Resenha: Amigos Para a Vida - Andrew Norriss

Título: Amigos Para a Vida
Autor: Andrew Norriss
Editora: Valentina
Páginas: 208
Compre: Aqui



Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante. 




Olá, leitores!
Hoje a resenha é aquele livro que vai aquecer seu coração e que você vai querer todos que leiam, principalmente se tiver filhos e sobrinhos adolescentes. Achou a capa fofa e está curiosa com a leitura? Vem que te conto o que achei no livro nessa resenha.

Amigos Para a Vida é um livro do autor Andrew Norriss, lançamento da Editora Valentina. Quando a editora me disponibilizou o livro para a resenha gostei logo de cara da capa e da sinopse. Um livro que fala sobre amizades entre quatro adolescentes fora do padrões e de quebra uma fantasma entre eles, nem preciso falar que a curiosidade foi a mil.


O livro começa com Francis na hora do seu intervalo da escola sentando no banco mais afastado porque já está cansado de ser zoado na escola. Ele está lanchando sozinho quando para sua surpresa uma menina vem andando em sua direção e para ao seu lado. Francis oferece chá a menina, já que está um dia frio e para sua surpresa ela leva um susto. Jessica que na verdade é um fantasma fica feliz porque enfim alguém enxerga ela. A partir daí começa uma nova amizade que vai a mudar a vida deles e de muitas pessoas.

Sabe aquele livro que você quer que todos leiam e que não pode deixar ele parado na estante que seria um pecado? Então, Amigos para a Vida é esse tipo de livro. É um pecado ter ele parado na estante e já falei pro meu filho ler. A mensagem que o livro passa é que devemos aceitar as pessoas como ela são, e que o bullying pode sim fazer uma pessoa ficar com depressão.


Francis é um personagem fora do padrão de sua idade. Ele é adolescente e gosta de moda e costura, e por causa disso sofre bullyng na escola. Francis me cativou logo nas primeiras páginas porque apesar dos seus problemas ele não olha para o seu próprio umbigo, Francis vai ajudar outros adolescentes com o mesmo problema com a ajuda de Jéssica.

Jéssica a fantasminha camarada ( desculpe não podia deixar passar o trocadilho) não se lembra como morreu e porque só Francis foi capaz de vê-la. Jéssica vai ter que descobrir como ela vai seguir em frente e junto com seus amigos ela vai tentar decifrar esse quebra-cabeças.

Outros personagens secundários vão entrando na história com seus problemas e o mesmo quesito em comum, todos sofrem bullying. Não vou falar mais nada para não soltar spoiler, mas todos vão ter um lugar guardado no seu coração.


A capa eu acho linda, e no título tem um auto revelo parecendo linhas já que Francis gosta de costura. Li Amigos Para a Vida numa sentada só, uma leitura gostosa que você vai devorar em algumas horas.

Amigos Para a Vida se tornou uma das minhas melhores leituras de 2018 por falar de temas fortes, mas com uma linguagem fácil para que todas as idades possam ler e indicar a leitura por aí. Um livro que fala sobre amizades, solidariedade e acima de tudo de se aceitar e aceitar o outro do jeito que é. Um livro para toda família ler e é uma ótima pedida para você dar de presente de Natal.




2 comentários:

  1. Oi, Ana
    Já vi o livro por aí e eu também amei essa capa. Adoro livros adolescentes, principalmente esses que tem lindas mensagens para o leitor. Já está na lista!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não tinha tanto interesse no livro, mas a cada resenha que leio sobre o meu desejo aumenta.
    Parece bem emocionante e com uma linda mensagem.

    Beijos

    ResponderExcluir