Resenha: O Primeiro Último Beijo

Título: O Primeiro Último Beijo
Autora: Ali Harris
Editora: Verus
Páginas:448



Sinopse:
“ O primeiro último beijo” conta a história de amor de Ryan e Molly, de como eles se encontraram e se perderam diversas vezes ao longo do caminho. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Seis anos e muitos beijos depois, ela está casada com o homem que ama. Mas hoje Molly percebe quantos beijos desperdiçou, porque o futuro lhes reserva algo que nenhum dos dois poderiam prever…
Esta história comovente, bem-humorada e profundamente tocante mostra que o amor pode ser enlouquecedor e frustrante, mas também sublime. Na mesma tradição de P.S. Eu Te amo e Um Dia, O Primeiro Último Beijo vai fazer você suspirar e derramar lágrimas com a mesma intensidade.












"Por que ninguém me avisou que cada beijo é uma contagem regressiva para o adeus? Só agora, que os  trato como se fossem as coisas mais preciosas na face da Terra, percebo que cada beijo é como um grão de areia que escorrega por entre meus dedos e que não consigo segurar, por mais que eu tente. Como faço para deter as areias do tempo?
Como posso fazer com que um beijo dure uma vida inteira?"

Esse livro trouxe a tona emoções que eu mantive guardadas e outras que eu já tinha até me esquecido. Ele não fala simplesmente do beijo como algo passageiro, ou algo simples, mas sim mostra vários tipos de beijos. Lembra seu primeiro beijo? Os sentimentos? Inseguranças? Aquele beijo que você dá em alguém pra encerrar uma briga? Ou até mesmo aquele beijo que é uma marca constante na sua vida?
                                                                                                                      
Quantas pessoas já beijamos (não falo só beijo romântico hein! kkkk)? Quantas deixamos de beijar? E aquelas que não beijamos e nos arrependemos, e agora não podemos mais voltar atrás. Fora os beijos que ficam perdidos e que a gente nem lembra mais.



O livro conta a história de Molly e Ryan, como se conheceram, como foi o primeiro pior beijo (ri demais nessa cena) e como foi o relacionamento deles. Eles se conhecem desde a adolescência, e tiveram vários altos e baixos, o livro também mostra o relacionamento, o amadurecimento dos dois e a diferença de ambos, o amor entre eles e principalmente as batalhas que enfrentam.


“Às vezes precisamos perder alguém que amamos para perceber exatamente o que temos.
Claro que o ideal é nunca perder, mas isso nem sempre é tão fácil, não é, querida? ”

Molly não é uma mocinha que amei, em mais de 50 % do livro me via querendo dar alguns tapas nela pra ela acordar pra vida e dar valor ao relacionamento que tinha. Molly se envolveu muito nova com Ryan e isso fez ela se sentir presa, como se tivesse perdido tudo aquilo que planejou durante sua adolescência. Molly quer ter uma carreira, conhecer o mundo, se divertir, tudo que uma jovem na idade dela faria. Ryan sempre faz o que ela quer, porém o que me irrita é que nem sempre ela faz o que ele quer. Molly me mostrou uma mulher mimada e imatura, mas no decorrer do livro ela amadureceu muito e conseguiu se tornar uma mulher forte, e uma pessoa capaz de lidar com as lutas diárias e com os obstáculos mais difíceis que ela poderia enfrentar.

"— Eu sempre vou estar ao seu lado, Molly, sempre. Eu vou te amar para sempre, mesmo que a gente não fique juntos."
Ryan ele é oposto da Molly, ele é um homem família, uma pessoa que não deixaria os amigos e a família pra curtir uma noitada. Ele é uma pessoa que não queria largar a saia da mamãe, mas por Molly ele faz isso. Ryan abdica de coisas que ela não teve coragem de fazer, ele é o homem que toda mulher quer ter, carinhoso, bonito, lindo, maravilhoso. O homem quase perfeito se não fosse pelas suas meias e bagunças espalhadas pela casa kkkk.

“Algumas pessoas querem paixão, um grande amor romântico. — Ela levanta suavemente a mão e toca meu rosto. — E algumas pessoas realmente merecem isso. Você tem muito para dar, e você e o Ryan são ótimos um para o outro.”

