Resenha: Mulheres Difíceis - Roxane Gay


Título: Mulheres Difíceis
Autora: Roxane Gay 
Editora: Globo Livros
Páginas: 240
Compre: Aqui 


Uma coletânea de histórias de força e beleza raras assinada por Roxane Gay, uma das mais relevantes e extraordinárias vozes da literatura contemporânea.
As personagens dos vinte e um contos magistrais reunidos em Mulheres difíceis vivem tanto cercadas por privilégios quanto na pobreza, estão em casamentos amorosos ou criminosos, são assombradas pela chantagem emocional ou pelos fantasmas que habitam suas próprias mentes. Entre elas, estão uma mulher casada que finge não ver quando o marido troca de lugar com seu irmão gêmeo; uma universitária que faz um bico como stripper e tenta afastar um cliente “excessivamente zeloso”; uma engenheira negra que se muda a trabalho para uma cidade majoritariamente branca e enfrenta a perversa curiosidade de seus colegas e a dificuldade de deixar o passado para trás.
De um clube da luta para garotas a um condomínio de luxo na Flórida, onde a principal ocupação dos vizinhos é investigar a vida alheia, Roxane Gay dá voz a um coro de mulheres inesquecíveis — muitas das quais refletem traços da sua própria trajetória —, compondo um panorama impressionante e ousado do que é ser mulher nos dias hoje.





"Mortas elas ficam mais interessantes. Morta elas ficam mais bonitas. Tem a ver com o corpo em exibição no repouso final — olhos bem abertos, lábios azuis, membros rijos, pele fria. Finalmente, pode-se dizer,elas estão em paz."

Mulheres Difíceis é meu primeiro contato com a autora e já estou curiosa pra conhecer outros livros dela.

Nesse livro Roxane Gay fez uma seleção de 21 contos. Narrando a vida das mulheres, umas que vivem cheia de privilégios, mas com seus segredos, e outras que vivem na pobreza, mulheres stripper que sobrevive as dificuldades dos seus trabalhos.



Os contos narram a vida das mulheres de forma única e de formas variadas, alguns a conexão é imediata, a autora consegue te fazer sentir e repensar. Alguns dos contos eu na hora que li parecia que não entendia, mas cada dia que passava eu me pegava refletindo mais e mais, como se tivesse ficado de alguma forma impregnado na memória.

A autora mesmo em temas pesados, ela coloca um pouco de humor sombrio e mesmo que eu não quisesse às vezes me via rindo. O livro tem vários gatilhos, então sugiro que a leitura seja com cautela.



Não tem como não citar que o meu conto favorito foi o primeiro, ali ela me quebrou em pedaços porque eu não imaginei o que estava por vir.

Esse livro tem contos que a compreensão foi instantânea e outros eu me senti deslocada e usei para refletir sobre eles.



Várias dessas histórias me fizeram desejar livros das mulheres ali descritas, pra poder sentir ainda mais. Mulheres Difíceis com certeza vai ter um lugarzinho especial na minha estante, e que às vezes vou querer pegar e reler um conto ou outro para poder sentir algumas emoções novamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário