Resenha: A Pequena Caixa de Gwendy - Stephen King & Richard Chizmar

Título: A Pequena Caixa de Gwendy
Autores: Stephen King & Richard Chizmar
Editora: Suma
Páginas: 168
Compre: Aqui



A pequena cidade de Castle Rock testemunhou alguns eventos estranhos ao longo dos anos, mas existe uma história que nunca foi contada... até agora.
Viaje de volta a Castle Rock nesta história eletrizante de Stephen King, o mestre do terror, e Richard Chizmar, autor premiado de A Long December. O universo misterioso e assustador dessa pacata cidadezinha do Maine já foi cenário de outros clássicos de King, como Cujo e A zona morta, e deu origem à série de TV da Hulu.
Há três caminhos para subir até Castle View a partir da cidade de Castle Rock: pela rodovia 117, pela Estrada Pleasant e pela Escada Suicida. Em todos os dias do verão de 1974, Gwendy Peterson, de doze anos, vai pela escada, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em ziguezague pela encosta do penhasco.
Certo dia, um estranho a chama do alto: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escada até o Parque Recreativo de Castle View, há um homem de calça jeans preta, casaco preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto arrumado.
Vai chegar um dia em que Gwendy terá pesadelos com isso.




"A caixa de botões não só dá poder; ela é poder."

Vamos falar do rei da porra toda Stephen King. A Pequena Caixa de Gwensy é o último lançamento dele publicado aqui no Brasil pela Editora Suma, King escreveu junto com Richard Chizmar, e ele continua me surpreendendo a cada livro.

Nesse livro vamos conhecer Gwendy de 12 anos, ela mora na cidade Castle Rock, uma cidade pacata, porém misteriosa, onde inclusive Stephen King já escreveu outras histórias que se passam nesse lugar como Cujo.

Durante sua caminhada no verão americano pela Escada Suicida, Gwendy conhece Richard Farris, que mesmo após certa relutância, já que ele era um estranho, ela acaba conversando com ele. No final dessa conversa Richard lhe entrega uma caixa, uma caixa de botões. Essa caixa tem uma alavanca onde ela ganha chocolates pequenos, e sempre de formatos de animais diferentes e  moedas de prata de 1891, e os "famosos" botões verde claro, verde escuro, laranja, vermelho, azul, violeta e preto.


Com isso em mãos ela tem o desafio de manter essa caixa em segredo de todos, de evitar apertar os botões a todo custo, já que usados de forma errada poderiam causar enormes catástrofes. A história é contada durante todo o período da adolescência de Gwendy, e com isso vemos as mudanças que ocorrem na vida dela após a chegada dessa caixa.
"Não pode ser — sussurra ela enquanto volta para a cama. — É maluquice. Só que o mundo é maluco. Basta assistir ao noticiário para saber. "

Eu particularmente não conhecia Richard Chizmar, mesmo ele sendo conhecido nos EUA, ainda não tive oportunidade ler algo dele, porém King é meu queridinho a muitos anos, então durante a leitura é possível reconhecer quando a escrita é dele ou não.




O livro foi todo escrito em terceira pessoa e pelo ponto de vista da Gwendy. O livro também contém ilustrações de Ben Baldwin e de Keith Minnion, o que eu particularmente adoro. Como fiz a leitura em e-book, não sei informar a qualidade da edição física, porém no e-book não encontrei erros ortográficos e a diagramação está linda.

Esse livro está longe de ser o que os fãs do King estão acostumados a ler, porque o sangue e o medo passam longe, então recomendo principalmente pra quem nunca leu nada dele, talvez seja uma grata experiência.

Não quero estender muito a resenha pra não dar spoiler sobre a caixa e a vida da Gwendy, porém a reflexão desse livro é extraordinária e nos faz meditar mesmo horas após a leitura do livro, principalmente sobre o quanto muitas das nossas ações podem influenciar outras pessoas, a famosa ação e reação. Esse livro é curto então é ótimo pra te tirar da ressaca literária, recomendo sem sombra de dúvidas.



Um comentário:

  1. Olá, estou a procura de um livro, se puderem me ajudar..:
    é de uma mocinha que vive com o pai, a madrasta e os filhos dela. O filho da madrasta acha que é dono da mocinha, Quando aparece um homem atrás de uma noiva para seu senhor. O mocinho queria uma mulher para cuidar de seus vários filhos e que não fosse bonita. Sempre chega bebês na porta deles e ele diz que sao dele mesmo não sendo. A mocinha se junta aos filhos para infernizar a vida do mocinho, tem uma parte em que ela pede para ele prometer que não chegariam maia bebês na porta,pois ela acredita que são filhos dele mesmo e ele diz que não pode. No final esse "irmao" dele a sequestra..
    No começo quando o homem acha a mocinha, ela está toma suja e feia cuidando dos irmãos pequenos, e assim ele acha que encontrou a noiva perfeita. Aí quando ela tira a touca ele vê que ela é na verdade muito bonita e pensa que o senhor vai querer matar ele.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir