Resenha: O Colecionador de Memórias - Cecelia Ahern

Título: O Colecionador de Memórias
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Compre: Aqui


 Quando Sabrina Boggs tropeça em uma misteriosa coleção de bolinhas de gude que pertencia ao seu pai, percebe que não sabe nada sobre o homem com quem cresceu. É uma coleção valiosa e incomum – incomum se ela pensar no homem que sempre conheceu. No entanto, há algo real lá dentro, muito verdadeiro sobre seu pai, ou sobre a criança que ele fora.
Sabrina só tem vinte e quatro horas para descobrir os segredos do homem que ela pensava conhecer. Um dia para exumar memórias, histórias e pessoas que não sabia existirem. Um dia que a mudará para sempre.
Fazendo uma busca pelas memórias de seu pai, Sabrina persegue uma busca de identidade; os segredos que ela trará à tona irão mudar tudo o que dava por certo em sua vida. Mas se seu pai não é o homem que ela achou que fosse, quem é a própria Sabrina?




 Olá, leitores!
Hoje a resenha é de um lançamento que estava bem curiosa para ler. Quando eu vi que era um livro com pai e filha sabia que ia me emocionar lendo. O livro chegou aqui em casa pela editora Novo Conceito e querendo ler um bom drama eu comecei a leitura. Vamos lá ver o que eu achei de O Colecionador de Memórias.

"Quando se trata de lembranças, há três categorias: coisas que quero esquecer, coisas que não consigo esquecer e coisas que esqueci que havia esquecido, até me lembrar delas."

O Colecionador de Memórias é um livro da autora Cecelia Ahern, lançamento da editora Novo Conceito. Já li outros livros da autora e todos me emocionaram demais. Com esse livro não foi diferente, nesse livro vamos conhecer Sabrina que está em busca das bolinhas de gudes de seu pai, que está perdida e a infância até os dias de hoje de Fergus, pai de Sabrina. Uma história  cheia de lições de vidas e muita reflexão.

O livro começa com Fergus Boggs contando como começou a sua paixão por bolinhas de gude. Desde de pequeno ele nutre essa paixão, e com o passar da leitura vemos como ele lida com essa paixão ao passar dos anos. Sabrina sua filha agora com 30 anos, casada, e com um emprego não tão emocionante assim, acaba recebendo as bolinhas de gude e percebe que está faltando duas caixas de bolinhas de gudes e as mais valiosas. Ela vai atrás dessas tais bolas de gude, e nessa trajetória ela vai conhecendo mais de seu pai e de seu misterioso passado.

O começo do livro já foi forte e pensei: caramba  autora teve coragem de alfinetar a igreja e mostrar como os padres eram antigamente. Já no começo me emocionei e vi que não ia conseguir largar a leitura até terminar, e foi exatamente assim que aconteceu. Cada página virada queria descobrir onde estava as tais bolinhas e descobrir como foi a vida de Fergus e como será seu futuro.

"Você sabe, dizem que as pessoas que acumulam têm problemas emocionais. Que estão guardando esse monte de coisas porque temem abrir mão."

Fergus está co 57 anos e depois de tanto estresse teve um derrame. Hoje ele vive em uma casa de repouso e não se lembra de algumas coisas do seu passado e também das suas memórias recentes. Junto com ele vamos visitar seu passado e descobrindo como as bolas de gudes mudaram sua vida para melhor e parar pior. Foram muitos segredos guardados e revelados que Sabrina vai até o fim para descobrir quem realmente seu pai era.



Sabrina é quem vai atrás desse mistério que é todo revelado em um dia. Ela não vai sossegar até descobrir porque ela nunca soube que se pai jogava bola de gude e tinha uma coleção. Sabrina vai ser implacável nessa busca e vai refletir se ela é igual ao seu pai. As bolinhas de gudes vai mudar completamente seu ponto de vista de quem é o seu pai.

"Todos nós temos coisas que jamais queremos esquecer. Todos nós precisamos de alguém que se lembre delas, só para garantir."


Os personagens secundários aparecem a todo momento. Fergus tem 7 irmãos e cada um aparece de alguma forma, mas Hamish que vai ter o papel importante na história. Adorei que os personagens secundários e me vi querendo saber o que também ia acontecer com eles.


Tirei algumas estrelas da história por achar que no final deixou a desejar com alguns finais abertos. Queria saber o que vai acontecer depois de tudo. O mistério ronda todo o livro para no final ser corrido e você ficar se perguntando: mas já acabou? Foi uma pena, quando gostamos da história queremos que nunca acabe, não é mesmo?

A capa tem tudo a ver com a história que é Sabrina correndo para saber das bolinhas de gude e Fergus ali ainda criança, só mudaria as bolinhas de gude na capa para algo mais real. A história é narrada por Sabrina e por Fergus voltando ao seu passado e no seu presente também. A diagramação está perfeita e a fonte está no tamanho perfeito para leitura. O livro te 268 páginas que li em dois dias e nem senti a história passar. Uma leitura fluída e rápida, perfeita para passar o tempo.

"As pessoas mudam, assumem lugares que queriam ou são forçados a assumir, em papéis que nunca quiseram. Isso acontece sem ninguém notar, mas está tudo mudando, o tempo todo."

O Colecionador de Memórias é aquele livro que te faz refletir o que você está fazendo com sua vida e se você está sendo você mesmo. Uma história linda de pai e filha, tocante até a última página. Indico a leitura para você que gosta da autora e quer uma leitura rápida. Vale a pena leitura se você gosta de se emocionar e refletir lendo.




11 comentários:

  1. Gostei da sinopse, já tinha ouvido a respeito do livro, não conhecia a autora , adoro livros com conteúdo um pouco mais emocionais e que nos fazem refletir sobre nossas relações, seja com a família ou com o mundo em geral, o livro está em minha lista de leitura, bjss, adorei a resenha como sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Carolina.

    É impressionante como, de forma simples, a autora consegue passar essa reflexão para o leitor. E, em como a partir do passado revelador do Fergus, a Sabrina pôde obter algo.

    Sem dúvidas, é um livro que quero ler, pois estou nessa vibe de ler livros reflexivos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a autora, tanto pouco o livro. Mas me parece ser um livro cheio de lições e reflexões, como você citou acima. Este tipo de leitura que te leva a refletir, são bem interessantes, pois muitas vezes esquecemos disso, vamos vivendo a rotina do dia a dia e esquecemos de refletir sobre as nossas ações, e sobre a nossa vida. Esses finais "corridos" me chateiam, porque muitas vezes seria só mais uns 2 ou 3 capítulos para dar um final bacana e desenrolar a história com mais calma, e vejo que muitas autoras pecam neste quesito. Já por outro lado a autora conseguiu manter a leitura de modo que fosse fluída, e isso é ótimo, é ruim quando a leitura "trava" e lemos só para finalizar o livro mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Carolina,

    Sou fã da escritora, então é claro que estava curiosa para conhecer o livro. Confesso que quando você falou que o livro se tratava de relação entre pai e filha, não gostei tanto, porém, no decorrer da resenha, quando vi que a história tem mistério, fui fisgada. Fiquei bem curiosa para saber sobre a relação da triste história de Fergus com as bolinhas de gude e como Sabrina lidou com isso. Uma pena que o final tenha sido corrido, e que você queira mais. Sei bem como é, fiquei assim em Simplesmente Acontece (Amei a foto... hahah). Ótima resenha, gostei muito da dica, me deixou com vontade de conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  5. Os livros da autora tem esse efeito, fazer a gente refletir, já li três delas, gostei muito de dois, mas depois de ler Simplesmente acontece dei uma travada, quero ler esse, gostei muito da sinopse, pena que o final ficou corrido, mas estou curiosa pra saber esses segredos rsrsrs adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Amo a escrita da Cecelia, mas já tem um tempo que não leio nada dela.
    Fiquei ainda mais interessada nesse livro, gosto de leituras reflexivas e gostei de saber que é uma leitura rápida e emocionante.
    Acho muito bonito abordar a relação entre pai e filha, ainda mais com a personagem descobrindo a essência do pai.
    Quero ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É uma pena quando o final não nos agrada. Parece novela, que tudo se resolve no ultimo capitulo. Apesar de saber disso, meu interesse é bem grande. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Geralmente não me vejo interessada nas premissas dos livros Cecelia Ahern, pois não são o tipo de trama que gosto de acompanhar. Claro que todo o autor tem sempre um livro que se destaca para cada leitor e, neste caso, o O Colecionador de Memórias foi o que mais me chamou atenção dos já publicados da autora. Um drama que tem muito a oferecer e relata um amor entre pai e filha é, no mínimo, emocionante e a autora escolheu caminhos bem diferentes para contar essa história. As bolinhas de gude representam muito mais do que aparentam, são o elo entre Fergus e Sabrina e excelente analogia sobre, realmente, se conhecer uma pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Ana!
    Primeira resenha que leio desse livro e estava ansiosa por saber do que se tratava, já que li vários livros da autora e gosto muito, inclusive a forma como escreve, de fácil entendimento, porém sempre trazendo algo inovador.
    Mesmo o final não sendo estarrecedor, sempre traz boas mensagens.
    Desejo que a semana seja abençoado!
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esse livro já está nos meus desejados, cada vez que leio sobre ele me animo mais em conhecer a história e qdo a leitura deixa msgs é melhor ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Só me interessei em ler esse livro porque foi escrito pela cecelia e eu adoro os livros dela mas foi um dos livros que menos me animou apesar de ter toda aquela questão sentimental

    ResponderExcluir