Resenha: A Casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito

Título: A Casa dos Pesadelos
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Compre: Aqui 


Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó.
Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância.
Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local.
Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta.
 Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo.
Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.




"Pela silhueta sombria refletida na vidraça, Tiago identificava apenas os cabelos crespos esvoaçados da assombração parada na frente do aposento. Aquela imagem tétrica de contorno obscuro, observando-o na escuridão, já seria suficiente para lhe trazer os piores pesadelos sempre que fechasse os olhos. Mas foi o ecoar de mais um passo no assoalho, o último dado pela criatura antes de estacar sob o umbral do quarto, que fez o menino começar a temer as noites naquela casa."

Quando soube de um novo lançamento do Marcos DeBrito, eu já tinha certeza que ia querer lê-lo, após ter conhecido Escravo de Capela ano passado eu já estava preparada pra mais essa nova história.

Em a Casa dos Pesadelos vamos conhecer Tiago, um garoto de 16 anos que após um trauma do passado na casa da avó se tornou uma pessoa totalmente reclusa, e agora dez anos após o ocorrido ele está de volta a casa da sua avó Célia, junto com sua mãe Laura e seu irmão caçula Bruno.

O livro começa com os dias atuais e com todos os medos de Tiago, a forma que a mãe e todos ao redor desconfiam e acreditam que tudo foi imaginação fértil de criança. Porém, essa suposta imaginação o mudou por completo e hoje ele carrega traumas, e mesmo após anos de acompanhamento psicológico ele sabe que algo tá errado, e está na hora de enfrentar seu passado.

“Não procure as lembranças que te incomodam só pra ficar remoendo os sentimentos ruins. Busque, ao menos, a recordação das coisas boas que esta casa deixou em você.”

Durante toda a leitura conhecemos mais profundamente seus medos que acontecem principalmente a noite, mas também vamos conhecer uma avó que após todo esse tempo longe Tiago já nem lembrava dela direito. No decorrer do livro em alguns momentos voltamos aos passado e vemos alguns dos acontecimentos que o deixarão tão traumatizado.

Eu não conseguia confiar em ninguém nessa história, além do Bruno e do Tiago, e no decorrer da leitura as dicas estão ali na sua cara e você vai juntando as peças. Por mais que desconfie de tudo e todos, e até mesmo crie teorias, o final não deixa em nenhum momento de ser surpreendente.



O livro é todo escrito em terceira pessoa e sempre contado pelo ponto de vista de Tiago. Durante a leitura não encontrei nenhum erro de revisão, a diagramação e capa da Faro como sempre são um show a parte. No momento em que entramos no passado do livro as cores das páginas também mudam, o que não deixa nossa mente confusa em nenhum momento. Outro detalhe, mas não menos importante, são as imagens que contém no livro,  cada imagem só da um toque mais real a toda a leitura, eu amei aquelas imagens e todo o cuidado com a edição.

“Se tivesse a opção, jamais retornaria. Porém, não queria atravessar toda a adolescência com horror de algo que sua terapia o fizera questionar se de fato era real.”

Uma das coisas que mais me impressionou durante a leitura foram os últimos capítulos, foi um tapa na cara e um choque de realidade. Assim que acabei o livro me vi sem rumo e sem chão, por algo tão real e tão assustador. Eu realmente fiquei impressionada como o Marcos conseguiu trazer medos diários meus à tona, e mostrar que SIM, nossa cabeça pode pregar peças.

A Casa dos Pesadelos foi um livro totalmente diferente de Escravo de Capela, porém não menos impactante. Marcos tem o dom de colocar em um livro te terror não só fantasia, mas sim uma realidade dura e cruel, e que muitas vezes queremos não ver. A forma como ele descreve pode chocar, mas ao mesmo tempo abrir os olhos para uma realidade até então escondida no dia a dia. Acabei essa leitura com um suspiro de alívio e um coração apertado, e posso garantir que os fantasmas embaixo da cama existem,  e nossos medos estão sempre mais perto que imaginamos.








7 comentários:

  1. Nossa, que medo!!! eu não gosto muito de pesadelos mas agora quero muito saber o final do livro. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    O enredo é bem instigante, traz curiosidade ao leitor em saber o que de tão ruim, ocasionou esse terrível trauma, e em como o Tiago vai enfrentar esse medo, ao voltar ao local onde tudo se ocasionou. Certamente não foi algo banal.

    ResponderExcluir
  3. Adoro thrillers psicológicos, ainda mais se tiver um final surpreendente. Esse livro parece mexer bastante com nosso psicológico, tanto que faz a gente desconfiar de tudo e todos! Além disso, todos esses medos do Tiago são bem subjetivos, mas, no final, se descobre o quanto se relaciona com os nossos próprios medos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel!
    Amei a resenha e as fotos, ficaram lindas.
    Eu já estava doida pra ler o livro agora conhecendo mais um pouco sobre ele fiquei ainda mais, que bom saber que o livro trás imagens, adoro livros assim, já está nos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel,
    Li críticas muito positivas sobre a escrita de Marcos DeBrito por causa do livro O Escravo de Capela e isso foi o suficiente para me deixar curiosa sobre suas histórias. A Casa dos Pesadelos segue o mesmo estilo, onde o autor une mistério e doses de realismo, criando um enredo difícil de ignorar. É engraçado que quando somo crianças a imaginação contribui muito no momento do medo e nos faz crer que muitas coisas são reais. Tiago vai sentir isso na pele, mas agora que já é maduro o suficiente para saber o poder de uma imaginação fértil será que tudo aquilo que presenciou era ilusão ou, realmente aconteceu? Depois de uma premissa e uma resenha como essa minha curiosidade sobre a escrita do autor só aumentou.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor, mas já adorei a capa. Achei interessante a abordagem do livro, apesar de não curtir este tipo de leitura. Sobre a mudança de cores das páginas, adoro essas inovações, pois te fazem entrar ainda mais na história. Confesso que fiquei curiosa pelas imagens do livro e pelo desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei encantada com o livro do Marcos deixe que ele o escravo de Capela que é uma releitura de uma lenda urbana confesso que não dava muito a respeito dos livros do autor mas foi um pequeno preconceito literário que eu tive e me arrependo disso ainda não pude ler esse mas já tenho o meu exemplar a caminho de minhas mãos e assim que eu ver ele eu dou uma opinião mais sensata sobre a história

    ResponderExcluir