Resenha: 50 Anos de Jornada nas Estrelas #1

Título: 50 Anos de Jornada nas Estrelas
Autores: Edward Gross e Mark A. Altman
Editora: Globo Livros
Páginas: 392
Compre aqui 

Após seis séries de TV, treze longas e cinco décadas como ícone da cultura pop, Jornada nas Estrelas se tornou uma das franquias mais duradouras e rentáveis de Hollywood. Na mesma época da estreia de Star Trek: Sem Fronteiras, nova adaptação para os cinemas, a Globo Livro lança o primeiro volume de 50 anos de Jornada nas Estrelas. A coleção reúne história de bastidores narradas por pessoas diretamente ligadas à série, como seu criador Gene Rodenberry.
Repleto de revelações surpreendentes, cartas, roteiros alterados e memorando trocados entre a equipe, este primeiro volume aborda o período que vai da criação do conceito da série original estrelada por Willian Shatner e Leonard Nimoy até os anos seguintes ao seu cancelamento.
Jornada nas Estrelas foi uma das primeiras séries a debater questões como política e injustiça social e foi também uma das primeiras a apresentar um elenco multicultural e multirracial. Talvez por isso a série tenha conquistado uma legião de fãs apaixonados, que inclui nomes que vão de Martin Luther King Jr. a Barack Obama, de Angelina Jolie a Eddie Murphy. Para mostrar como o lendário piloto lendário criado por Roddenberry vendera há cinco décadas viria a se tornar uma franquia que impactou o mundo, dois dos maiores especialistas mundiais e, ficção científica, Edward Gross e Mark A. Altman, conversaram com profissionais e personalidades que tornaram esse fenômeno possível. Além do genial criador de Jornada nas Estrelas, a dupla ouviu produtores de cinema e TV, executivos de emissoras de televisão, roteiristas, diretores como J. J. Abrams Philip Kaufman e Robert Wise e, membros do elenco, como William Shatner, Leonard Nimoy e Nichelle Nicholls, que interpretaram respectivamente os lendários capitão Kirk, Sr. Spock e Tenente Uhura.
Dedicado tanto aos fãs da franquia e aos apaixonados pela cultura pop quanto àqueles que querem conhecer um pouco mais sobre os surpreendentes bastidores das produções hollywoodianas, 50 anos de Jornada nas Estrelas é a coleção definitiva sobre uma série que se tornou objeto de culto e um verdadeiro mito contemporâneo.


Olá leitores! Tudo bem com vocês?

Pois é, andei sumida e nossa como andei sumida! :O
Se vocês não se lembram muito de mim, mas ano passado de vez em quando eu fazia um post de uma resenha ou outra aqui no blog e nos últimos meses ocorreu o fato de eu acabar arranjando um emprego e eu meio que simplesmente sumir. Mas eu tenho certeza de uma coisa: a minha "chefa" vulgo Ana e a minha amiga Kell provavelmente estavam mais malucas do que o normal e com toda certeza estavam querendo me matar.

Primeiramente antes de começar a resenha eu queria pedir desculpas as meninas pelo sumiço, não era minha intenção ficar tanto tempo afastada e devendo algumas coisinhas a elas. Segundo queria pedir mil desculpas a Globo Livros o livro já tinha sido terminado, porém eu realmente tive esse imprevisto chamado emprego na minha vida. E terceiro queria me desculpar com vocês leitores, pois essa resenha diferente que vocês irão ver era pra ter saído meses atrás, então vamos lá.
"O texto de 50 anos de Jornada nas Estrelas foi um sincero trabalho de paixão. Nossa maneira de devolver ao universo que nos deu tanto promete continuar a fazer isto para o resto das nossas vidas."
50 Anos de Jornada nas Estrelas (The Fifty-Year Mission) é o primeiro volume lançado pela Editora Globo Livros dessa série que nos conta os bastidores de um dos maiores ícones da cultura pop, escrito por Edward Gross e Mark A. Altman, o livro traz como ele próprio diz "A história completa. Não autorizada e sem censura".
"Quando Mark e eu concordamos em colaborar para escrever 50 anos de Jornada nas Estrelas, acreditamos que, devido a nossas décadas de pesquisa e centenas de novas entrevistas, podemos contar a história real da franquia de uma maneira diferente de todo mundo."
O livro é meio que um guia para os fãs de uma das franquias televisivas de maior sucesso de todos os tempos, afinal para quem não sabe Jornada nas Estrelas (Star Trek) foi lançado na década de 60 mais especificamente em 1966.

A série de Jornada das Estrelas (Star Trek) que tem seis temporadas e treze filmes é um marco para cultura pop, com assuntos que são relevantes para a atualidade e que até hoje é tão querida por inúmeras pessoas.
"Neste livro, Mark e Ed contam a história fascinante de um raro produto hollywoodiano que realmente significa algo para a humanidade."
O livro nos traz inúmeros depoimentos de roteiristas a diretor, elenco a famosos, pessoas que de alguma forma estavam envolvidos ou se envolveram com a história da série.
"As equipes de artistas e artesãos que trouxeram Jornada nas Estrelas à vida nas últimas cinco décadas [...] deram corpo e voz àquela visão e, ao fazerem isso, não apenas cativaram os espectadores, mas inspiraram pessoas de todo o mundo..."
Entre os assuntos abordados no livro ele nos traz a realidade das dificuldades da qual a série teve que enfrentar, desde ser aceita pela emissora que resolveu apostar em um gênero que não era tão bem visto naquela época que era a ficção científica, como alguns problemas de bastidores - sendo esses com produção, elenco e até mesmo caracterização.
"Naquela época havia um vácuo na televisão em relação a programas de ficção científica."
Além disso, o livro nos mostra em alguns depoimentos tratados como Jornada nas Estrelas (Star Trek) tentava trazer assuntos mais atuais que possível, sendo que entre eles os que mais se destacavam eram o da diversidade cultural e a política que os autores da série mostravam de forma sutil e também não tão sutil assim.
"Uma coisa que queria fazer era deixar Spock meio humano e meio vulcano. Queria que tivesse uma personalidade interessante. Queria que metade dele estivesse em conflito com a outra..."

Quando recebi o livro para resenha eu não sabia muito bem o que esperar dele, pois antes pensei que seria um livro que traria uma história de um universo expandido de Jornada nas Estrelas, mas assim que recebi o kit mandado pela Globo Livros percebi que era um convite direto para fazer parte da equipe da Enterprise (para quem não sabe esse é o nome da nave na qual os personagens de Jornada nas Estrelas viajavam pela galáxia e faziam parte da equipe).
"Para mim, Jornada nas Estrelas  sempre foi Kirk, Spock, McCoy, a Enterprise e a galáxia para explorar."
Eu tenho que admitir que eu não sou uma das maiores fãs de guias sobre bastidores de qualquer coisa que faça sucesso, pois além de ser muito complicado resenhar o gênero eu acho super cansativo a leitura principalmente quando eu vejo muitos depoimentos que parece que estou numa daquelas palestras que você não vê a hora de terminar. Porém, 50 Anos de Jornada nas Estrelas apesar de ser uma leitura não tão fácil ela lhe desperta a curiosidade por mostrar vários depoimentos que acabam por acrescentar algo tanto na história sobre a série quanto em algo que você pode levar pra sua vida.
"Jornada nas Estrelas é um fenômeno da cultura pop sem precedentes e impossível de ser repetido."
Ah! Outro ponto que tenho que ressaltar aqui é que em alguns depoimentos é citado alguma coisinha sobre Star Wars (Guerra nas Estrelas) e é algo que me chamou atenção, pois existe uma certa picuinha entre os fãs de cada uma dessas sagas por elas serem confundidas. Eu não estou no meio dessa briga, pois gosto de ambas histórias de formas diferentes.
"Enquanto Guerra nas Estrelas é uma novela maravilhosamente levada a outro nível, Jornada nas Estrelas é algo completamente diferente."
Jornada nas Estrelas é uma série atemporal, presente em nosso cotidiano, não é a toa que séries como "The Big Bang Theory" ou até mesmo músicas como "Califonication" tratem dessa obra de forma sutil mas que está ali presente de alguma forma.
"O espaço pode ser a fronteira final. Mas é feito num porão em Hollywood."
50 Anos de Jornada nas Estrelas apesar de ser dito como um livro imperdível para todos os amantes de cultura pop, ainda assim pra mim é mais um guia para os fãs da série que tem curiosidade de saber como a série surgiu e todas as dificuldades encontradas para que ela chegasse onde chegou. Porém, para aqueles que tem uma certa curiosidade sobre essa saga que marca inúmeras gerações é um livro que vale a pena ser lido, mas mesmo assim eu recomendaria que você também conhecesse a série/filme para que assim pudesse saber devidamente a fronteira do espaço em que está explorando ;)




14 comentários:

  1. Nossa, Achei super interessante esse livro, ainda mas ele e baseado em historia de muitas epocas atras...e super legal isso..eu nunca tinha ouvido fala dele e nem da serie...mas gostei bastante, quem sabe eu leia algum dia!

    ResponderExcluir
  2. Oii! Eu achei bacana o livro, mas não entendo nd d SW...
    Pra fãs da séria parece bem legal...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, mas eu também fico sem entender nada da série fico bem perdida infelizmente, mas dizem que é muito boa quero ver se consigo ver e entender rsrsrs mas muito legal o livro não sabia da existência dele.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Isadora!
    Bom tê-la de volta! Venha mais...
    Como nasci apenas 2 anos antes da Jornada nas estrelas, nem preciso dizer o quanto sou fã da série desde menina e como amo ficção, gostaria muito de apreciar a leitura do livro que fala sobre os bastidores da série e filmes da franquia. Acho bem interessante saber sobre o aconteceu e as prioridades.
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não sou fã de Jornada nas estrelas e não curto muito essas obras contendo os bastidores e depoimentos sabe?
    Mas acredito que pra quem é fã, essa seja uma obra e tanto para adquirir hein?
    Gostei do que conheci aqui, mas por enquanto não leria o livro não.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Assim como você, também não curto muito livros de bastidores e coisas do tipo, e por este motivo não leria essa obra.
    Não sabia que Jornada nas Estrelas é tão velhinha assim, kkkk.
    Gostei da resenha, mas não é um livro que eu tenha interesse em ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isadora!
    Acho que livros de bastidores são para fãs de carteirinha ou para quem é muito curioso no assunto.
    Eu achei bem interessante mas como não sou tão fã de Star Trek acabaria deixando passar batido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana esse livro, tenho certeza que os fãs piraram.
    Eu não compraria por não ver necessidade para mim, que não sou fã. Mas se fosse algo do tipo para Jogos Vorazes, Divergente, eu mega compraria.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito sobre Jornada nas estrelas, mas nunca acompanhei nada,e estou bem por fora do assunto.

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a parte da picuinha logo lembrei de quando eu leiga chamei jornadas nas estrelas de guerra nas estrelas e quando corrigiram gritei é tudo a mesma coisa. Menina quase fui esquartejado. Quase ia sair a matéria menina morta após confundir guerras nas estrelas com jornadas nas estrelas.

    Mas agora até curto a série não perdia um episódio quando passava na TV e nem sabia que tinha o livro, apesar de não ser meu género favorito também irei procurar para ler, parece interessante.

    E está desculpada conheço bem esse imprevisto chamado emprego. Parabéns pela resenha e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Conheço realmente muito pouco de Jornada nas estrelas, só assisti ao primeiro filmes desse novos que lançaram, mas acho interessante a comoção que a serie causou e como ela trouxe um conceito novo para aquela época, com certeza é um ótimo livro para todos os fãs e parece ser bem completo !!
    Não imaginava que tinha treze filmes !!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Confesso que já tinha ouvido falar de Jornada nas estrelas, mas ainda não li nada a respeito.
    Tenho certeza que os fã da série adorarão, eu infelizmente por não ter lido não posso dizer que gostei de saber do lançamento, mas adorei a ideia do livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isadora!!
    Esse livro sem dúvida é para quem é muito fã de Jornada nas Estrelas, ele é simplesmente lindo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir