Resenha: Não Confie em Ninguém - Charlie Donlea


Título: Não Confie em Ninguém
Autor: Charlie Donlea
Faro Editorial
Páginas: 350

O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.






"O público tem apetite por crimes da vida real narrados em thrillers sob a forma de documentários"
Eu me tornei fã do Charlie "Mozão" Donlea! Eu já gostava dos livros dele, mas conhecer ele pessoalmente na Bienal e vê que ele além de um ótimo escritor é extremamente simpático e atencioso, só me fez gostar ainda mais dele. Charlie é aquele autor que quero ler tudo que ele escreve, e Não Confie em Ninguém se tornou meu favorito dele.





Não confie em Ninguém conta a trajetória de Sidney, uma repórter que tem como objetivo tentar descobrir se a pessoa realmente está presa pelo motivo correto ou não. Durante essa investigação ela grava um documentário, porém como é gravado conforme ela vai descobrindo, a gente só vai descobrir se a pessoa é inocente ou não quando ela também descobrir.
"Havia algo sedutor em Grace Sebold. E se Sidney conseguia sentir isso nas cartas, tinha certeza de que os telespectadores veriam isso em um documentário."
 Após outros dois programas, ela agora vai começar a investigar o caso de Grace Sebold, que durante dois anos tem mandado incansáveis cartas falando sobre seu caso,  que está presa a 10 anos após ser acusada do homicídio do seu namorado Julian Cristian, em uma ilha no Caribe. Durante a investigação a gente vai acompanhando não só as descobertas do caso, mas também um pouco da vida de Grace, toda vida dela antes do ocorrido, como também depois, o que é uma forma de você tentar visualizar melhor os fatos e tirar conclusões.



O livro foi todo escrito em terceira pessoa, com o foco da narrativa na Sidney, e alguns capítulos com algum personagem secundário e até mesmo trechos do roteiro da série que mostra o que aconteceu com Grace , tudo isso sem deixar o leitor confuso e deixando algumas dicas nas entrelinhas.

O livro foi dividido em  partes e com 6 capítulos. O autor como sempre conseguiu deixar esse livro com uma leitura fluída, nos deixando atenta a cada detalhe, e presa a cada capitulo. A edição da Faro é um caso a parte, porque a cada livro eles me impressionam mais. Durante a leitura além de amar a diagramação eu não encontrei erros ortográficos.

Vi que muitas pessoas se incomodaram com o final, eu particularmente amei e senti que ficou um gancho ali não especificamente pra uma continuação, mas pra dar vida a um personagem secundários, nem que seja em uma participação, como inclusive ocorreu nesse livro.



Não posso deixar de falar que o autor soube expor muito bem o machismo existente nesse meio da  rede televisiva, composta praticamente só por homens, onde muitas vezes ela engole seco as repostas que ele realmente mereciam, já que muitos ali duvidam da sua capacidade.

"— Sabe o que promotores dizem por aqui? Qualquer promotor consegue condenar um culpado, mas é necessário um promotor especial para condenar um inocente."

Não Confie em Ninguém te prende do início ao fim, e recomendo ler ele sem nenhum spoiler. Eu demorei para descobrir o verdadeiro culpado, mas amei esse fato porque realmente o título faz jus a história que é Não Confie em Ninguém. 






2 comentários:

  1. Não tenho interesse nos livros dele, mas é incrível ter a chance de conhecer um escritor que somos fãs, e ele sendo simpático então é mais um bônus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa resenha. Gosto muito desse tipo de livro e, claro, vou anotar para breve. Bjus

    ResponderExcluir