Resenha: O Filho de Todos - Thrity Umrigar

Título: O Filho de Todos
Autora: Thrity Umrigar
Editora Globo Livros
Páginas: 344


Durante uma terrível onda de calor, o menino Anton foi trancado sozinho em um apartamento. Com fome e desesperado, ele quebra uma das janelas e foge. Sua mãe é encontrada desacordada em um reduto de viciados em crack próximo dali. Ela jamais quis deixar Anton, porém, sofrendo com os efeitos do vício e sem ninguém para ajudá-la, acabou sendo estuprada por um traficante, que a manteve dopada em cárcere privado. Embora o vínculo entre mãe e filho fosse extremamente forte, a mãe vai para a prisão e perde a guarda do menino.

Anton é, então, adotado pelo juiz David Coleman, descendente do privilégio da classe alta e branca. Com poucas lembranças do passado, o menino segue os passos da família adotiva, levando uma vida rodeada pelas regalias que só a posição de filho de um político influente oferece.

Anton é um jovem negro criado como um membro da elite branca e moldado a acreditar que isso jamais seria um obstáculo para a sua felicidade e o seu sucesso. Quando descobre a verdade sobre sua origem e as circunstâncias que envolveram sua adoção, ele terá que confrontar quem ele realmente é e lidar com as complexidades morais dos crimes cometidos pelas pessoas que mais ama.





"Era falso o que todo mundo dizia sobre a tragédia. Tragédia não era a ausência de alguém para amar. Tragédia era amar alguém e não poder expressar esse amor."

O Filho de Todos conta a história de Anton, um garoto negro de 9 anos, que após ficar dias trancado sozinho dentro de casa, com fome e desesperado ele acaba quebrando a janela, e com isso a vida dele se transforma. Após esse ocorrido a mãe dele é presa, Anton acaba sendo adotado por uma família de classe alta branca e tendo sua vida totalmente modificada.

O livro foi divido em 4 partes e cada parte desse livro conta uma época do ano da vida de Anton. Na primeira parte do livro a história é mais focada nos pais adotivos de Anton, David Coleman e Delores, ambos passarão por uma perda extremamente dolorosa e acabam encontrando em Anton um pouco de conforto.

Ainda no primeiro livro vemos um pouco dos medos de David e Delores em adotar uma criança negra e também os medos de Anton em viver em uma comunidade praticamente de brancos.
"...Meu melhor amigo é branco. Acho que Bradley nem nota a cor da minha pele quando me vê. - E você sabe por quê? Porque você não tem cor, você é um fantasma. Se é assim que você resolveu passar por está vida, vá em frente, seu cabeça de merda. Pode seguir em frente com essa atitude pós racial e seus maneirismos. Eu vou continuar chamando do que é na verdade: uma crise de identidade."
A partir da segunda parte o foco fica em Anton e sua trajetória, seus medos, conquistas e derrotas. Uma das coisas da trajetória dele que de primeiro momento me incomodou é a forma que Anton demora pra aceitar que é negro, e durante um dos seus namoros ele é confrontado por isso, já que como ele viveu uma vida cheia de luxo de glamour, ele não soube de verdade as lutas dos negros. Alguns dos diálogos me incomodaram e achei até preconceituoso, porém durante a leitura a forma que ele foi começando a enxergar algumas coisas também foram mudando o ponto de vista dele.

Sabe quando você se sente confuso e nem sabe mais o que é certo ou errado? Me senti assim durante a leitura, teve partes que quis entrar no livro e debater junto com os personagens, mas em outros momentos me vi repensando sobre o que estava lendo.

O livro foi escrito todo em terceira pessoa, mostrando sempre o ponto de vista de todos. Os personagens secundários são de extrema importância para o enredo da história e crescimento do personagem em um todo. A capa tem total ligação com o livro, mas infelizmente não foi o que me atraiu para o livro, já que o que realmente me chamou a atenção foi a sinopse, mesmo que ache que ela revele mais do que o necessário.



