomeçar é aquele livro que você vai querer ler aos poucos,  vai ler um pouquinho por dia e ir se acostumando com esse casal tão cheio de desencontros. Essa história de amor é linda e emocionante, mas merece uma melhor revisão para ficar perfeita. Leia você também e tire suas próprias conclusões. Um livro que me ensinou que a beleza não é tudo que o conta, mas sim o que você sente por dentro.





16 comentários:

  1. Olá Ana, uma história de romance entre duas pessoas com muitos complexos. Fiquei imaginando como a autora sustento a trama com tantos altos e baixos. Eu ficaria incomodada tbm com excesso de cordialidade no texto, não por ser ruim, mas por que fica forçada demais, deixa de ser espontâneo, no entanto vou anotar a dica para ler depois. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dessa história, principalmente por conta do Aurelio passar a se aceitar mais conforme se aproximava da Carina. Geralmente é ao contrário, não há aceitação por conta de outras pessoas, preconceitos e afins. E é ótimo mostrar que existe pessoas como Carina que aceita-o mesmo ele sendo fora dos padrões exigidos pela sociedade. Já anotei na minha lista de compras

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Achei que o livro seria mais bem desenvolvido e que realmente eles aproveitassem a oportunidade de curtir esse amor todo.
    Pena que Aurélio fique tão fissurado em seu passado e não curta a nova oportunidade que a vida está lhe proporcionando...
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Ana,me interessei bastante por esse livro,os protagonistas me chamaram atenção,o fato dele ser cego é ter que superar alguns traumas devido ao acidente que o deixou assim,além de muitas marcas pelo corpo.Apesar das repetições de algumas palavras,quero dar uma chance ao livro,pois gosto de livros com carga emocional grande,já li outro livro da autora chamado Entrelace e gostei bastante.Também foi ambientado na mesma cidade desse, Jequié,na Bahia onde a autora mora.Ansiosa para conferir mais esse.😘💖

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ana!!

    Mulher, apesar das repetições, eu achei bem bonita a trama! Eu estou com ele aqui na fila também, mas criei mais expectativas com sua resenha! De verdade! Ficou muito boa!
    Ah, eu adoro mocinhos fora do padrão!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela resenha, Ana!
    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  7. não conhecia o livro e nem a autora e adorei o fato de ter várias características locais. histórias muito intensas nao me cativam tanto... mas achei interessante essa! estou curiosa pra saber mais sobre o aurélio.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, na resenha da pra perceber que é um livro carregado de drama apesar que adoro livros de dramas ( adoro sofrer) esse não é um livro que despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Que resenha linda, parabéns!
    O livro já está na minha listinha, qro mto ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esse excesso de desculpas é meio chatinho ao longo do livro rsrs
    Gostei do personagem ser cego e quero saber como o romance acontece, mas ainda estou com o pé atrás

    ResponderExcluir
  11. Carina representa muita mulher pelo mundo a fora, que só liga para trabalho em romance beeeem longe. Mas acho que ninguém fica bem em situação como essa, e chegada de Aurélio vai ótimo pra ela, já que ambos tem problemas. E podem ajudam resolver juntos com amor. ADOREI a resenha, pois tem uma lição no final da historia

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto esse livro sendo divulgado mas não tinha visto a sinopse e agora lendo a resenha eu posso dizer que temos um livro que faz a gente pensar muito na vida, afinal temos uma menina rica que tem tudo mas não é feliz e um cara que sofreu tanto e não vê mais o lado bom das vida, compreensível né mano. Eu não sei o pensar desse livro acho que só lendo pra poder explicar como achei o enredo bom, embora tenha sido meio cansativo pra você. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto divulgações do livro mas não tinha parado pra ler a sinopse. Eu tenho que dizer que me interessei pela sinopse apesar do fato de o livro ser uma leitura meio arrastada mas creio que com um enredo desses seja meio difícil ter uma leitura rápida e fluída. Bem eu pretendo ler o livro se tiver a oportunidade e obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro nem a autora. Gostei da sinopse da obra, ainda mais por apresentar um protagonista cego, fiquei curiosa também sobre o que aconteceu para ele ficasse com essa deficiência. Uma pena que o relacionamento dos protagonistas não seja tão lindo, também não aguentaria ser destratada. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana!!
    Gostei muito da indicação da leitura desse livro nacional!! Mas se algum me trata-se mal eu mandava o infeliz pastar na hora!!kkk
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa desse livro muito lindaaa <3 Pelo que li na resenha Uma Chance para Começar, parece ser um livro que se arrastaaa na leitura por ser um pouco repetitivo, mas penso em dar uma chance para essa leitura, pela capa linda e meu encantamento pela premissa (gosto de leituras onde um dos personagens tem alguma deficiência e luta para supera-la)

    ResponderExcluir