Resenha: O livro das Coisas que Nunca Aconteceram - Ana Luiza Savioli

Título: O livro das Coisas que Nunca Aconteceram
Autora: Ana Luiza Savioli
Editora: Hoo
Páginas: 399
Compre: Aqui


Harry Darwin deveria ter morrido. E há diversos universos e realidades nas quais tinha mesmo se afogado naquele 8 de outubro, no lago do colégio. Nesta realidade, porém, ele fora salvo. E de uma forma bastante singular: resgatado por um completo estranho, Harry descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado nas dependências do internato, um dia depois: Damon Knight. E agora, ocupando o mesmo quarto que um dia foi de Damon, o irmão mais novo, Matthew, prova que mistérios e segredos rondam todos os Knight. Uma família responsável por curar o tecido da realidade. Por desfazer erros, traçar destinos e fazer a vontade do tempo. Em sua ânsia de entender o dia de sua não morte, Harry acaba envolvido no mistério do fim de toda a existência. O mistério do fim do tempo.






"Quando algo acontece e deixa de existir, torna-se lembrança. A lembrança pode ser esquecida. Cada vez que você se lembra, está tentando resgatar um tempo que já acabou.”

Não sei como começar essa resenha, estou a algum tempo olhando para tela em branco do rascunho e pensando o que dizer. Mas uma conclusão eu cheguei, estou completamente apaixonada por essa história. Pois é minha gente, eu também sou florzinha às vezes kkkk. Esse livro conta a história de Harry Darwin.

Harry Darwin tem 15 anos e logo na primeira página ele é salvo de um afogamento. Mas tudo na cabeça dele é um mistério, já que ele não lembra o motivo do afogamento e nem o que de fato aconteceu com ele. Ele estuda em um internato só para meninos, é bolsista na escola e jogador de polo aquático.

A vida dele nunca foi um mar de rosas, mas um dia depois do seu afogamento ele descobre que o menino que salvou ele, Damon, está morto, e é ai algumas coisas na vida dele mudam. Uns dias depois do enterro de Damon, Matthew irmão mais novo dele ocupa o mesmo quarto de seu irmão falecido, só que Harry não imaginava que ele conheceria um mundo totalmente diferente após a chegada de Matthew.

"Covardes não morrem. Corajosos morrem.”

Matthew é ranzinza e não gosta de companhia, vive isolado e muitas vezes é ignorante com quem se aproxima dele. Só que Harry é persistente e sabe que pra descobrir o que realmente aconteceu no dia do seu afogamento ele precisa de Matthew. No começo a amizade deles é meio conturbada, já que eles são totalmente opostos um do outro, mas com o tempo essa amizade se torna algo mais (tô suspirando aqui).



Harry sente uma conexão inexplicável por Damon que está morto, mas também sente algo por Matthew e está confuso. Eles são opostos, mas se atraem do mesmo jeito. A vida de Harry não se resume somente conflitos sentimentais, ele além disso precisa garantir sua vaga no polo aquático senão perde sua bolsa de estudos, garantir boas notas, e ainda precisa enfrentar problemas familiares. Seria cômico se não fosse trágica a vida dele.

A autora além de abordar o romance homossexual ela de uma forma genial colocou nesse livro ficção, e de uma forma encantadora conseguiu preencher todas as lacunas dos mistérios que tem o livro. Além de que me encantou com todo enredo, já ela mão abordou somente o relacionamento homossexual, ela abordou temas como preconceito, homofobia, machismo, bullying, depressão e tudo isso de uma forma sem deixar o livro confuso ou a história muito pesada. O livro foi escrito em terceira pessoa e focado no ponto de vista de Harry. Quando vi a capa não imaginei a verdadeira história por traz do livro, mas ela tem um significado único como todo o enredo.
"...Mas eu cresci sendo chamado de nomes indizíveis, Harry. Cresci ouvindo de todos que eu era problemático. E quando eu não estava em condições de sair do meu quarto e olhar no rosto das pessoas, me disseram pra superar e seguir em frente. Cresci achando que ninguém nunca olharia pra mim e faria sentir...”
Acredito que estamos realmente com falta de livros do público LGBTS+ e acredito que essa "fusão" entre a editora Hoo e a Universo dos Livros não poderia vir em melhor momento. Para quem não sabe a Editora Hoo é voltada para a publicação de livros LGBT+, e no decorrer do ano a editora Universo dos Livros comprou a Hoo. Com isso os livros já publicados pela Hoo editora sendo vendidos e agora a intenção e ampliar esse catálogo. Leia mais sobre a aquisição aqui.


Infelizmente o livro só não ganhou 5 estrelas por causa da edição, fiquei muito triste porque a história realmente merece 5 estrelas. Os problemas com a edição me decepcionaram, além da lombada marcada, tive algumas folhas sujas, as letras nas ultimas páginas ficaram com sombra, além de erros ortográficos que mesmo que não atrapalhem a leitura uma nova revisão já resolveria isso.

A autora consegue de forma singela mostrar os conflitos de um garoto de 15/16 anos em relação sua sexualidade, seus medos e também os julgamentos que ele pode sofrer, inclusive em sua família. Um livro que vou carregar a história pra sempre. É um ótimo livro pra quem nunca leu um romance homossexual, e até mesmo uma forma de introduzir os jovens nessa literatura, porque com uma abordagem suave e ao mesmo tempo madura a autora consegue deixar sua mensagem.

O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram vai fazer você viajar no tempo e descobrir novas emoções. O Livro mostra que pro amor não precisamos de permissão e que precisamos aceitar a vida, por mais dura que ela seja e lutar. No final o nosso felizes para sempre pode está mais perto do que pensamos, mas que precisamos sempre lutar para sermos realmente felizes.





6 comentários:

  1. Ainda não li nenhum homo,esse foi o que mais chamou minha atenção, cada comentário seu aumentava minha curiosidade.
    Raquel também sabe ser florzinha rsrs
    Amei a resenha, já coloquei na lista.

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Olhando para a capa me pareceu ser uma história diferente - mais sombria - porém parece que eu estava errada.
    Adorei a forma como você fez essa resenha e já fiquei doida para ler.
    Não sou acostumada a ler livros com essa temática, mas os poucos que li me agradaram bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Raquel!
    Deve ser uma mistura extraordinária um livro de fantasia com viagem no tempo e monstros, ao tempo que traz temticas importantes, como sexualidade, alcoolismo, bullying e tudo o mais que envolve essa fase da vida.
    Fiquei bem curiosa.
    Uma pena a edição não estar tão boa.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Gostei mto de conhecer o livro, não tinha lido resenha dle ainda, adorei o enredo.
    Gosto de livro assim que prende o leitor, espero gostar da leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Raquel, que resenha! Pela capa do livro eu não daria tudo isso, me surpreendi, um livro que trata sobre tudo isso que você falou, temas fortes, tabus, que precisam ser falados, mas de forma fácil e de leitura rápida. Nunca li nenhum livro com romance homossexual, e não tinha visto nenhuma resenha dele ainda, espero ter a chance de ler, tomara que em breve venha uma edição melhor dele, né.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não sei, mas gosto muito de livros que aborda esse tipo de romance. A historia já me conquistou e ao mesmo tempo me deixou bem curiosa pelo mistério do afogamento do personagem. Eu estou bem curiosa para ler, já está na lista!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir