Resenha: Os Criadores de Coincidências - Yoav Blum

Título: Os Criadores de Coincidências
Autor: Yoav Blum
Editora: Planeta
Páginas: 320
Compre: Aqui

E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.





"O amor não é um tesouro, não é feito de explosões e efeitos especiais. Não há fogos de artifício no céu nem um avião puxando uma faixa enorme. Ele se derrama devagar por baixo da sua pele, em silêncio, sem que você perceba, como um óleo. Você só sente um tipo de calor, e um dia acorda e descobre que, debaixo da sua pele, você está embrulhado com mais alguém."
Como seria se soubéssemos que tem agentes manipulando nossas vidas? Será que realmente existe o acaso? Será que essa resenha realmente não está sendo manipulada por criadores de coincidências pra existir e criar o acaso na vida de certas pessoas? Será que o futuro realmente é incerto?

Já faz uns dias que terminei essa leitura e já faz algumas horas que tô olhando pra tela do computador, e ainda continuo sem saber o que falar dessa história. Essa resenha será curta, já que qualquer spoiler pode estragar a leitura desse livro, então pra não estragar as emoções de vocês serei breve.

"Para todo começo, existe um começo que o precedeu. Essa é a primeira regra. E isso significa que essa regra também tem uma regra que a precedeu, é claro. Mas essa é outra história."
Guy, Emily e Eric são amigos e trabalham em um serviço um tanto quanto peculiar, eles são criadores de coincidências. Os amigos tem como serviço mudar não só um momento na vida de alguém, mas em muitos casos todo o futuro dela, tanto no campo amoroso, como também em outras áreas da vida dessas pessoas.

Eles poderiam ser considerados agente secretos, mas eles são o secreto do secreto. Ninguém sabe deles além deles mesmo e ninguém pode saber. Eles não nasceram simplesmente com dons, eles estudaram e aprendem cada dia algo novo.

Comecei a leitura com os dois pés atrás, de primeiro momento eu não consegui me ver tão envolvida com a história como fiquei, mas chega em um certo momento que você não consegue parar a leitura e começa a criar diversas teorias. E realmente descobri tudo, mesmo acertando uma coisas ou outra não estava preparada pro impacto que tive.

"O amor exige mudança. O amor exige trabalho. O amor não é um doce que você ganha por ter sido um bom menino e então merece algo que o faça se sentir bem. Amar é um trabalho duro. O mais difícil do mundo..."
O autor escreve algumas partes extremamente detalhadas, e por mais que tenha sido cansativo em alguns momentos, essas partes são de extrema importância para a leitura, principalmente para o desfecho.

A forma que o autor descreveu os personagens e mostrou não só as coincidências, mas também a rotina deles, mostra que eles eram criadores de coincidências. E por mais estranha que seja a profissão, eles tinham dúvidas e medos como todo ser humano, inclusive na hora de criar as coincidências.



O livro foi todo escrito em terceira pessoa, mas com ponto de visto alternado entre os personagens. A capa é tão simples, mas ao mesmo tempo tem um significado tão lindo, que é impossível não sentir a conexão. Será que isso também foi uma coincidência?
"A missão podia ser mudar a visão mundial sobre algum assunto, unir famílias, garantir a paz entre inimigos, plantar a semente da inspiração para uma obra de arte, uma nova teoria, uma grande inovação científica, se ele tivesse sorte... quem poderia saber?"
Os Criadores de Coincidências é um livro capaz de trazer uma história linda de uma forma simples. E quero acabar essa resenha sabendo de você leitor: Você acredita no acaso? Acredita que coincidência são meras coincidências, ou será que teria algo oculto por trás de tudo isso?

Não vou mentir que depois da leitura desse livro muitas coisas que eu pensava mudaram, e foi esse  um dos motivos que fizeram dessa leitura uma história que vou lembrar sempre. Recomendo esse livro pra todos que querem sair da zona de conforto e ainda se aventurar em um história totalmente única.






7 comentários:

  1. Opa, depois dessa resenha, ele continua firme e forte na wishlist.
    Pelo seu comentário, acredito que irei gostar, aforo ficar bolando teorias, haha...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Se realmente esses criadores de coincidências existissem, de certa forma, muitas pessoas iriam sentir suas vidas invadidas e manipuladas como marionetes.

    Essa forma da Emily, Guy e Eric interferirem nas vidas das outras pessoas, podem ser benéficos, mas até que ponto?

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Adorei o tema do livro, curto bastante o gênero, adoro qdo de cara o livro me prende atenção e com este foi assim, espero conseguir ler me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Legal. Eu gostaria de saber se existe coincidencia mesmo. Mas por outro lado, não quero ninguem criando meus dias e nem xeretando meus sonhos. Acho que vou ter que ler para aprender o que fazer para trancar minha caixinha do destino. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, muito obrigada kkkkkk agora, estou aqui pensando "E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos?"
    Brincadeira,mesmo curta sua resenha vc conseguiu despertar minha curiosidade em relação ao livro, me fez ficar pensando sobre o acaso, destino...

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    Para mim, coincidências ou, em alguns casos, destino são uma das coisas mais inexplicáveis que existe, então nunca imaginei uma história onde os personagens tivessem como profissão faze-los acontecer. O livro mexe e muito com a imaginação do leitor, une diversos elementos fazendo uma trama rica em teorias e surpresas. Não me importo com começos mais arrastados (que me parece ser o caso aqui), principalmente se for essencial para compreensão da história. Foi uma indicação bem surpreendente e fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  7. Foi exatamente isso que eu percebi e sentir quando eu estava lendo esse livro que o autor era muito detalhista e em certas partes isso me irritava muito porque eu queria mais ação mas ele ficava escrevendo o chão e isso me deu muita raiva e me frustrou bastante

    ResponderExcluir