Resenha : Teoria do Amor - Halice FRS

Título: Teoria do Amor 
Autora: Halice FRS
Editora: LER Editorial  
Páginas: 367



Alex de Medeiros, cético quanto ao amor, não entende como uma pessoa se torna dependente de outra, afetivamente. Aos 39 anos é um solteiro convicto, ermitão por necessidade ocasional, vive numa casa afastada da civilização, onde não há eletricidade, água encanada, meios de comunicação nem veículos.

Maya Barreto, leitora aficionada, é uma romântica inveterada que não consegue imaginar a vida sem amor; mesmo os platônicos. Aos 26 anos decide investir num relacionamento e aceita passar suas férias visitando as cidades de Santa Catarina na companhia de William Reis, rapaz por quem é apaixonada secretamente há três anos. O que ela não contava era que William se envolvesse com uma desconhecida na primeira oportunidade.

Por obra do destino, os caminhos de Alex e Maya se cruzam, obrigando-os a conviverem sob o mesmo teto por três dias. Até que a separação ocorra, ambos terão de aprender a lidar um com o outro. Tarefa nada fácil, uma vez que a atração surgida entre eles se assemelha à dos cães e gatos.

Fachada, pois desde o início Alex a considera uma mulher atraente. Maya, por sua vez, ao reparar que sob a casca grossa do “ogro” existe um homem culto, atencioso e educado, sente os primeiros sinais do seu interesse.

Seria possível que estes opostos reconhecessem a atração e cedessem ao que ditava seus corações?






"...Certas coisas não tinham conserto, assim como certas verdades não precisavam ser ditas."

Recebi esse livro na Bienal em parceria com a Ler Editorial e logo de cara me apaixonei pela capa. Ela foge um pouco do padrão de hoje onde a maioria tem homens lindos e maravilhosos na capa kkkk. Esse livro com o desenho tem um toque um pouco mais divertido, quando cheguei à minha casa minha filha achou que era pra ela por ver o desenho na capa kkkk. A delicadeza me encantou e claro que como toda boa leitora fui pela capa (quem nunca? kkkk).

"– O que você quer? – Alex indagou mansamente, quase indiferente. – Você – Maya admitiu, sem rodeios"

Alex é um homem de 39 anos, totalmente misterioso e com certo desdém para o amor. Ele nunca se apaixonou e não acredita que isso seja real, já que ele nunca sentiu tal emoção.
Por um motivo especial dele, ele se afasta da sociedade e vai viver numa casa no meio do mato sem internet, luz, telefone, ou seja, vai viver igual no tempo da vovó. Mas sua vida muda em um dia com a chegada abrupta de Maya.

"– O que reforça a minha tese de que amor não existe. Você é a prova viva, Maya. Se o que sentisse fosse amor, esse sentimento nobre e muito forte que todos os apaixonados descrevem, você não mudaria de alvo tão fácil."

Maya leitora compulsiva (bem vinda ao clube), aquela que se apaixona por tudo e todos, e que por mais que não tenha vivido um verdadeiro amor já se apaixonou incontáveis vezes. Ela está em uma viagem com seu amigo William que tem uma paixão encubada, só que essa viagem não dá muito certo e ao decidir ir embora sofre um acidente. Ela acaba indo parar na casa de Alex, vulgo Ogro.

"– Acontece que você não é uma barca furada, é a própria tormenta. Não sei como lidar com isso..."
Em uma boa parte do livro a história fica em torno desses dias que Maya e Alex ficam presos na mesma casa. Num frio surreal e como no acidente Maya perdeu tudo, ela não tem como se comunicar e pedir pra irem buscá-la. Ela tem que aguardar um empregado do Alex ir até lá na próxima semana, com isso surge toda a história do livro e ele começa a desenrolar e desenvolver novas tramas.



Se eu disser que me apaixonei pelos personagens estarei mentindo. Por mais que Alex mude no decorrer do livro, ainda o acho um Ogro e muitas vezes infantil, onde não aparenta ter maturidade pros seus 39 anos. Já Maya além de insegura em alguns momentos, tem uns chiliques que pela "mor", você sente vontade de chacoalhar ela e falar: Hello!! Vamos  crescer!

"Ele sempre soube que o caminho para o coração dela passaria primeiro pela cama. E já que era o cara do mundo, mulherengo, poderia usar o que sabia para tornar o que era muito bom em espetacular. Quem reclamaria de tal empreitada? Não ele!"

O livro até mais ou menos a página 70 custou a me prender. Alex me irritava tanto que tinha vontade de jogar o livro longe, mas aí eu lembrava que com livro você não faz isso kkkk. Após esse começo o livro me prendeu, queria saber o que realmente aconteceu e como Alex ia desfazer a grande merda que fez (duvido que eu perdoasse, ainda postava nas redes sociais todos os segredos sujos dele, sou dessas kkkk).


"– Às vezes, somos uns cegos idiotas, não vemos o que está na nossa cara e nos perdemos. Alguns,quando percebem a merda que fizeram, voltam pra tentar consertar. Outros precisam pegar no tranco – era o seu caso –, e alguns simplesmente se perdem pra sempre... E vão tão longe que, mesmo que queiram voltar, saberão que é tarde demais."


E no desenrolar você conhece o Alex apaixonado e Maya um pouco mais fria, mas ainda apaixonada. Vai querendo ver o desenrolar desse amor entre duas pessoas tão diferente, mas como o ditado diz: cada panela tem sua tampa. E posso garantir que eles se encaixavam.

A autora escreveu o livro em terceira pessoa com os pensamentos e falas de Maya e Alex intercalados, onde você entende um pouco mais desses dois, além de dar uma boa apimentada nessa relação viu. Quando eles se encontram o circo pega fogo.

"Sempre que ele entra em ação espalha cacos de Maya por todos os lados para os amigos recolherem."

Um livro pra quem gosta de um romance água com açúcar, que te deixa presa pra saber qual a próxima burrada ou como eles vão consertar as burradas anteriores, além de arrancar várias risadas. Com uma revisão impecável e uma diagramação linda. Vale à pena conferir.











11 comentários:

  1. Aiii que bonitinho. Já me pega por ser um autêntico nacional... nada de "anglicinizar" os nomes dos personagens ou de colocar a história pra acontecer "nas Europa". rs
    Romance de cão e gato é outra coisa que eu amo. E quanto a essa capa, dá de 10 a 0 em muita capa por aí hein. É xuxu!

    ResponderExcluir
  2. Achei essa capa super diferente, chama mesmo a atenção por fugir desse padrão. Por mais que eu sempre tive preferencia por desenhos em livros de fantasia, acho que caiu super bem. O livro parece ser bem fofo, embora lento como você disse. Acho que é o tipo de leitura que a gente faz quando se está com ressaca literária.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda e como você disse chama atenção por ser fora do padrão , a historia pareceu interessante e calma tipo relaxante , perfeita para um dia que precise de um pouco de amor.

    ResponderExcluir
  4. Embora a capa tenha me ganhado e esteja realmente linda, a sua resenha me desanimou a ler. O que você descreveu não é muito meu gosto para romance, e o fato de o personagem, no caso o Alex ser desse estilo "ogro" não me agradou em nada. Talvez um dia eu de uma chance ao livro, mas por enquanto eu passo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa bem bonitinha, só não sei se encaixa com a premissa do livro. Mas acho que a história é legal, fiquei curiosa, mesmo com os pontos negativos. É sempre bom ler romances clichê que nos prendem.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    A capa desse livro é fofa, bem atrativa mesmo. Ainda não me decidi se vou ler esse livro ou não, senti que faltou algo nessa história, alguma coisa que me despertasse a vontade de me jogar na leitura. Gosto de acompanhar o amadurecimento dos personagens durante a leitura, e não sei se isso acontece com o Alex e a Maya nessa história. Mas como adoro um romance água com açúcar, esse livro vai bem após uma ressaca literária, pois parece ser uma leitura bem despretensiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Raquel!
    Adoro romances água com açúcar e achei esse muito criativo, porque ficar 3 dias longe de tudo com um desconhecido e passando frio, não é mole não...
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, a capa do livro é bem legal, realmente ultimamente só vemos livros nos quais temos homens maravilhosos na capa hehehe, esse romance parece ser bom, gosto de livros leves.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Pareceu um livro bem gostoso e despretensioso, sabe aqueles livro que parece que surgiram para se tornar filmes da seção da tarde, então. É realmente uma pena que o nosso cinema nacional, não olha para nossos autores e só querem saber de dramalhões ou de comediantes já consagrados.

    ResponderExcluir
  10. Essa vida do personagem é totalmente contraria do que vivemos, não é? Kkk achei bem interessante a parte dele.
    A capa é mesmo divertida! Adorei e como você disse foge do clichê ne? Gostei muito!
    Com certeza seria uma leitura minha, gostei da leveza desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei da capa achei assim uma coisa bem fofa e ela realmente fugir desse padrão como você falou, de o Alex ser bem diferente desses mocinhos que a gente tá acostumado, ele ser esse ogro eu acho que dá uma vontade há mais de ler e descobrir como esse romance vai se desenrolar.

    ResponderExcluir