24° Bienal do Livro de São Paulo




Oiiii gente!
Todo mundo já deve tá sabendo que esse fim de semana começa a 24° Bienal do Livro de SP né?! Pelo menos na minha linha do tempo só se fala nisso, então decidi falar um pouco sobre ela aqui. Não só o que vai acontecer esse ano, mas também o que já acontecer em outros anos e como surgiu, coisas interessantes sobre ela. Melhor do que ir em algum lugar é você saber a história sobre ele <3




Linha do tempo da Bienal:

Em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na praça da República.

Em 1956 teve uma nova experiência e a Bienal foi deslocada para o Viaduto do Chá, ponto ainda mais central da capital paulista e de grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos

Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a primeira Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a primeira Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970.

Em 1996, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar um maior conforto ao público.

Em 2002, ela deixou o Center Norte e foi para o Centro de Exposições Imigrantes, onde foi realizada até 2004.

Em 2006 a Bienal do Livro de São Paulo passa a ser organizada no Parque Anhembi, junto à Marginal Tietê no distrito de Santana






Fatos interessantes sobre a Bienal Internacional do Livro

- Em 2008, na sua 20ª edição, a Bienal apresentou um projeto inédito no país: um livro colaborativo através da Internet, o Livro de Todos, que teve o primeiro capítulo escrito pelo renomados escritor Moacyr Scliar e editado pelo jornalista Almyr Gajardoni. O livro teve a colaboração de 173 internautas e o site do projeto foi visitado por 14.238 internautas. Com 18 capítulos, o livro foi publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com capa do desenhista Maurício de Sousa.

- Durante a Bienal, mais de dois mil novos livros foram lançados e cerca de 1,3 milhão de livros foram expostos pelos 320 expositores presentes. Pesquisas apontam também que 75% dos visitantes compraram livros e que, em média, o número de exemplares por pessoa era de cinco livros.

- Alguns autores que já passaram pela Bienal Internacional do Livro nos últimos ano.

Eduardo Spohr
Mauricio de Souza
Ziraldo
Carina Rissi
Paula Pimenta
Nicholas Sparks
Meg Cabot
Cecily Von Ziegesar
Silvia Day
Cassandra Clare
Kiera Cass

- Esse ano teremos alguns autores internacionais e muitos mais nacionais, além dos Booktuber. Durante a semana vamos postando aqui os autores que eu vou ver nessa bienal, queria poder ver todos, mas acho que não vou conseguir :/ Mas alguns já estão confirmados a minha presença :D



Na última Bienal de SP eu participei somente de um dos dias, mas esse ano a ansiedade está dobrada, porque além de ser minha primeira vez como blogueira é também o primeiro ano que Maluca por Romances tem direito a credencial ( acho que vou ter um treco) e com isso a responsabilidade é muito maior. Não será somente mais um momento de prazer para mim, mas estarei ainda representando o Blog, uma responsabilidade totalmente diferente.



12 comentários:

  1. Queria tanto ir, mas como moro em Pernambuco fica complicado, passagem de avião, hospedagem e tudo mais.

    ResponderExcluir
  2. AiAi, como eu queria morar em SP nesses momentos. Onde eu moro não acontece nadica de nada kkk fico aqui babando nas novidades que os blogs postam.
    Espero que você se divirta muito e traga pra nós, os meros mortais que nunca foi à uma Bienal, novidades maravilhosas !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desejo um ótimo evento a todos os presentes. Com certeza essa Bienal será show! Infelizmente não tenho condições de viajar, já que moro em outro estado, no RS. Quem sabe um dia. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Espero que você se divirta e aproveite a Bienal! E traga as novidades sobre os livros e escritores. E parabéns ao blog que agora tem a credencial! Queria muito morar em SP essas horas para poder participar, mas aproveite por nós que não poderemos comparecer. Boa Bienal p você, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um sonho ir representando o espacinho que tanto ama, não é mesmo? Eu sei que me sentiria bastante orgulhosa.
    Algum dia ainda irei a bienal de SP, mas com dois filhos pequenos, está mais para um plano pra um futuro distante.
    Gostei do post. A gente sempre escuta falar horrores da bienal, mas nunca parei pra pensar no seu contexto histórico. Gostei de conhecer um pouco mais sobre o que a tornou o que é hoje.

    ResponderExcluir
  6. Aahhhh toda vez que vejo um post sobre a Bienal fico triste, pois não irei estar lá, gostei muito do post, e nossa queria tanto pegar um autografo da Carina Rissi.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem..
    Infelizmente pra mim eu nao vou poder ir a bienal de sp porque moro muito longe e a grana ta pouca entao so me resta esperar pela bienal aq de fortaleza/ce e rezar para a programaçao ser tao boa quanto a de sp.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Raquel.
    A bienal é um sonho. Eu fui uma vez só e fiquei encantada com o que vi. Esse ano não vou poder ir por problemas de saúde, mas na próxima eu vou com certeza. Gostei de conhecer a história, que ainda não conhecia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Posso dizer que estou aqui na minha cidade morrendo e inveja de quem pode ir pra Bienal :| Eu gostaria de poder ter isso esse ano mas infelizmente não foi possível mas posso dizer que já estou formando os meus esquemas pra poder ir no outro ano. Curta a Bienal por mim!!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito desse post, sempre quis muito ir na Bienal mas infelizmente moro longe e ainda não deu para ir, mas achei bem interessante poder conhecer um pouco da historia desse evento pois faz pouco tempo que conheço a Bienal !!

    ResponderExcluir
  11. Tanto blogueiro jogando na minha cara que foi pra Bienal que nem sei mais o que dizer, só sentir! buáaaaaaaaaa, bom, mas o negócio é juntar as moedinhas e ver se dá para ir ano que vem! e quem foi aproveitou!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da ideia do Livro de Todos, nunca tinha ouvido falar, mas vou pesquisar. Os autores que vão na Bienal são maravilhosos, eu adoraria ir principalmente para vê-los. Adorei o post, não sabia dessas informações.

    Abraços :)

    ResponderExcluir