Resenha: Filhos e Soldados - Bruce Henderson

Título: Filhos e Soldados
Autor: Bruce Henderson
Editora: Planeta de Livros Brasil - Crítica
Páginas: 464
Compre: Aqui

A coragem de judeus que fugiram da Europa e se tornaram armas secretas dos Estados Unidos contra o nazismo
Com a Europa ocupada pelos nazistas, a América tornou-se pátria adotiva de inúmeros garotos judeus fugindo da Segunda Guerra. Forçados a abandonar a família, a terra natal e a própria história, o novo continente era a esperança que lhes restava na luta pela sobrevivência.
Mas nem as separações, angústias e incertezas impediram que muitos desses jovens tivessem coragem de retornar à Europa que os expulsou e, heroicamente, ir de encontro a Hitler e o nazismo para lutar novamente – pela pátria que os acolheu e pela que foram obrigados a deixar para trás.
Em Filhos e soldados, o jornalista e autor best-seller Bruce Henderson conta a história inédita de seis garotos que fugiram do Holocausto e, unidos ao Exército americano, retornaram à Segunda Guerra determinados a combater o nazismo.
O livro baseia-se em entrevistas originais, rico acervo de fotos e uma extensa pesquisa que recriam vividamente a história desses garotos desde a infância na Europa, a fuga para a América, até se tornarem uma das maiores armas secretas do Exército estadunidense. Um relato épico de valentia e patriotismo que vai além dos feitos e sacrifícios da guerra mais sangrenta que o mundo já viu e revela, de maneira emocionante, a tentativa desesperada desses jovens de reencontrar seus entes queridos.






"Ditadores nunca se dão por contentes", disse a Guy, "pois nunca vão ficar satisfeitos com seus ganhos territoriais".

Filhos e Soldados foi uma grata surpresa, justamente por tratar de um tema que me interessa e ser algo que é sempre bom ser lembrado e pesquisado, principalmente na situação atual do Brasil. Esse livro é ambientado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de seis garotos que fizeram todo a diferença pra acabar com a guerra que durava anos, eles são os garotos de Ritchie.

Todos os seis Werner Angress,Victor Brombert, Stephan Lewy, Martin Selling, Manny Steinfeld e Guy Stern, todos eles foram forçados a abandonar a família e todas sua história pra tentar sobreviver em um novo continente. Todos foram embora, mas sempre com a esperança de rever seus parentes e até mesmo rever sua terra natal.

Nenhum deles se conhecem, mas de alguma forma os caminhos deles se cruzaram e eles se tornam recruta do Exercito americano. Eles são usados como uma arma de inteligência, já que além de falarem o idioma também conheciam a cultura, o que se tornava uma grande arma contra o inimigo.

Eles mesmo se destacando, ainda ficaram por um período treinando e estudando em Camp Ritchie para liderarem os interrogatórios de prisioneiros de guerra e se tornaram os grandes aliados na batalha contra Hitler.
"Os tanques feridos, homens varados por balas, imagens da guerra que ninguém desejava..."
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade no século XX, ocorrido entre 1939 e 1945. As operações militares envolveram 72 nações, resultaram em 45 milhões de mortes, 35 milhões de feridos e 3 milhões de desaparecidos.

O livro foi todo escrito em terceira pessoa, com capítulos e ponto de vista alternados entre os seis personagens. A capa é linda e durante a leitura não encontrei nenhum erro ortográfico. Eu em alguns momentos me perdi na leitura justamente por intercalar seis povs diferentes, mas em certo ponto da leitura ela fluiu e isso não interferiu mais na minha compreensão.



Durante a leitura muitos trechos e frases me fez refletir sobre a atual situação do Brasil, e falar que não estou com medo seria uma enorme mentira, estamos em uma situação onde é difícil a gente não se abalar com o que está acontecendo e deixar tudo de qualquer jeito. Acredito que tanto eu quanto a Ana já deixamos bem explicita qual é nossa posição nas redes sociais, não vamos de hipótese alguma apoiar um candidato prega autoritarismo e intolerância, além de não ter um Plano de Governo nada convincente.

Então só peço que pensem muito antes de votar, porque as provas do que uma guerra ou uma ditadura pode causar está aí em livros pra todos estudarem, vamos votar com a consciência pra não deixar o retrocesso acontecer. Poderia ficar horas falando aqui sobre esse livro e o quanto ele mexeu comigo, mas vou parar pra evitar spoilers da vida dos garotos, e também pra pedir que vocês leiam e reflitam sobre o assunto.





Um comentário:

  1. Ah, que legal saber sobre esse livro!
    Gosto muito de ler sobre essa época, e esse é bem diferente dos outros que já li.

    Beijos

    ResponderExcluir