Resenha: As Cordas Mágicas

Título: As Cordas Mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 352


Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.
Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.
Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.
No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.
No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.





Oie gente! Hoje vim falar desse lançamento da Editora Arqueiro. Comecei o livro totalmente no escuro, somente encantada por essa capa. Sem ler a sinopse e confiando totalmente por ser um livro da Editora Arqueiro eu comecei a leitura. Eu sei que sou louca, faço isso direto, ler livro sem saber nada sobre. Vamos lá ver se eu quebrei cara nessa minha loucura ou se acertei em cheio.
"Todos os humanos são musicais.
Por que outro motivo o Senhor daria a vocês um coração pulsante."

As Cordas Mágicas conta a história de Frankie Presto até sua morte. O livro já começa no funeral nele e quem está narrando não é nada mais nada menos do que a Música :o. Logo de cara pensei: mas que livro louco! Uma música contando a história, mas não posso negar que foi lindo nas partes que a música aparecia para dar seu lado da história, era em cada capítulo uma reflexão diferente. Você lendo essa resenha pode achar o livro meio estranho, como foi no começo pra mim, mas te garanto que você vai se encantar pela narrativa da Música por assim dizer rsrs.

Frankie tem uma uma infância cheia de tragédias, então se prepare que em alguns momentos você pode ficar com os olhos marejados. Cheguei a pensar que toda desgraça pra quele menino era pouca e quis entrar no livro só pra cuidar de Frankie. Até a página 100 fiquei vidrada na leitura, querendo saber como Frankie ia sair dessa e confesso que no final da primeira parte fiquei de queixo caído.

O livro é dividido em 5 partes da vida de Frankie Presto, vai de sua infância até os dias de hoje, Para contar um pouco da sua história além da música aparece os amigos que foram passando por sua vida cheia de altos e baixos. São muitas pessoas que passam na vida de Frankie, mas em nenhum momento fiquei perdida na história por ter muitos personagens, ao contrário, me senti ainda mais conectada com esse personagem Frankie Presto.

"Talento é um pedaço da sombra de Deus. E, debaixo dessa sombra, as histórias humanas entrecruzam-se."

Não só de tristezas é sobre esse livro, mas também de amizades, de amor e principalmente como a música faz parte de cada ser humano. A cada página queria marcar um quote, tanto que foram mais de 20 quotes marcados. Coloquei alguns aqui lindos, mas garanto que no livro tem muito mais.



Não posso negar que a primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, foi amor a primeira vista. Como eu já disse o livro é dividido em 5 partes recheadas de música e emoção. Um livro que sempre vou lembrar com carinho e com o coração bem apertadinho. No começo pensei que era um livro louco e deixei pra ler ele depois das festas, mas depois que peguei ele não quis mais largar. Uma leitura fascinante que quando você terminar vai querer conversar com alguém sobre esse livro.

"Riqueza nunca definiu a música. O que é tocado de coração pode ser tocado em qualquer lugar.
 Em qualquer coisa."

Ia me esquecendo dos personagens secundários que foram de suma importância no livro. Muitas pessoas passam na vida de Frankie, mas teve algumas que marcaram. Como o seu professor de música Maestro, seu pai Baffa, Aurora e o cachorro pelado. Guarde esses nomes, porque é com eles que vocês vão se emocionar.


Tirei uma estrela do livro por algumas vezes achar a leitura parada, mas nunca cansativa ao ponto de querer largar o livro. O grande  mistério do livro é como Frankie Presto morreu, que claro só é revelado no final. Nenhuma vez o autor me decepcionou durante a leitura, leiam sem medo. A única coisa que pode acontecer é de você ficar com o coração ferido de vez em quando rsrs.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para a sua vida. Sou a Música. Marco o tempo."

Comecei o ano com pé direito com o livro As Cordas Mágicas e não poderia de deixar de indicar aqui. Um livro mágico, recheado de músicas e de frases de tirar o fôlego. Com essa leitura aprendi que fama e sucesso não é tudo, que as amizades que deixamos pelo caminho são as mais valiosas e que a música está dentro de nós, mesmo que a gente não perceba. Livro lindo, extremamente cativante com certeza uma das minhas melhores leituras.




13 comentários:

  1. Olá Ana Carolina!!
    Os livros da Editora arqueiro sempre nos fazendo surpresas, achei encantador a resenha, um livro que pode trazer surpresas uma atras da outra sem saber o que vai acontecer pela frente,acho que o livro pode mostrar vários casos comuns e como você disse fama e sucesso não é tudo, vamos ver se consigo ler sem chorar.
    Obrigada pela resenha até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, achei essa capa encantadora, mas fiquei na dúvida com essa história, música que narra, protagonista morto e uma vida de sofrimento que resulta em morte?! fiquei na dúvida rs. Mas os quotes que vc inseriu são realmente bons e as vezes fugir da zona de conforto pode render boas leituras, vou considerar direitinho sobre ele ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente essa capa é maravilhosa, sobre a narração da musica fiquei bem surpresa e me lembrou muito A menina que roubava livros com a narração da morte *-*

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    apesar de a história de vida do Frankie Presto ter sido bem triste, assim como sua morte, o livro por ter um significado para vida dele através da música, mesmo que em alguns momentos a leitura se arraste, deve ser um bom livro.
    “Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.” (El Morya)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, eu nunca começo nada sem ler a sinopse. Nem livro, nem filme. Você é bem corajosa kkkkk mas concordo com você quando fala da editora arqueiro, que é a mais incrivel pra mim!
    Quanto ao livro nunca li, mas realmente achei uma loucura isso da música contar a história..por isso que chama tanto a atencao, porque fico imaginando como ele é e não consigo pensar em nada.
    Que bom que você gostou, eu iniciei também meu ano com uma leitura maravilhosa. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Também amei a capa. Com a sinopse já desanimei mas lendo a resenho fiquei desejando o livro. Sou uma apaixonada por música. Totalmente. Agora quero saber a vida do Frankie kkk a leitura parada pode me incomodar um pouco.... Mas os quotes acho que vão compensar rs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha lido uma resenha desse livro, gostei bastante, capa linda, enredo mto bom, gosto qdo envolvem músicas na historia, anotado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros com reflexões lindas e emocionantes! Esse, apesar de ser diferente como você disse, parece encantador do começo ao fim. Nunca vi um livro contado por uma música mas deve valer a pena a experiência de ler =)

    ResponderExcluir
  9. Apesar desse livro parecer ser bem interessante, não chama muito minha atenção. :/

    ResponderExcluir
  10. Ola...eu também faço isso de vez em sempre, de querer compra livro só pela capa e não sabe da historia mas sempre no final me encanta...agora amei a capa do livro, realmente e lindo...e a historia em si também, achei super interessante, quero pode encontrar para ler também mesmo que não goste muito de historia triste mas vale a pena ler!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Achei a historia interessante(apesar de não gostar muito de historias passadas em guerras) mas não me prendeu a resenha como outras desse blog me prenderam.

    ResponderExcluir
  12. Eu li ainda não li esse e nem sei se vou ler! Não gostei da sinopse. Mas a sua resenha ficou uma gracinha e fiquei um pouco curiosa com o enredo. Talvez eu dê uma chance para esta ele... rsrsr

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Realmente a capa do livro logo nos chama atenção, achei bem interessante lemos um livro no qual já sabemos o final do personagem, e gostei de saber que não temos uma historia triste, fique bem curiosa para poder acompanhar a narração da musica e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir