Resenha Cage - Andy Collins

Título: Cage
Autora: Andy Collins
Editora: The Gift Box
Páginas: 256
Compre: Aqui


Mentiras são fáceis de se dizer, fluem com naturalidade assim como as ondas.
Uma após a outra. Consumindo. Afogando. Até que chega em um ponto que você não consegue mais voltar a superfície. É nesse estágio que me encontro. Mas não é fácil ignorar o rosto do único homem que eu amei. Mesmo que esse rosto me atormente. E agora meu castelo de areia será derrubado pelas minhas ondas de mentiras.
Não posso fugir.
Não posso gritar.
Não posso dizer a verdade.
Cage está de volta e meu inferno acaba de ganhar um novo significado.










"Ela merece o mundo, e estou mais do que disposto a dá-lo para ela."

Eu li Cage no lançamento independente da Andy do ano passado, e reli essa semana agora em livro físico lançado pela The Gift Box. Por mais que eu já conhecesse a história, ela não deixou de me surpreender e principalmente ser um tapa na cara com uma história mesmo que fictícia, é real na vida de muitas pessoas.

O livro conta história de Cage e Erin, ambos tiveram um relacionamento na adolescência e estavam com tudo organizado pra um futuro casamento. Eles iriam para faculdades diferente, mas ainda assim estavam com tudo organizado pra continuar o relacionamento. Cage já tinha recebido a proposta pra jogar futebol americano e Erin iria realizar seu sonho de ser professora, só que "algo" acontece e muda o rumo de tudo e de todos, e hoje 11 anos depois Cage está voltando para sua cidade.

"Ele começa a andar, me empurrando até parar, quando minhas pernas batem na cama. Ele continua com a mão envolvida no meu pescoço, aumentando a força do aperto a cada palavra qe sai da sua boca..."

Erin hoje vive um casamento de terror, todo o conto de fadas que um dia ela sonhou se tornou pesadelo no momento que ela se casou com Luke, e após 11 anos ela continua nutrindo um amor por Cage e ainda sobrevive em um relacionamento abusivo, fazendo a vida dela um total inferno.



Aproveitando que o livro abordou um tema intenso e real, nada melhor do que falar do assunto aqui do blog, porque se a autora trouxe o tema à tona, é pra ser uma forma de conscientização e nada melhor do que abranger ainda mais ele aqui no blog. A Andy trouxe a tona um tema polêmico capaz de fazer você julgar a forma de abordagem e é isso que mais amei nesse livro. Acredito que ainda temos uma venda nos olhos sobre esse assunto, e quanto mais ele for abordado mais essa venda vai cair.

"Todos somos capazes de conseguir o que queremos, Erin. Basta ter coragem. E não se esqueça: você não está mais sozinha."

Antes de mais nada, vocês sabem o que é um relacionamento abusivo? Saberiam identificar ele? E se a resposta foi sim, acho que está na hora de repassar nossos conhecimentos, e se foi não, vou deixar abaixo alguns sinais que podem te ajudar a identificar um relacionamento abusivo. E antes de mais nada, nunca julgue ninguém por viver nesse tipo de relacionamento, só a pessoa é capaz de entender o que ela tá passando e as dificuldades em sair desse tipo de relacionamento, então NÃO JULGUE, AJUDE!

Lembre: violência não é só física.
1. Em qualquer conversa é comum ele fazer você sentir que não entende nada ou que está sempre errada.
2. Quando você não concorda com ele, ouve coisas como "você é louca", que "isso é coisa da sua cabeça" ou que você está fazendo drama à toa.
3. Ele se acha no direito de controlar a sua vida e as suas escolhas.
4. Você faz coisas contra a sua vontade por medo de como ele pode reagir. Ou ele não respeita quando você diz "não", inclusive durante o sexo.
5. Ele "nunca te bateu", mas você costuma ter hematomas causados por ele ou ele usa a força física "para te acalmar".
6. Ele te fala que ninguém nunca vai te amar, te aceitar ou te querer além dele.
7. Ele não reage bem a suas conquistas e às coisas boas que acontecem na sua vida.
8. Ele não gosta que você fale com outras pessoas, especialmente longe dele, ou tenta te fazer acreditar que a única opinião que você deve ouvir é a dele.
9. Ele faz você sentir que a culpa por ele ser agressivo ou ameaçador é sua.
10. As ações dele fazem você se sentir estranha ou questionar se o que aconteceu foi normal.
11. Ele fala que em briga de homem e mulher outras pessoas não devem interferir e que seus problemas são "coisa de casal".
12. Ele não te agride, mas desconta a agressividade batendo em mesas, portas e outros objetos.
13. Ele grita com você.
14. Ele te agride.
15. Ele sempre é agressivo ou violento, mas toda vez promete que não vai mais fazer isso.


Outro detalhe/desabafo que quero fazer é que quando alego que o livro romantizou o relacionamento abusivo (não foi o caso de Cage), não estou em momento algum julgando o autor ou os leitores, e sim a forma que a história foi abordada. Muitas vezes uma pessoa lê um livro onde é romantizado alguns fatos, a pessoa pode se sentir mal, e pode até ser um gatilho pra ela. Então, antes de qualquer coisa pense se realmente aquilo era algo que vocês gostariam de ter na vida de vocês, se a reposta for NÃO ou você tiver dúvidas, evite abordar. Pensar no outro e se colocar no lugar de alguém deixou de ser bonito pra ser algo essencial e que pode ajudar muito o dia a dia da pessoa.




Quero aproveitar e agradecer a The Gift Box e a Andy Collins por realizarem um projeto tão lindo. Caso você não saiba, 10% das vendas dos e-books de Cage serão doadas para a Associação Fala Mulher, que trabalha no auxílio de mulheres que foram vítimas de violência.

Se você está em um relacionamento abusivo ou conhece alguém que está em um relacionamento abusivo, procure ajuda. Você pode conversar com alguém de sua confiança, ligar para o 180 a Central de Atendimento à Mulher que funciona sete dias por semana e 24 horas por dia, ou procurar uma Delegacia da Mulher. Segundo o Mapa da Violência 2015 Homicídio de Mulheres no Brasil, duas a cada três vítimas de violência atendidas pelo SUS são mulheres. Mas, vale lembrar, não são apenas homens que podem ser violentos em relacionamentos.



A capa como sempre está de arrasar porque é isso que a Dri sempre faz, arrasa em todas as capas feitas por ela. Tive meus personagens favoritos e isso não inclui Cage , acredito que a inteligência de outro personagem ofuscou Cage deixando ele chato em alguns momentos.

"... O que eu quero dizer, Erin, é que você precisa enxergar e aceitar que não é responsável por nada disso. Só existe um monstro nessa história, e nós sabemos que não é você."

Os personagens secundários são lindos e de extrema importância para o amadurecimento dos personagens, e terão sua história completa com previsão de lançamento da história de Estela pro The Gift Day em Dezembro. Antes que eu me esqueça, se você já leu pode reler sem medo porque essa nova versão tem uns extras muito f**a. Acredito que me prolonguei bastante nessa resenha, mas é um tema que precisa ser abordado e discutido com mais frequência, e muitas vezes não consigo me calar, sorry kkkkk.


Se você nunca leu um livro dark e tem interesse em ler algum, acredito que Cage da autora Andy Collins seja uma boa forma de iniciar. Por mais que traga temas polêmicos a autora conseguiu deixar ele um livro de leitura rápida. O livro está disponível em e-book na Amazon e em versão física no site da The Gift Box. Eu super indico essa leitura. Se você também assim como eu gosta de um romance dark não pode deixar de conferir mais um livro da autora Andy Collins.









Fonte: https://www.buzzfeed.com/florapaul/sinais-de-um-relacionamento-abusivo?utm_term=.nlpZqyZag#.ynx3v83Np


10 comentários:

  1. Oi, Raquel,

    Apesar de já ter ouvido falar, eu não sabia exatamente do que o livro se tratava. E, talvez pode ser uma das minhas futuras leituras. O tema ressaltado é de extremo valor e importância, e ler o que a autora tem a nossas passar sobre o mesmo, seria cordialmente formidável.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!
    Os livros da Andy estão na minha lista tem um tempo, mas até agora não consegui ler nenhum.
    Sei que ela tem uma legião de fãs bem grande, espero me tornar parte desse grupo. Sobre Cage, o que posso dizer é que se tiver a chance quero ler sim, porém devo dizer que não me senti tão atraída quanto achei que ficaria não, mesmo sua resenha sendo bem positiva, fiquei com aquele gostinho de que falta algo pra mim, sabe?!
    Porém não vou descartar a leitura não, vou deixar esse mais pra frente, quero ler os outros da autora antes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa... É um assunto tão necessário!
    Uma leitura forte, mas acho que é uma maneira de mostrar a realidade de muitas para que quem tá fora, não julgue.
    Confesso que fico incomodada com romantização de relacionamento abusivo na literatura, não consigo compreender o que o autor está tentando passar.
    Gostei de saber sobre esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li depois que foi lançado pela Gift, tenho que ler algumas partes.
    Adorei esse livro, ansiosa pelo livro da Estela. A capa realmente é linda, o livro físico ficou com uma edição bem legal.

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante falar de relacionamento abusivo, mas não sei bem se essa leitura não é muito romantizada. Pessoas que estão em um relacionamento parecido pode achar que tudo é lindo e vai terminar numa boa, e sabemos que não é assim. De qualquer forma quero ler assim que puder para poder falar mais sobre o assunto. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, parabéns!
    E concordo completamente com você, não devemos julgar uma pessoa que continua em um relacionamento abusivo, só ela sabe o que está passando!
    A The Gift Box e a Andy Collins estão de parabéns em doar parte das vendas a Associação Fala Mulher, só por esse motivo já quero compra Cage.
    Mas como não gosto de um romance dark pretendo iniciar a leitura com cautela...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia este livro e ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora. Achei a proposta do livro um tema bem atual, pois muitas ainda não sabem bem sobre relação abusiva. Fiquei com aquela curiosidade sobre a trama, a capa é linda e chama muito a atenção!

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Gostei demais do lembrete de não julgue, ajude e da lista dos 'sintomas' de um relacionamento abusivo.
    Gostei de várias coisas: o livro trazer um tema polêmico, gosto de livros assim; de ser escrito em primeira pessoa por vários personagens, porque podemos ter o ponto de vista de vários lados e livro dark, bem sombrio, fiquei curiosa...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel,
    Também acho muito importante que esse assunto seja abordado com mais frequência, para que as mulheres que sofrem algum tipo de violência saberem que podem pedir ajuda e é possível sim, se verem livres desse terror. Sobre o livro, acompanhar Erin vivendo com um monstro deve ser angustiante, principalmente, por causa de toda veracidade que a história passa. Seu reencontro com Cage pode ser sua libertação ou a intensificação da situação que ela vivencia. Nem todas todas as vítimas conseguem alguém que as salve, mas que bom que na ficção isto é possível.

    ResponderExcluir