Resenha: A História de Malikah - O Amor nos Tempos do Ouro #2 Marina Carvalho

Título: A História de Malikah - O Amor nos Tempos do Ouro #2
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Compre: Aqui


Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta.
Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan.
Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?




Oie gente! Hoje vou falar desse livro nacional que estava ansiosa para ler e quando chegou fiquei com medo de dar fim a essa história que comecei a amar já no primeiro livro. Marina Carvalho escrevendo romances históricos se supera, e notável a entrega dela e cuidado com toda a escrita. Vamos parar com a rasgação de seda e vamos logo para resenha. Vou tentar contar para você porque achei desse livro maravilhoso.

"Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso. A maioria dos brancos é doutrinada desde cedo a acreditar que pessoas de outras raças são inferiores. Na hierarquia dessa gente, alguns animais tem mais valor do que o homem, especialmente se este for negro, ou gentio, ou pobre."

A História de Malikah é o segundo livro da série O Amor nos Tempos do Ouro, da autora Marina Carvalho, publicado pela Globo Alt. O primeiro livro se chama O Amor nos Tempos do Ouro que conta a história de um explorador e uma francesa, Fernão e Cecilie (resenha aqui )  Esse casal passou poucas e boas e até ficarem juntos e nesse livro conhecemos Malikah, uma escrava amiga de Cécilie e Henrique filho do noivo de Cécilie com quem ela ia se casar. Muita coisa ficou no ar sobre esses dois e nesse livro todas suas dúvidas e seus anseios serão enfim sanados nesse livro. Não me responsabilizo a partir daqui por algum spoiler do primeiro livro, então é por sua conta risco agora a leitura da resenha rsrs.

Malikah depois de tanto sofrimento na fazenda de Euclides consegue fugir junto com Fernão e Cecile para um novo lugar onde negros e brancos vivem pacificamente (olha o spoiler aí). Longe de seu maior algoz ela vai tentar ser feliz, só que Henrique filho do seu ex patrão e também pai do seu filho tem outros planos. Quer conquistar ela e mostrar que pode ser uma melhor para ela e seu filho Hassan. Pouco a pouco Malikah vai percebendo que Henrique esta mudando, mas só que ela tem medo de mais uma vez ser largada e de mais uma vez ficar sozinha com sua dor, sem contar que naquela época casamento com escravos e brancos era praticamente zero. Um amor que tem tudo para dar errado, mas que uma vez juntos você vai querer que tudo dê certo.

Quando terminei O Amor nos tempos do Ouro eu fiquei aos prantos por causa de Malikah e por tudo que ela sofreu em uma época onde escravos não eram ninguém. Terminei a leitura amando o personagem e querendo tirar da autora qualquer spoiler que pudesse, então foi aí que tive a ideia de fazer a entrevista com ela ( para ler a entrevista clique aqui), mas adianto que ela não soltou muita coisa. Malikah é aquela personagem que você sabe que tem que ter um livro para contar sua história, aquele personagem secundário que está gritando para também ser visto. Sorte a nossa que a autora escreveu essa linda história de Malikah.

"Se devolvesse minha alma a Henrique e ele voltasse a pisar nela, jamais me recuperaria novamente."

Malikah sofreu bastante, mas agora só quer ser feliz. Depois daquele final babado que foi o primeiro livro você vai fica torcendo para que ela seja feliz. Malikah é uma escrava forte, e que apesar de sofrer tanto acredita em Deus e acredita que um dia será feliz. Não teve como eu não me identificar com Malikah, não porque já passei que por ela já passou, mas imagino eu sendo uma negra tendo que aturar tudo aquilo. Foi um livro que me deixou com o coração na mão e que me fez para pra pensar. Não sei o que seria da minha vida no tempo da escravidão e em pensar que meus decendentes passou por isso é de ficar angustiada e com o coração apertado.



Henrique o pivo de boa parte do sofrimento de Malikah agora está diferente, não é o mesmo homem e vai fazer de tudo para ter sua família de volta. Ele errou bastante com Malikah e adorei que ela deu um gelo nele de dois anos antes de pensar que poderia ter algo com ele. Henrique largou ela grávida, acreditando tudo no que seu pai falava sobre ela. Nessa hora quis esganar ele, mas naquele tempo era assim mesmo. Uma escrava grávida era tratada como nada, só mais um bastardo seria Hassan o filho dos dois, só que até que enfim Henrique cai em si, só que vai ter que provar que é digno do coração de Malikah e Hassan.

"Henrique estava destruindo as defesas de Malikah, lenta e docemente.

Falando de Hassan não posso deixar de citar essa criança de dois anos que tanto me cativou. Crianças em livros é complicado porque alguns autores tem a mania de esquecer deles ou deixar dormindo, mas não foi assim com Hassan. Hassan está na maior parte da história fazendo parte do dia a dia dos personagens, fazendo peraltices, te fazendo rir e chorar também. Hassan é parte fundamental da história, vai ser por ele que o amor vai falar mais alto e vai ser Hassan o motivo também de deixar seu coração pequeninho. Adorei essa criança e também a filha de Cécilie e Fernão a Bárbara que aparece bastante. Prevejo um romance entre eles, e desejo muito um livro com desses dois.

Como já falei as crianças aparecem bastante, mas também outros personagens aparecem na história. Fernão e Cecilie é claro aparecem a todo momento como donos da fazenda. Novos personagens são adicionados a histórias e os antigos tendo seu fechamento. Euclides claro não vai deixar barato tudo que seu filho Henrique, Fernão e Cecilie fez e está armando sua vingança. Você leitor vai ficar vidrado para saber o que esse personagem sem coração está aprontando.


O livro é contado em terceira pessoa, alternando entre passado e presente. Gostei de saber como Malikah chegou ao Brasil e como conheceu Henrique. Nesses capítulos entendemos todo medo de Malikah de se entregar de novo a Henrique. No final tem um epílogo lindo e que a autora nos deixa com a pulga atrás da orelha com quem será o próximo livro da série que com certeza terá, só é questão de tempo rsrs. A capa eu acho tão linda, tão perfeita que de vez em quando me pego admirando ela, é perfeita para Malikah e o título mais ainda. Um livro lindo, perfeito do início ao fim.



A História de Malikah além de claro ser um romance histórico fala de amizades, segundas chances, confiança e mostra que o amor é além da cor, além do status social que não ver raça, não ver coração. Claro que naquela época era muito difícil viver esse amor e para Malikah e Henrique foi além de difícil foi doloroso, foi penoso, mas que no final tudo vai valer a pensa. Se eu indico o livro? É claro! Indico com toda certeza, se gosta de romances históricos e de se emocionar esse livro é para você.  Com certeza um dos melhores nacionais desse ano.

"Conforme tuas crenças antigas, somos predestinados como a noite e a lua, o mar e as espumas. É mais que amor, Malikah, muito mais."

Recebi esse livro também da The Gif Box. Vou deixa a foto para vocês verem que lindo os meus mimos e o link para você também poder comprar a sua  box no site. The Gift Box agora também é parceiro do blog, vocês então vão ver muita coisa linda chegando e claro vou mostrar tudo aqui no blog e nas redes sociais. O site esse mês está com frete fixo de R$10,00 para qualquer lugar do Brasil para qualquer item da box Marina Carvalho. Aproveitem! Então é isso, leiam A História de Malikah. Vocês tem que ter esse livro na estante! Super apoio um filme dessa série. Quem sabe um dia?

Para comprar a box exclusiva clique aqui.






7 comentários:

  1. Ana!
    Acho bem bacana quando uma autora consegue se superar com uma história que continua a saga de livros anteriores.
    Marina escreve bem e trazendo a história da chegada de Malikah como escrava e por tudo que passou, deve ser uma ótima continuação.
    Adorei a dica do box, vou lá...
    Desejo uma ótima semana de luz e paz!!
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da autora, mas sempre vejo criticas positivas sobre os livros dela.
    Que história maravilhosa. Nunca li muito livros com personagens negros que foram escravizados. Sua resenha ficou muito boa.
    Já quero ler para ontem.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro.
    Mas a sinopse me conquistou...
    Gostei muito da resenha. Muito
    Bem explicada
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei lindo esse livro, capa e enredo estão mto bacanas, espero ler em breve.
    Adoro o gênero então creio que será uma leitura mto agradável...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo livro. Não tive a chance de ler o primeiro, mas a história deve ser incrível também. Acho que esse sentimento que você descreve de sentir uma emoção forte lendo o livro é compreensível porque a Marina trouxe uma história do nosso passado, e que como a gente sabe acontecia muito, o senhor engravidar as escravas e depois joga-las pra lá, que bom que no livro o Henrique tenta conquistar a Malikah. Adorei a história, bem real e deve ser muito bom de ler.

    ResponderExcluir
  6. só li da Marina um livro, depois dele comprei outros, mas não tive a oportunidade de ler, acho a escrita dela ótima. minha amiga leu o primeiro desse e amou, a sinopse desse me interessou muito.
    Como sempre sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É difícil eu encontra livros que haja uma protagonista dessa cor e gostei muito dessa mudança. Eu fiquei bastante curiosa com essa trama e com certeza será uma historia maravilhosa. Já anotei em minha lista de leitura!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir