Resenha: Procurando Gobi - Dion Leonard

Título: Procurando Gobi
Autor: Dion Leonard
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 256
Compre: Aqui



Procurando Gobi é o relato espetacular de Dion Leonard, um ultramaratonista experiente que se depara com uma cachorrinha perdida enquanto percorria os 250 quilômetros pelo Deserto de Gobi, enfrentando condições extremas. A adorável filhotinha, que mais tarde seria batizada de Gobi, correu lado a lado com ele pelas montanhas, enfrentou uma tempestade de areia, o sol escaldante, cruzou dunas imensas e vilarejos remotos.
Vendo sua determinação e coragem, Dion apegou-se cada vez mais à sua companheira de corrida, inclusive fazendo planos de cuidar dela dali em diante. Porém, antes que pudesse levá-la para casa, Gobi some em uma cidade chinesa com milhões de habitantes, e Dion começa, então, uma corrida contra o tempo para tentar encontrar a cachorrinha mais uma vez.








A verdade é que essa cadelinha me mudou de tal modo, que só agora começo a compreender. E, talvez, nunca chegue a entender totalmente.

O mês de junho foi um dos mais fracos de leituras do ano até agora pra mim, sabe quando simplesmente nada te anima pra ler? Eu praticamente enrolei nas leituras o mês inteiro, peguei esse livro sem nenhuma intenção de ler e quando vi já tava acabando kkkkk. Procurando Gobi é uma autobiografia do maratonista Dion Leonard e toda sua luta pra poder ficar com a cachorrinha Gobi.

O autor quando começa a narrar o livro ele está casado com Lucja, que além de esposa também é sua companheira em diversas maratonas. Dessa vez ele está se preparando para correr sozinho uma maratona no deserto e dessa vez ele vai para a corrida de 250 KM deserto de Gobi (situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia). E é nessa maratona que ele encontra, ou melhor dizendo, que Gobi encontra Dion.


O autor durante a maior parte do livro intercala a história entre o presente e o passado, nos mostrando muito mais do que a sua luta em ficar com a cachorrinha Gobi, ele conta sua vida e todas as dificuldades, desde o falecimento do seu pai e a forma difícil que sua mãe teve pra superar o luto, das vezes em que os adultos desacreditaram dele entre muito mais coisas.

Dion Leonard, Lucja e Gobi

O livro foi todo narrado em primeira pessoa, dividido em seis partes e durante a leitura infelizmente encontrei  alguns erros de digitação, mas nada que interfira na leitura. Eu fiquei apaixonada pela capa por ser simplesmente a cachorrinha do livro.

De primeiro momento eu achei o livro um tanto quanto cansativo, mas como falei no inicio  da resenha, acredito que após algum tempo sem ler no mês junho acabei demorando um pouco mais pra me acostumar.

Se a Gobi me salvou? Não considero que eu estivesse perdido, mas com certeza ela me mudou. Eu me tornei mais paciente e tive de enfrentar os demônios do passado. Ela se somou às coisas positivas da minha vida, que começaram quando conheci a Lucja e, que se seguiram quando descobri a corrida.

Dion narra de uma forma que faz você enxergar os cenários, e foram tantas corridas que já estava até ficando sem fôlego kkkkk. Terminei esse livro me sentindo pronta pra correr uma maratona, mas não me arrisquei porque sei que não aguento correr nem até na esquina kkkkk.

Gobi te encanta na primeira aparição no livro, a forma que ela se adaptou com Dion e a conexão que tiveram foi linda. E é a partir do momento em que ele luta pra levar a cachorra da China para sua casa em Edimburgo que o livro ganha outra vida. A luta em levar Gobi para morar com Dion, e como diversas pessoas de todos os cantos do mundo se sensibilizam e ajudam, cada um do seu jeito. Uma história que poderia ser só mais uma, ganhou proporções que Dion nunca imaginou.

Ler toda aquela conexão deles mesmo longe e todas as lutas foi simplesmente lindo. Procurando Gobi é uma história linda de amor, superação e lutas, e acima de tudo uma história de conquistas.






10 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Livros como esse, reais, são muito introspectivos, por o leitor poder conhecer toda a história introdutória e final. Ainda mais por serem com animais, o que torna tudo linear.

    É um livro no qual desejo realizar sua leitura. O enredo e a capa me interessaram.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não consigo ler livro com cachorro haha eu choro o livro todo.
    Não conhecia esse, e fiquei interessada na leitura mas sei que ao invés de querer correr uma maratona eu vou agarrar minha cachorra e querer chorar.
    Uma pena os erros, mas que bom que deu para realizar a leitura.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Bom, se tem cachorro e é real eu já adoro. Foi uma luta para esse corredor mas eu também me apaixonaria por essa cadelinha. Amo animais e gosto de ver como eles fazem o ser humano repensar a vida. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Amei suas fotos!!! Sua modelo arrasa.
    Também amei a capa.
    Tô querendo comprar ele pras crianças lerem, mas estou com medo, já querem tanto um cachorro, e com a luta de Dion pra ficar com ela, vão me cobrar mais ainda (amo cachorro, mas estou sem tempo pra cuidar :( ).
    Essa conexão que vc citou, me lembrou de Marley e eu, livros com cachorros, sempre me deixa maravilhada, apaixonada.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho uma paixão imensa por livros que conta historia de animais, eu sofro com eles.. Esse tem uma biografia muito boa e com certeza emociona também..
    Adorei muito e espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    sinto por suas leituras de junho, espero que em julho melhore,
    Bem, gosto muito de livros autobiográficos e ver que aqui, além da história do autor, envolve a 'perda' da sua companheira de viagem, deve ser emocionante, espero apenas que ele a encontre no final e que ela não tenha morrido, porque fico triste quando isso acontece com os animaiszinhos dos livros, principalmente sendo história real.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel,
    Histórias com animais sempre mexem comigo e quando é baseado em fatos reais me deixa ainda mais comovida. Este livro tem muito mais a contar além do encontro com Gobi e gosto disso, pois nos permite uma maior conexão com os personagens. Lendo a resenha fiquei me perguntando o que teria acontecido a Gobi se Dion não tivesse feito a maratona e quero acreditar que independente do encontro deles ela teria ficado bem. Procurando Gobi não é um livro que me deixou muito curiosa, mas se o momento surgir darei chance a essa história.

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel. Saudades das resenhas rsrsrs. Espero que esteja tudo bem. Bjus.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel,
    Não costumo gostar de autobiografias, mas, como tem um animal como principal na história, claro que me ganhou... Muito bonita a luta de Leonard, imagino que corredor não seja um profissão fácil, mas, mais bonito ainda é esse encontro dele com Gobi, quanto amor não é? Não deve ter sido um momento fácil quando ele a perdeu :/
    Enfim, eu pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu me considero uma pessoa "sem coração", e não tenho paciência pra essas histórias do tipo "amor, superação, autodescobrimento etc", mas quando se chata de bicho meu coração amolece kkkkkkk de qualquer jeito, não senti nenhuma vontade de ler o livro, simplesmente porque não é meu gênero. Eu também tô numa fase que não tô conseguindo ler muito, de fato o ano inteiro foi assim, e esse sobre um corretor lidando com seus problemas e querendo ficar com um cachorro que encontrou (apesar de ser mais profundo do que isso) não me interessou. Mas a sua resenha foi ótima :)

    ResponderExcluir