Resenha: Demônio ou Anjo - Hanne Wilhelmsen #3 - Anne Holt

Título: Demônio ou Anjo - Hanne Wihelmsen #3
Autora: Anne Holt 
Editora: Fundamento
Páginas: 264
Compre: Aqui

A chegada de Olav, um garoto de 12 anos, a um orfanato nos arredores de Oslo causa grande desconforto a todos que vivem lá. E mais ainda à rígida diretora da instituição, Agnes Vestavik, que vê algo aterrorizante no olhar do menino: puro ódio. Quando Agnes é encontrada morta com uma faca de cozinha cravada nas costas – e Olav desaparece –, o caso vai para a investigadora Hanne Wilhelmsen, recentemente promovida a inspetora chefe da Polícia de Oslo.
Uma criança pode ser um assassino? A polícia vasculha a cidade em busca de Olav, o principal suspeito. Mas Hanne, trabalhando com o desbocado detetive Billy T., quer saber mais sobre os funcionários do orfanato e sobre o passado de Agnes. Só que, apesar de ser uma brilhante detetive, Hanne está sendo uma negação como chefe: não consegue delegar tarefas, reunir informações ou compartilhar responsabilidades.
Será que Hanne aprenderá a confiar nos outros antes que tudo se torne confuso demais e isso acabe por tirá-la do rumo – no trabalho e na vida pessoal?





"Ele era muito grande. E eu sabia que havia algo errado. Eles o colocaram nos meus braços e eu não senti alegria nem tristeza. Apenas impotência. Uma enorme e pesada impotência, como se houvesse algo imposto a mim que todo mundo sabia que eu jamais dominaria."

Algum tempo atrás li Números de Azar da Anne Holt, e adorei tanto a escrita como os personagens, então não tinha dúvidas que Anjo ou Demônio seria leitura uma ótima leitura.

Demônio ou Anjo inicia com Olav chegando em um orfanato. Olav tem 12 anos e desde o nascimento sua mãe sente que tem "algo errado" com ele. No começo sua mãe chega a procurar ajuda e sempre tem a resposta que Olav é normal e muitas vezes culpam a forma que ela está educando (porque isso sempre acontece, culpa é sempre da mãe). O livro demora um pouco pra explicar o por que Olav está no orfanato naquele momento, mas quando você realmente descobre a sua raiva vai ser enorme.

Olav sempre teve diversos ataques de fúrias, e ao chegar no orfanato isso não foi diferente. Agora além dele está em um lugar desconhecido, sofrendo bullying e com saudades de mãe, ele não consegue se conectar com ninguém se isolando.

Esse orfanato é pra crianças problemáticas (detesto esse termo, mas é o mesmo usado no livro e no momento não sei qual se encaixaria melhor aqui), além de Olav tem mais 8 crianças, cada um com sua personalidade forte e seus problemas pra lidar. Ainda conta com alguns adultos pra ajudar com a educação dessas crianças.

"...Crianças eram com adultos: Algumas encantadoras, outras fascinantes, mas havia as desprezíveis."

Olav não gosta de adultos, e  a única pessoa além da mãe dele que consegue fazer algum tipo de "contato" com ele é Maren, uma das funcionárias do orfanato. No decorrer do livro Olav tem diversas discussões com a diretora Agnes Vestavik que também não demonstra gostar muito do garoto. E assim eles vão vivendo a trancos e barrancos, até que uma noite Agnes Vestavik é encontrada morta em seu escritório do orfanato com a faca de cozinha cravada nas costas, e na mesma noite Olav desaparece deixando ele como o principal suspeito.


"Por alguma razão, porém, o incidente o assustou. Por alguns dias, ele esteve tão dócil que quase me inquietou. Agora eu podia sentir a mesma coisa novamente. Ele parece extremamente aterrorizado. Mas o que eu vou fazer quando o medo passar?"

Esse caso vai parar nas mãos Hanne Wilhelmsen, e ela é muito FODA, adoro a visão que ela tem de todo o caso, e junto com outros policiais e seu amigo e detetive Billy T. eles vão fazer de tudo pra descobrir se realmente foi Olav o assassino. Além de contar com os problemas pessoais que Hanne Wilhelmsen tem que lidar no momento.

Não vou mentir que achei a escrita desse livro totalmente diferente de Números de Azar, nesse livro o foco inicial é Olav e todas as pessoas do orfanato,  até acontecer o assassinato demoramos um pouco pra ver a Hanne em ação.

Hanne é uma das personagens que adoro, não só pelo lado profissional, mas também pelo pessoal. Hanne mostra um lado todo forte e determinado como policial, mas a sua vida pessoal é outra coisa e ela mostra uma certa fragilidade, e com isso cada livro que passa me conecto mais com a personagem.



O livro é todo escrito em terceira pessoa, nos dando uma visão melhor do caso. A capa como sempre é linda, a Fundamento em cada livro que passa me faz ficar mais apaixonada pelos livros deles e todo cuidado que tem não só com a capa, mas também com a diagramação. Esse é o livro três de série, mas cada livro tem um caso e pode ser lido fora de ordem ou como livros únicos.

Nessa história eu demorei um pouco pra me conectar, principalmente por achar que a sinopse poderia ser diferente, já que demora um pouco pra acontecer o que tá escrito nela, tanto que por mais que eu tenha falado nada disso é spoiler, tudo acontece logo no ínicio do livro.

Outro detalhe foi o bullying e algumas coisa faladas que me incomodaram bastante, mesmo sabendo que isso é algo que acontece e teve impacto na história e no desfecho, nada disso deixou de me incomodar, mostrando o quanto algumas coisas podem ter impacto em diversas pessoas.

Demônio ou Anjo é um livro repleto de segredos, e que mostra o quanto o preconceito e o descaso pode ter a vida de diversas pessoas alteradas. Uma livro de ficção que não deixa de ter um toque de realidade.







11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Ao todo, fiquei intrigada com a temática abordada, por a autora levar o leitor por um caminho diferente e por um pré-adolescente ser o principal suspeito desse trágico acontecimento.

    Os conflitos inseridos e ambiguamente ampliados, em torno de comportamentos duvidosos, traz uma desenvoltura para a história, por a autora trabalhar em cima disso.

    Nunca li nada da autora, mas espero que em breve, isso mude.

    ResponderExcluir
  3. Raquel!
    O livro parece trazer um enredo bem envolvente, apesar de todo sofrimento da mãe de Olav e da violência.
    Gosto dos livros quando temos de descobrir quem é o assassino. Será que foi ele mesmo?
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,
    A sinopse de Demônio ou Anjo me lembra muitos filmes de terror e suspense, que trazem uma criança como suspeito de diversos acontecimentos e, confesso, são esses tipos de histórias que mais me intrigam. Interessante ver que a mãe de Olav admitiu que havia algo errado com o filho desde sempre, algo que não ocorre normalmente, pois os pais custam a aceitar que há algo errado ou diferente com seus filhos. Para qualquer pessoa que conhecesse Olav e soubesse de seu temperamento imaginá-lo fazendo alguma crueldade não me parece tão impossível. Já para Hanes imagino que o caso seja mais delicado de lidar, pois o suspeito é uma criança, mas é preciso provas de que ele tinha motivos ou condições de cometer o crime. Misturando drama e um bom suspense, Anne Holt conseguiu criar um livro muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. uma história intrigante, mesmo que não costumo ler es gênero me deixou curiosa para saber como termina , será que Olav realmente é um assassino?como gosto muito de filmes de terror e suspense, vai entrar para minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto qdo um liro já me ganha de cara, assim foi com este, não tinha lido nd sobre ele ainda, eu curti mto, o enredo parece envolver o leitor e fazer com que queira ler mais e mais, vai para os meus desejados, achei bem diferente do que tô acostumada á ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, que babado!!! Esse eu quero muito ler. Se fala de crianças e bullyng eu gosto de ler e saber as diversas opiniões e desfechos que isso traz. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Já li sobre os livros dela, mas não senti vontade de conhecer a história.
    Não é um gênero que me agrada; mas sua resenha mostra que tem muitos pontos positivos e isso é muito bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. tô doida pra ler esse livro e o primeiro que você fez a resenha, tenho olhado sempre se entra em promoção.
    Gosto quanto fala sobre bullyng, agora uma criança sendo suspeito vai ser novo pra mim.
    Ainda não li nada da autora.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi várias resenhas desse livro há muito tempo atrás e eu fiquei muito curiosa em ler um Thriller com uma criança protagonista principalmente sendo um terror paranormal. Já quero ler

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel,

    Gosto muito suspense policial e esse parece ser uma boa obra do gênero. Ficou muito curiosa para saber se foi realmente Olav que cometeu o crime, e o porque de seus comportamentos, pelo título imagino algo meio sobrenatural. Gostei da dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir