Resenha: Spider Bones - Temperance Brennan #13 - Kathy Reichs

Título: Spider Bones - Temperance Brennan #13
Autora: Kathy Reichs
Editora: Fundamento
Páginas: 336
Compre: Aqui

Livro que inspirou o seriado Bones - Best-seller Nº 1 do New York Times
“Até que eles voltem para casa” – lema do JPAC
Quando a antropóloga forense Temperance Brennan é chamada para investigar a cena de um afogamento em Quebec, uma descoberta chocante à espera: a vítima, identificada como John Charles Lowery, era um soldado americano declarado como morto em 1968, no Vietnã. E as impressões digitais confirmam sua identidade. Então, quem estaria sepultado no túmulo desse veterano na Carolina do Norte? E como é que um ex-soldado americano, que supostamente morreu há mais de 40 anos, foi parar no Canadá? Tempe decide investigar o túmulo de Lowery e levar os restos mortais para uma análise minuciosa na sede da JPAC, o Comando Conjunto de Responsabilidade pelos Desaparecidos em Ação e Prisioneiros de Guerra – um verdadeiro complexo militar no Havaí. Com a ajuda de Andrew Ryan, seu colega e ex-amante, a intrincada investigação de Tempe a conduz a mais um conjunto de restos mortais. Agora ela tem em mãos um verdadeiro quebra-cabeças: três corpos, todos identificados como sendo de Lowery. Investigações paralelas surgem quando a médica-legista de Honolulu pede a Tempe que a ajude a identificar dois corpos que apareceram na praia. Seriam simplesmente vítimas de ataques de tubarões? Temperance vai ter que usar todo o seu conhecimento científico para desvendar esse emaranhado de corpos. Mas, definitivamente, desenterrar o passado pode ser muito mais perigoso do que ela imagina.





“As primaveras do Quebec geralmente significam muito trabalho para mim. Os rios descongelam. A neve derrete. Os corpos emergem. A população abandona o conforto de seus sofás pelo ar livre. Algumas pessoas descobrem os corpos, outras se juntam a eles.”

Para quem não sabe eu sou apaixonada pela série Bones,  fiquei até "deprê" quando ela chegou ao fim, e quando vi esse livro eu só sabia pensar :" EU PRECISO LER, EU PRECISO LER!". Spider Bones é o livro que deu origem a série, e claro que eu precisava conhecer.

Spider Bones é o 13° de uma série, e vai contar a história da antropóloga forense Temperance Brennan. Cada livro é uma história diferente, então pode ser lido separadamente. Nesse livro a Dra. Brennan  foi chamada pra investigar a cena de um afogamento em Quebec. A vítima é John Charles Lowery, um soldado americano que  foi declarado morto mais ou menos 40 anos atrás, e daí em diante começa toda uma investigação pra entender como esse corpo simplesmente foi aparecer no mar.

"Trabalho no Laboratório de Ciência Judiciárias e Medicina Legal de Montreal. Investigo para a província os decompostos, mumificados, mutilados, desmembrados e também os esqueletos, ajudando o legista com identificação, causa da morte e intervalo pós-morte."

No decorrer da investigação Brennan acaba indo pro Havaí, e além da investigação que Brennan já está fazendo, ela ajuda também uma outra médica legista a identificar corpos que supostamente foram atacados por tubarões. E daí em diante vamos nos envolvendo com a história e tentando solucionar esses casos.



O livro foi todo escrito em terceira pessoa e contado pelo ponto de vista da Brennan. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e confesso que a capa da editora Fundamento é uma das mais bonitas publicadas pra esse livro.

Agora vamos pra algumas considerações referente livro e série.
A principal é: não se iluda achando que vai encontrar os personagens da série nesse livro, porque não vai! Essa foi uma das coisas que em primeiro momento me chateou, porque tava louca pra ver o Seeley Booth, o Rei do laboratório, a Cam e a Angela, e não tinha nenhum além da Brennan  (desculpa, mas já me sinto íntima da personagem e nem chamo mais de doutora kkkkk).

Meus lindões, ops, os personagens da série <3


Alguns personagens como Ryan, o ex namorado da Brennan, me fez lembrar em alguns momentos o Booth, mas ainda assim não é ELE kkkkk,  e a Brennan aqui no livro não lembra em nada a personagem da série. Alguns  detalhes específicos foram uma baita surpresa pra mim, pra quem não assiste a série algumas revelações não seriam surpresa, mas pra quem assiste pode ser, então prefiro evitar esse tipo de spoiler.

"Depois da morte, bactérias aeróbicas começam a agir no exterior do cadáver, enquanto suas irmãs anaeróbicas se dedicam ao trabalho nas vísceras."

Como o livro foi escrito por uma antropóloga forense, pode ser que algumas citações se tornem confusa pra quem não está acostumado com os termos, eu particularmente sabia onde estava "pisando" quando decidi ler esse livro, já que amo a série. Diversos termos fluíram bem e alguns a própria personagem explica no decorrer da história. Em alguns momentos senti massante algumas explicações, seriam coisas que poderiam simplesmente ter uma explicação mais superficial. Os personagens em si aqui no livro são bem diferentes da série, tanto por não ter vários, como pelas personalidades, mas a investigação não deixa a desejar.

A história criou vida após a página cem, e eu não via a hora de descobrir tudo, acho que foi o momento que me desapeguei a série e realmente entrei no livro. Se preparem pro final desse livro, onde você fica de boca aberta com as revelações e foi o que realmente me fez gostar da história. Se você gosta de um bom livro policial acredito que vai gostar desse livro e toda sua investigação.











11 comentários:

  1. Oi, Raquel.

    Eu não conhecia a série e nem o livro no qual a mesma foi baseada, mas esse mistério todo é intrigante.

    E, toda a experiência da autora depositada no livro, o torna rico em detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Opa, essa série eu conheço. Esse é o tipo de livro que me atrai. Gosto de crimes, investigações e surpresas. Vou anotar já para não esquecer. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    Eu adorava assistir Bones, mas nunca assisti a todas as temporadas, até porque não era tão interessada nas histórias pessoais dos personagens e, sim, nos casos que eram investigados. Este livro além da investigação do corpo encontrado trás um suspense referente a quem estaria no suposto túmulo do soldado e achei isso bem interessante. Eu já sabia que tinha essa série de livros, mas não sabia que havia tão poucas semelhanças entre ela e a série da TV o que é uma pena, pois seria bem legal acompanhar os mesmos personagens em ambos os meios. Eu sei que se eu ler esses livros vou gostar, pois são bem meu estilo, mas por hora não irei encarar por já ter muito livros em minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Estava aqui pensando que nunca ouvi falar da série nem do livro... mas acho que já vi posts sobre a série.
    Mas é a primeira vez que leio sobre.
    Eu não curto investigações, então é uma leitura que eu não faria. Tenho a sensação que a narrativa pode ser um pouco cansativa.
    A capa está bem legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! realmente a capa é linda, não sou fã desse tipo de leitura, geralmente a gente se decepciona quando tenta comparar a literatura com series ou filmes,sempre fica faltando algo na adaptação, no seu caso se apaixonou pela serie mas o livro já não tem os mesmos personagens, gosto de ler todas as resenhas independente do gênero, mas infelizmente não vai entrar na minha lista de leitura, mas para quem curte é um a boa dica de leitura e já pode acompanhar a serie.

    ResponderExcluir
  6. Quero assistir essa série, já sei que vou gostar.
    O livro é meu número kkkkk, vou ler antes de começar assistir pra não ficar com a mesma sensação que você, sentindo falta dos personagens.
    Como sempre, ótima resenha, sem spoiler <3

    ResponderExcluir
  7. Adoro este tipo de série, mas nunca li nenhum livro que abordasse este tipo de tema. A trama de crimes e investigação sempre me chamaram a atenção, darei uma chance para um e-book deste livro. Confesso que não curti a capa, porque morro de medo de aranhas. Como você citou, lerei o livro antes, senão acabamos associando os personagens, e meio que desilude a pessoa hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Costumava assistir a série, mas nem sabia que tinha livro.
    Gostei de ver que é investigativo e de certa forma diferente da personagem da série.
    Fiquei bem curiosa porque gosto do estilo.
    Desejo que a semana seja abençoado!
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Primeira vez que vejo o livro, a capa me chamou bastante atenção e agora depois de ler a resenha eu gostaria mto de conhecer os livros, o enredo parece ser bom, eu vi a série algumas vezes espero que qdo conseguir ler eu curta como curtia a série.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Cara realmente o livro me chamou atenção a capa e a sinopse também mas sério mesmo que tem 12 livros Antes desse fiquei um pouquinho desapontada em te querer Outros tantos livros Antes desse

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel,

    Gosto muito de séries e livros deste gênero. Não acompanhei a série, mas sempre vejo alguns episódios na TV, e realmente é uma série bem legal. Gostei muito de saber que é baseada em livros, isso eu não sabia. Gostei muito do enredo, e é claro que fiquei curiosa para saber o desfecho deste caso. Realmente essa capa é incrível, gostei muito. Geralmente as adaptações diferem muito mesmo dos livros, uma pena que esse não tenha sido exceção. Mas parece que o livro é tão bom quanto a série. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir