Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 321
Compre: Aqui

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.







“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.” 


Violet que era a garota popular da escola, mas que teve sua vida totalmente transformada após sofrer um acidente de carro, e nesse acidente sua irmã mais velha e melhor amiga falece precocemente. Os sentimentos do luto aqui estão presentes a todo tempo e entre eles o de culpa.

Theodore Finch sempre foi o oposto de Violet, o garoto que sofre bullying na  escola , sempre foi considerado "esquisito" não só na escola como também na sua família, essa onde ele precisou por anos lidar com um pai violento e a indiferença que o resto da família sente por ele. Ele sofre de mudanças de humor repentinas e tem a mania de pesquisar sobre as diversas formas de suicídio, que não minto foi uma coisas que me incomodou bastante.



A forma que os dois se conhecem além de ser inusitado é triste. Ambos estão no terraço do colégio pensando em se suicidar, e após isso além do segredo que um guarda do outro, eles acabam precisando fazer um trabalho sobre a cidade juntos, e agora eles vão se tornar muito mais que amigos, se tornarão confidentes.

O livro é escrito em primeira pessoa com capítulos alternados entre Violet e Finch. A capa engana muito deixando a entender que é um livro fofo, mas não é. A diagramação desse livro tá linda e durante a leitura não encontrei erros ortográficos.



Fazia tempo que um livro não me deixava tão no limbo como esse, e ao mesmo tempo que gostei do livro eu posso dizer que odiei todas a emoções que ele despertou durante a leitura, e hoje dias depois as sensações ainda permanecem.

Quando comecei a leitura eu estava ciente sobre os gatilhos que ele teria, e até imaginava que ele iria me abalar, mas nada me preparou para tudo que senti durante a leitura. A escritora da autora te prende desde o início do livro e a construção da história foi o que me abalou. A abordagem que a autora fez em relação ao luto e doenças mentais me impactou em todas as formas possíveis, e sentir isso dói demais, pois parece que você sente as dores dos personagens e as suas dores também.



Um dos meus questionamentos desse livro era a falta de avisos de gatilhos, porém minha edição é antiga e a nova edição além de ser capa dura e ter uma jacket com a capa do filme, também vem com o aviso de gatilhos. Gatilhos que são: depressão, suicídio, ideação suicida, luto.

Eu poderia passar horas falando desse livro e tudo que o senti durante a leitura. Por Lugares Incríveis não é aquele livro que pretendo reler futuramente, porque o que senti durante a leitura foi algo único. E não é um livro que recomendo para todas as pessoas,  justamente por causa dos gatilhos, mas quem quiser encarar a leitura recomendo que esteja preparada psicologicamente para ele, porque com certeza é uma leitura que vai te marcar.





Um comentário:

  1. Okay...

    What I'm going to tell you might sound really weird, maybe even a little "out there..."

    WHAT if you could just click "PLAY" and LISTEN to a short, "musical tone"...

    And suddenly bring MORE MONEY to your LIFE??

    And I'm really talking about hundreds... even thousands of dollars!!

    Sounds way too EASY?? Think this couldn't possibly be for REAL???

    Well, I'll be the one to tell you the news.

    Usually the most magical blessings life has to offer are the EASIEST!!

    In fact, I'm going to PROVE it to you by letting you listen to a real-life "magical wealth building tone" I developed...

    YOU just push "PLAY" and you will start having more money come into your life. it starts right away.

    CLICK here NOW to PLAY the wonderful "Miracle Money Tone" as my gift to you!!

    ResponderExcluir