Resenha: Eu Me Possuo

Título: Eu me Possuo
Autora: Stella Florence
Editora: Panda Books
Páginas: 182



Sinopse
“O fato de eu ter me sentido atraída por você, ter ido a sua casa, ter desejado transar com você, não significa que você poderia me violentar. Desejar um homem não é o mesmo que desejar ser estuprada por ele. Você disse que tem ido ao meu bar a fi­ m de se desculpar por alguma má impressão que tenha deixado em mim. Você não deixou uma má impressão, Gustavo. Você cometeu um crime. Talvez agora você me pergunte por que eu não te denunciei já que você é um criminoso. Naquela noite, eu dei um nó no meu vestido para disfarçar o rasgo que você fez e me limpei como pude no elevador. Fiquei perambulando pela rua meio tonta, depois entrei num táxi e fui para casa da minha avó. Fui direto para o chuveiro limpar aquilo de mim. Me senti suja, me senti culpada, me senti inferior, me senti até ruim de cama: carreguei por muito tempo acusações que serviam para você, não para mim. Minha falta de experiência me fez acreditar que a culpa era minha, que eu apertei algum botão maldito em você e que talvez sexo fosse aquele horror mesmo. Por isso eu me mantive em silêncio. Mas meu corpo gritava!”





" A dor é como um veneno: uma pequena dose, do atrito, da intensidade, te cura - mas se aquela linha é ultrapassada você morre..."

Esse livro foi uma grande surpresa, quando me perguntaram se eu queria fazer a resenha dele eu fiquei meio desconfiada e pensando:"É possível abordar um tema tão duro quanto o estupro mantendo a leveza e o bom humor?"
Assim que eu  me vi tendo essa pergunta estava pronta para responder que NÃO, mas essa autora me convenceu do contrário. Estaria mentindo se dissesse que o livro foi todo cheio de risos, ele tem um humor que às vezes é até fora do convencional, mas a leveza com a qual foi tratado o assunto me deixou impressionada. A Stella conseguiu de uma forma sutil trazer o tema e aborda-lo de uma forma sem deixar ninguém chocado. Não foi preciso de descrição do ocorrido para você saber que aconteceu algo, você não precisa de detalhes para sentir o que ela quer transmitir.

" É doloroso viver com medo."

Karina é uma mulher hoje tímida, estudante de odontologia, que se vê meio que de "SACO CHEIO" da sua vida monótona. Ela já passou por um trauma seis anos atrás e isso a deixou uma pessoa insegura, com medo de novos relacionamentos e com vergonha do próprio corpo. Ela está tão cansada de tudo da sua rotina que decide ajudar uma amiga em seu bar e acaba se encantando com a vida noturna. Com ajuda da sua avó Evelyn ela acaba enfrentando seus medos e seus próprios demônios.

" A força que hoje me habita é criação minha. Eu me possuo. Ninguém mais."

Não vou dizer que Karina me fez encantar por ela de primeira, a forma que ela se envolvia com alguns homens acabava muitas vezes me irritando, mas ela entendia os riscos e nunca sofreu por homens que poderiam ter quebrado seu coração, e isso me mostrou o quão forte ela se tornou apesar de tudo, e no decorrer do livro entendi o motivo de tudo que ela fazia.

"Karina aprendeu que o sexo casual não distrai da dor nem amortece, e que o sexo por vingança não vinga coisa alguma. Foi apenas curioso conhecer outro corpo, nada mais."

No momento em que ela se depara com seu agressor de anos atrás eu quis pegar ela e fugir pra bem longe. Não sabia como ela conseguiria enfrentar uma pessoa que poderia ter destruído toda sua vida. Eu queria que ela não passasse por isso, mas Karina se mostrou forte e determinada, e enfrentou-o.  Isso foi uma forma de curar a sua alma, enfrentar ele e mostrar que o errado foi e sempre será ele. Conseguiu colocar um band-aid numa cicatriz que estava aberta por muitos anos.

“O fato de eu ter me sentido atraída por você, ter ido a sua casa, ter desejado transar com você, não significa que você poderia me violentar..."

O livro de uma forma singela nos traz a tona um dos temas mais difíceis do dia a dia, um tema que se for exposto de uma forma errada pode te chocar ou te revoltar.
A autora fez a personagem enfrentar todos os seus problemas de cabeça erguida, e de uma forma delicada conseguiu mostrar que o abuso acontece mais freqüentemente do que pensamos. Ele pode acontecer inclusive no seu próprio casamento. Não devemos nos culpar por ter sofrido abuso, a CULPA NÃO É NOSSA! A culpa é do agressor que não sabe ouvir não, que não sabe que quando uma mulher chora ou fica travada na hora do sexo é por medo.

" Se em pleno ato, ela pede para você parar, seja por dor, por medo, por falta de vontade, por tristeza, por vergonha, o que for, e você não para, isso é estupro."

Infelizmente o mundo sofre com índices alarmantes do estupro, não somente as mulheres, mas homens e crianças também. Muitas vezes o medo faz  as milhares de vítimas não denunciarem, algumas vezes por medo do que o criminoso poderia fazer contra ela e em outras por medo do julgamento. Em um país onde uma mulher sofre abuso a cada 3 horas, isso não é NORMAL!.

"- Você tem noção de que aquilo foi um estupro? Porque, durante muito tempo , eu não tive, Eu achava que a culpa era minha..."

A única coisa que senti que poderia ter um pouco mais foi o final. Ele acabou e eu queria mais, queria muito mais pra Karina.
A diagramação do livro tá linda e a capa de uma delicadeza incrível.
Recomendo esse livro para todos os tipos de leitores, uns para abrirem a mente de que "sexo forçado" é crime indiferente da situação, e pra muitas pessoas que já passaram por isso pra não se culparem, se você foi violentada a culpa NÃO É SUA!

Enfrentar nossos medos é uma das coisas mais difíceis, e saber que você não está sozinha pode transformar isso um pouco mais fácil. Infelizmente a dor e a tristeza de quem sofreu um abuso nunca terá fim, mas vai se tornar mais fácil com o tempo. O estupro pode não ser a morte de um ser humano, mas é como a morte de uma parte sua, e isso é irremediável.







                

12 comentários:

  1. Uaaaal! Arrepiada com esse livro gte! Que história forte da Karina, tbm mto triste e sensível...
    Um livro bastante reflexivo tbm!
    Eu adorei, qro conferir em breve!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. "Eu queria que ela não passasse por isso, mas Karina se mostrou forte e determinada, e enfrentou-o. Isso foi uma forma de curar a sua alma, enfrentar ele e mostrar que o errado foi e sempre será ele. (...) Não devemos nos culpar por ter sofrido abuso, a CULPA NÃO É NOSSA! A culpa é do agressor que não sabe ouvir não, que não sabe que quando uma mulher chora ou fica travada na hora do sexo é por medo." Querida, obrigada pela resenha tão detalhada. Eu também gostaria que ninguém passasse por isso, nem uma personagem como Karina, nem eu mesma, ninguém! Vamos em frente ajudando, nos nossos nichos de atuação, quem passou por essa violência. #TodasPorLAMM

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Um livro muito reflexivo e um tema forte. Realmente é muito triste saber que essa ainda é uma realidade vivida por muitas mulheres. A capa está bonita. Muito boa sua resenha, parabéns. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha.
    O tema é realmente polêmico e é primeira vez que leio um enrendo desse tipo. Não consigo imaginar como esse livro pode ser discontraido. Mas com certeza têm lições de vida muito importante =)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bom, não sei se irei ler este livro, primeiramente a capa não me chamou a atenção, mas livros que tenham personagens forte como você retratou a Karina estão entre meus preferidos...
    Mas o fato de como ela apresentou o assunto e por se tratar de uma bela superação, me deixa curiosa em conferir a estoria por mim mesma...
    Adorei a dica, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oiee!
    Olhando a capa desse livro ninguém diz que ele trata de um tema tão pesado.
    Quando li a sinopse logo fiquei interessada, ela é bem chamativa e nos faz querer saber mais do que aconteceu e de como os envolvidos lidaram com o fato, principalmente Karina, que é a vítima.
    Mas pra minha surpresa você me diz que é um livro leve, fiquei confusa, porque pra mim não tem como tratar desse tema com leveza, enfim... Estou muito curiosa para lê-lo, espero não demorar para tê-lo em mãos.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada nele. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel,
    Que livro hein? Amei sua resenha, fiquei completamente interessada em ler esse livro, amo livros que abordam temas polêmicos e reais que passam mensagens de reflexão e superação. Como a grande maioria, fiquei curiosa em ler essa história e descobrir como a autora conseguiu tratar de um assunto tão forte com certa leveza, realmente é de surpreender.
    Também gostei muito da capa, é uma delicadeza que só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Realmente esse é um tema dificil, mas eu com certeza leria... Todos deveriam ler para se conscientizar sobre o assunto.
    Pois como você citou, pode acontecer até mesmo num casamento... A vitima jamais poderia se culpar, tem que dar um jeito de sair da situação, mesmo que seja muito dificil.

    ResponderExcluir
  10. que livro gostoso! curiosa pra saber como eles abordaram esse tema dessa forma! mais um livro pra colocar na lista! bela resenha, adorei!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que livro, com um tema forte: a superaçao de um estupro. Não sei se quero ler. Prefiro romances mais lights

    ResponderExcluir
  12. Um livro que nos faz pensar, ne? Eu gostei, pois é um assunto tão presente na nossa sociedade e tão pouco discutido nos livros.

    ResponderExcluir