Resenha: Moletom - Julio Azevedo

Título: Moletom
Autor: Julio Azevedo
Editora: Globo Alt
Páginas: 168
Compre: Aqui


Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra, por meio de uma narrativa envolvente e ilustrações poéticas, que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.











Oie gente! Hoje vou falar desse livro amorzinho que estava de olho desde quando vi essa capa super fofa. Se você gosta de uma leitura rápida e romances LGBT vem comigo nessa resenha, e se ainda não leu nenhum livro com esse tema não pode deixar de conferir a resenha, te garanto que esse livro vai entrar para sua lista de compras.

" Eu sei que já deve ser de conhecimento geral, mas vale a pena lembrar um fato importante: a vida não é um mar de rosas quando você é parte de uma minora, e isso faz com que muitos de nós se prenda numa bolha de sentimentos negativos."

Moletom é um livro de Julio Azevedo que tem uma página facebook com o mesmo nome onde posta animações lindas e é lançamento da Globo Alt. O livro chegou aqui com um kit lindo disponibilizado pela editora e comecei a leitura sem nenhuma pretensão e quando vi já tinha terminado o livro e querendo muito mais.

Comecei o livro pensando em só vou ler esse capítulo e já vou dormir e quando fui ver já estava na metade. O livro é fininho e tem poucas páginas, então vai ser uma leitura que vai passar voando. O tema do livro é um romance LGBT que eu adoro e curto muito ler. Esse ano que passou li vários livros com esse tema e  já li dois que foram lançado pela editora, que foi Moletom e Quinze dias. Moletom é um livro mais rápido e cheio de desenhos e animações. Lindo por dentro e fora.

"O medo de algo não ser recíproco é como uma pedra que prende todas as palavras que queremos dizer no fundo da garganta."

O livro começa com Pedro na casa de sua tia depois de uma briga com o pai. Desolado e muito triste ele sai para colocar seu livro na gráfica e na volta para casa cai uma chuva e ele vai parar dentro de uma cafeteria. Lá ele conhece Lucas o atendente da cafeteria e começa uma grande amizade, só que essa amizade vai crescendo e se transformando em algo mais. Pedro está só de passagem e Lucas tem medo de se assumir. Será que eles vão ter futuros juntos? Isso você só vai descobrir no final da leitura rsrs.



Pedro foi um personagem que simpatizei e que logo de cara me conquistou, mesmo com toda sua insegurança. Pedro só quer ser amado do jeito que é, sem ter medo de se assumir. Achei ele divertido e ao mesmo tempo intenso. Com certeza se pudesse guardava Pedro no potinho.

"Nossa amizade foi se construindo aos poucos, até que se tornou algo tão lindo que me fazia transbordar de de felicidade."

No outro lado temos o charmoso Lucas. Ele não é super lindo, sarado e não tem os dentes retos como muitos mocinhos que vemos por aí, mas seu charme já te ganha nas primeiras páginas. Ele vai ajudar bastante Pedro, mas também vai te fazer passar bastante raiva. Lucas é tão seguro e outras vezes tão panaca. Lucas é o elo fraco dessa relação.

O livro é tão pequeno que fico com medo de soltar algum spoiler e estragar a leitura para vocês. O que posso adiantar que é um livro fofo, que você vai ler em algumas horas e quando chegar perto de terminar vai pensar que está faltando algumas páginas. Por isso tirei uma estrela do livro, por causa do final e por achar que algumas coisas foram bastante corridas. Queria mais desse casal, quem sabe rola outro livro.

"Às vezes a vida nos afoga, e tudo o que precisamos é de uma mão para nos puxar pra fora do mar.Eu queria ser essa mão.Eu tinha que ser essa mão." 

Indico Moletom para quem gosta de romances LGBT e para quem gosta de uma leitura rápida e que vai te fazer ficar apaixonada em cada página. Um livro cheio de ilustrações e com um capricho sem igual. Moletom me conquistou pela capa, me fez suspirar pelas ilustrações para no final querer indicar para quem gosta de uma leitura rápida e gostosa. Leiam Moletom e tenha mais amor na sua estante e na sua vida.





13 comentários:

  1. Fiquei curiosa, nunca li nenhum livro com tema LGBT, e ultimamente vem ganhando um espaço grande e tenho ficado feliz com isso, espero ter a chance de ler. Também fiquei curiosa pra ver o livro por dentro, as ilustrações, acho tão lindo quando um lindo vem assim todo trabalhado. Esses livros que você ler sem nem perceber, com leitura leve é bom e ruim , porque embora você esqueça do que esta acontecendo a sua volta, e ler até o final num piscar de olhos, você sempre fica desejando que tivesse algumas páginas a mais.

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Não conhecia o autor nem o livro, mas gosto de diversificar a leitura e conhecer novos autores nacionais e como tema é LGBT, fiquei ainda mais interessada.
    Como falou o livro é curtinho e nem dá para comentar muito, né? O negócio é fazer a leitura...
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Carolina.

    É bom ver a evolução e desenvolvimento de um romance que começou por causa de uma amizade, em um dia inesperado! Ao mesmo tempo, é bom acompanhar os medos e inseguranças dos dois personagens.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Adorei conhecer Moletom, o enredo me agrada bastante, adoro o gênero e qdo tem uma história bem desenvolvida é melhor ainda, vou anotar nos desejados...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro com essa temática, mas achei a resenha bem legal e o fato da edição estar caprichada e com ilustrações, um fato super positivo. A leitura parece ser fluida e curti a dica ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana :)
    Li apenas um livro LGBT, e tenho que dizer que me conquistou.
    Gostei dos dois personagens, Pedro e Lucas parecem que descobrirão muita coisa do amor juntos, só fico meio assim por Lucas ser esse meio panaca, rsrs, mas tudo bem, ainda assim a resenha me agradou e fiquei curiosa pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já li outro romance LGBT, ano passado, e foi o meu primeiro, e depois disso quis ler outros, principalmente Quinze Dias, mas acabou que não consegui adquirir a obra, e agora com o lançamento de Moletom, que já possui uma edição linda e delicada, e agora ao saber que se trata de personagens reais, nada daqueles meninos super lindos, e sarados, falando sobre suas inseguranças, sentimentos e emoções, com uma trama rápida e envolvente, me senti ainda mais cativada a dar uma chance a esta obra.


    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros>>> http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, o autor consegue entregar uma obra bem aprofundada com um número bem limitado de páginas. Logo vejo que Moletom é perfeito pra quem quer ler algo rápido mas que tenha qualidade, sem contar que é sempre bom sair da zona de conforto e optar por temáticas mais ousadas. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca li romances LGBT? Já rolou cenas nos livros e tal, mas nunca um livro com esse tema, tenho vontade de ler, mas acabo passando outros na frente, vou esquecendo, tenho alguns que quero ler, esse me interessou, bem curtinho.

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Criei meu blog agorinha, se puder me dar umas dicas, agradeço!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler essa resenha me veio uma coisa a mente: eu nunca li um romance LGBT e não estou crendo! Preciso mudar isso e adicionar algum a minha lista.

    Você tem mais recomendações de livros nesse estilo?

    E se não for pedir muito: tem recomendação de livros com temática LGBT mas que seja fantasia (meu gênero favorito). Acho que a leitura sairia mais fluida se fosse, porque ultimamente tenho tido um bloqueio imenso para leituras de outros gêneros x_x

    ResponderExcluir
  12. Olá Chefa!!!
    Livros com a temática LGBT vem me atraindo muito e acho que a culpa começou principalmente com vocês do Malucas com as dicas nas nossas conversas privadas de livros mais hots mas com essa temática rsrsrs
    Eu ando muito amorzinho com esses livros por causa de "Simon VS. A Agenda Homo Sapiens" e achei incrível a Globo Alt tá trazendo livros assim.
    A capa é fofa demais já amei ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana,
    Já li livros com temáticas LGBT e gostei muito das histórias. Acho importante que mais livros assim sejam escritos, pois para quem está passando por uma fase de se assumir ou de aceitação da família, estas histórias e suas mensagens podem ajudar o leitor a lidar com a situação. Lucas e Pedro irão se conhecer em um momento complicado, mas na hora certa em que ambos precisavam de um apoio e de um amigo. Se os dois vão embarcar em uma relação ela terá seus desafios e fiquei curiosa para saber o desfecho desta história. Não conheço a página no facebook ou o autor, mas adorei ver que mais livros com este tema e de autores nacionais estão sendo lançados no Brasil.

    ResponderExcluir