Eu logo de início me liguei na história, mesmo que a partir da segunda parte do livro tenha questionado muitas atitudes do personagem principal, ainda assim foi um livro que me prendeu do início ao fim, principalmente por querer saber o que iria acontecer quando ele soubesse toda a história verdadeira da mãe biológica. Durante a leitura muitas vezes parei e pensei se realmente eu estava pronta pra esse livro, um livro intenso e mesmo com uma escrita mais simples ela te faz repensar em muitas coisas. Acho que por isso demorei dias pra fazer essa resenha, e ainda assim sinto que não estou me expressando direito. Eu sinceramente acho que preciso reler ele em breve e repensar muitas coisas kkkkkk.

A resenha acabou sendo curta por ser um livro com muitos detalhes, e por mais que tenham segredos que descobrimos logo no início, ainda assim é algo que pra história demora para ser desenvolvido, e para evitar spoiler prefiro que a resenha seja a mais breve possível.

O Filho de Todos é um livro sobre descobertas, famílias e segundas chances, mas acima de tudo um livro sobre auto descobrimento e sobre aceitação. Uma história que vai te mostrar que muitas vezes é preciso errar pra descobrir o verdadeiro sentido da vida. Um livro tão intenso e com tanta coisa pra pensar que me deixou dias e mais dias pensando e repensando em tudo que li.






9 comentários:

  1. Gosto muito de livros como este que toca o leitor, e nos faz refletir sobre a forma como o personagem viveu pensou, e nos colocamos no lugar do outro, em pensar como seria se a gente tivesse passando pela mesma situação. Que ao meu ver não e nada fácil, até porque de uma hora para outra sua vida muda, vai viver uma vida cheia de luxos, em uma cultura branca, que te faz questionar vários princípios. Sinceramente achei a trama muito real, e já vi algo parecido com que este garoto passou, de questionar sua raça, de ter preconceito sobre si mesmo. Nem preciso dizer que pretendo sim ler esta obra.

    ResponderExcluir
  2. Livros que nos fazem pensar, debater temas, são super importantes, acho que histórias assim vão nos moldando pra vida e isso é super especial. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas gostei muito da resenha e fiquei interessada em conhecer mais da história que realmente parece ser intensa. Achei interessante a história abordar a questão de que como ele foi morar muito novo com uma família rica e branca, ele perdeu um pouco a empatia pelos negros e seus problemas e só de ver esse trecho e o quote fiquei me questionando sobre isso. Bem legal a dica, ótima resenha *__*

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Confesso que não curto mto ler livros do gênero, mas é interessante este, a capa me chamou atenção e qdo comecei á ler a resenha fui me convencendo que a leitura parece ser bem bacana, não custa dar uma chance né...
    Vou anotar aqui...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas a sua resenha e a sinopse dele me interessou! Vou adicionar à minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  5. Oi Kell!
    Não vou dizer que esse seria um livro que eu pegaria para ler de primeira, nem que não é meu gênero, só acho a história tão perto da realidade que sei que doiria em mim essa leitura.
    Imagino como a cabeça de do personagem deve ser confusa, passar isso para o leitor também não deve ter sido fácil... É um assunto maravilhoso para ser retratado em uma história, espero ter a oportunidade de ler.
    "Aceitação", acho que define bem o que senti lendo a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    O livro parece mesmo bem intenso e cheio de conflitos e questionamentos, o que por um lado é bom, já que são demonstrados assuntos importantes de serem refletidos e questionados.
    Gostei de ver que o livro traz o ponto de vista de várias personagens.
    Bom domingo!
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Parece intenso.
    Gosto de livros que me deixa assim, questionando, refletindo.
    Assunto interessante.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas só pela capa e sinopse já mostra que é um livro forte e que vai fazer você pensar e repensar muito, e acho que isso que é interessante, levar o leitor a pensar coisas que antes você não pensava ou até repensar certos assuntos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel!
    O livro parece ser bem intenso, sem dúvida Anton foi criado por uma família rica e branca com todos os privilégios de um uma família que pode lhe dar tudo. Mas imagine descobrir coisas dos seu passado?! Certamente a cabeça de Anton vai dar um giro de 180 graus!! Muito interessante a estória!!
    Bjos

    ResponderExcluir