O livro começa em 2012 com ela fazendo uma mudança, e dai pra frente começa várias idas e vindas no tempo. Uma hora está em 2012 outra 2002, ou 2006, às vezes até 1994. Não existe uma cronologia na linha do tempo da história, o que pra mim em vários momentos ficou confuso e eu me via voltando páginas pra lembrar em que ano ela tava falando. Quase li o livro com o calendário do lado kkkkk

“... É por isso que o melhor conselho que posso dar a alguém é que não tenha medo de apostar todas as fichas no amor. Mesmo que você acabe ferido, é — como Tennyson bem observou e eu devidamente percebi, ainda que tarde demais — “melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado”

A história de amor deles é linda! Uma história que te remete a risos e lágrimas, um livro que vai te fazer voltar no tempo, lembrar aquela época da escola, aqueles sonhos de adolescentes, além de em vários momentos te fazer rir com Ryan e sentir a insegurança de Molly.
   
O livro foi contado no ponto de vista de Molly, e ela sempre deixou bem claro que amava Ryan, mas se sentia confusa, e muitas vezes não conseguia entender sua própria cabeça.  Na história você também conhece muito bem todos os personagens, temos os pais de Molly totalmente religiosos e preocupados com a opinião e a família do Ryan que é o oposto da família dela, além das suas BFF Mia e Casey.

"Aprendi da maneira mais difícil, que as emoções podem ser descartáveis, como aquelas velhas câmeras Kodak de plástico que usamos para tirar fotos nas férias. A felicidade é tão transitória quanto à tristeza."

A introdução dos capítulos foi uma das coisas que mais amei. Em todos eles Molly falava sobre o beijo de alguma forma. Era como se fosse uma preparação do que estava por vir, se seria algo feliz ou triste.  No primeiro capítulo eu já sabia o segredo do livro e já tinha entendido o titulo, mas não imaginava que poderia me abalar como abalou. Me vi em alguns momentos rindo e chorando ao mesmo tempo, e não querendo que acabasse o livro. Até a metade do livro eu tinha uma opinião, mas minha opinião mudou e foi para melhor, e mesmo de uma forma distorcida amei o final.

“...Não desperdicem seus beijos, nem um sequer. O futuro não está garantido para ninguém, portanto beijem até não poder mais, na rua, na frente de todos! Beijem como se cada beijo fosse o último. E depois salvem todos eles na memória, para que possam guardá-los para sempre.”

Já que estou falando de BEIJO, você já deu um beijo especial hoje??? Em alguém, ou beijou aquela sua amiga de sempre? A pessoa que você ama ou até mesmo seus pais? Não um beijo qualquer, mas aquele beijo com sentimento de coração aberto. BEIJE BEIJE BEIJE SEMPRE! Porque muitas vezes o beijo esquecido pela gente é aquele beijo que outra pessoa mais precisa no momento e que pode mudar um dia ruim. Borá beijar :*






6 comentários:

  1. Eu estou bem empolgada para ler esse livro! Quero muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por P.S Eu te amo. Por outro lado, odeiei Um Dia. Fiquei meio perdida nesse caminho kkk
    Poxa, ao decorrer da resenha fui ficando triste, principalmente no quote que fala das perdas e das valorizações.. Isso acontece mesmo, uma pena. Percebi também que Ryan é uma amor de personagem ne.. Aqueles que fazem a gente se apaixonar na primeira descrição.
    Que livro lindo, me parece totalmente emocionante, daqueles que você lê com o coração aberto. Que bom que trouxe essa resenha, boa noite !

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os livro da Verus, mas eu acho que esse eu não leria. É sentimental demais, e essa coisa de voltar nas paginas para ver em que ano está, isso é deixa maluquinha na hora de ler, eu poderia até dar uma chance, mas eu teria que me preparar para isso.
    Abçs :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel.
    Adorei o tema desse livro. Hoje em dia o beijo virou algo tão comum que perdeu o significado. Só estou lendo resenhas positivas desse livro e acho que daria uma chance, mesmo já não indo com a cara dessa protagonista hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito dessa história, muitoooo romance, acho bem cansativo. Mas vendo pelo outro lado... até que não é tão ruim.
    Tou pensando em ler só pra ver a cena do primeiro pior beijo! Você fala como se pra ela o simples beijo, fosse além de um beijo.. Passas e dessa linha, é meio cativante

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito ler esse livro, quando vi no lançamentos a capa logo me chamou atenção e lendo a resenha gostei muito da historia, principalmente por esse livro mostrar as varias faces de um relacionalmente e como os personagens vão crescendo com ele principalmente o Ryan, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir