Resenha: A Contrapartida- Uranio Bonoldi

Título: A Contrapartida 
Autor: Uranio Bonoldi
Editora Valentina
Páginas: 336
Compre: Aqui

"O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films





"Porém, uma coisa era um pouco perfeita: jamais o segredo de Iaúna e o tavinho é revelado. Jamais ... O segredo pertencia apenas a eles dois e a ninguém mais. Ninguém!"

A Contrapartida tem como foco a história de Octávio Albuquerque Junior, mais conhecido como Tavinho, um garoto que sempre teve uma vida boa, com família que o apoiava e amigos leais. Mesmo com tudo isso, na escola ele sentia muita dificuldade de gravar algumas matérias, com isso dificultando sua aprendizagem, mas até chegamos a história do Tavinho vamos conhecer outras pessoas.



Iauna é uma índia de uma tribo extinta, e ainda muito jovem teve sua vida marcada por violência, só que sua sorte acaba mudando quando ela conhece Cristiane, uma mulher que durante uma visita a tribo conhece Iauna e acaba levando ela pra cidade grande. Atualmente ela trabalha com Cristina mãe de Tavinho, após trabalhar um tempo com os pais de Cristina antes dos mesmo falecerem.

Cristina ainda muito nova já tinha uma meta pro seu futuro e foi durante a faculdade que ela conheceu o pai de Tavinho, Octávio Albuquerque, ambos se envolveram, só que infelizmente uma tragédia acontece e Cristina fica viúva muito cedo. Hoje além de tentar conseguir justiça, ela se dedica a profissão e também com a ajuda de Iauna criar Tavinho.

"Os Moxiruna poderiam encontrar um sacrifício acreditado em um bem sobre o mal, do bom sobre o ruim."

Com toda dificuldade de Tavinho na escola, Iauna sugere pra ele (ainda com 13 anos) fazer um ritual que ela aprendeu na sua tribo para ser mais inteligente, porém isso traria alguns sacrifícios.

Pode parecer que contei o livro inteiro, mas além de não ter spoiler comprometedor, isso não chega nem a ser a primeira parte do livro. O livro é dividido em 4 partes e escrito em terceira pessoa, e esse é o primeiro livro do autor Uranio. O que mais me chamou atenção no livro foi a capa que particularmente achei linda.



Durante a leitura eu infelizmente não me conectei nem com os personagens nem com a história, muita coisa escrita por mais que seja ficção achei tão irreal que não me agradava.

As primeiras partes do livro foram repetitivas, em muitos momentos eu pensava "já sei disso" "você falou isso na página anterior" e com isso me senti cada vez menos a vontade durante a leitura. Muitas coisas poderiam ter sido resumidas, eliminadas do enredo ou até mesmo colocada de outra forma que despertasse mais o interesse do leitor.



A história me prendeu na última parte, e não posso negar que foi algo surpreendente, mesmo que algumas coisas já tenha deixado a entender anteriormente. Dei 2.5 estrelas no Skoob, mas como aqui não tem meia estrela arredondei  parar 3 estrelas.

O livro passa uma lição de escolhas e consequências. Não é um livro que tenho interesse em reler, mas recomendo que leiam e tirem suas conclusões.











Nenhum comentário:

Postar um comentário