Resenha: Suzy e as Águas- Vivas

Título: Suzy e as Águas-Vivas
Autora: Ali Benjamin
Editora: Verus
Páginas: 222


Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.
Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.




Oie gente! Hoje vou falar do livro Suzy e as Águas-vivas, lançamento da Verus Editora. Se você tem algum filho adolescente ou conhece algum, e quer indicar um livro, vem comigo nessa resenha. É um belo presente de natal para essas crianças quase adultas rsrs.

"Às vezes a gente quer com tanta força que as coisas mudem que não suporta nem sequer estar na mesma sala com as coisas do jeito que realmente são."

Suzy e as Águas-vivas conta a história de Suzy, uma menina de 12 anos que perdeu sua melhor amiga. Sua melhor amiga morre afogada quando ela está de férias e longe dela. Suzy não aceita que ela simplesmente morreu e desenvolve uma teoria que ela foi picada por uma água-viva. Ela estuda sobre elas, faz pesquisas, fica realmente empenhada em descobrir tudo sobre esses seres. Ela não acredita que ela simplesmente morre afogada e nesse livro ela vai fazer de tudo para provar essa teoria.

Suzy e as Águas-Vivas chegou aqui de surpresa pela Verus Editora. Logo quando chegou achei fofa sua capa e esperava ser um livro emocionante e com certeza foi. Suzy em busca da da sua teoria vai fazer uma vasta pesquisa e terminei o livro sabendo tudo sobre águas-vivas gente. A menina se aprofundou mesmo rsrs.

"... a história de cada pessoa é diferente, o tempo todo. Ninguém está com ninguém de verdade, mesmo que ás vezes pareça estar."

A capa como já falei achei bem fofa. O livro todo é contado por Suzy e os capítulos são pequenos o que torna a leitura nada tediosa. Terminei o livro em dois dias e querendo colocar Suzy no colo. No final fiquei pensando em Suzy e desejando tudo de bom no seu futuro. A personagem parecia real, parecia que conhecia de algum lugar. Me envolvi de verdade com Suzy.



Os personagens secundários gostei bastante. Os pai da Suzy são separados e conduz essa situação de Suzy como podem. Estão sempre ali com Suzy, querendo o melhor para sua filha. A autora abordou muito bem o tema do luto na adolescência. Para quem está passando por isso, ou conhece alguém super indico esse livro. Gostaria de um segundo livro e acompanhar Suzy crescendo rsrs.

"Os humanos são muitos ruins para ler os sinais uns dos outros. Eu sabia disso agora."


O livro foi uma leitura leve, divertida e fluída. Me vi lá no livro querendo ajudar Suzy e ser sua nova melhor amiga. O livro também aborda as mudanças na adolescência, pais separados, amizades. Foi uma leitura bastante prazerosa e terminei com aquele sentimento que tenho que passar esse livro adiante. Vou emprestar o livro para os meus sobrinhos, para as mães deles, para o máximo de pessoas possíveis. Uma leitura que merece ser espalhada por aí.

"Não há uma única maneira certa de dizer adeus a alguém que você ama. O mais importante é que você mantenha alguma parte dela dentro de você."

Essa resenha foi curtinha porque não quero falar muito do livro e falar do livro todo pra vocês. Um livro que me surpreendeu e que me fez parar pra pensar em como o luto é diferente para cada pessoa. Será que a morte simplesmente acontece? Leiam Suzy e as Águas-vivas e descubra.





12 comentários:

  1. Oii Ana! Adorei a resenha, parece uma graça msm o livro, pelo enredo parece bom, qro ler assim q der...A capa é linda!
    Qro mto conhecer de pertinho os personagens...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda e já fez com que meu interesse pelo livro aumentasse.
    A história parece ser bem interessante também.
    Pelo que já pude ver a autora consegue prender o leitor com a história e gosto bastante disso.
    Gosto de me surpreender e acho que esse livro irá fazer isso.
    Espero conhecer a obra em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. A capa é realmente fofa eu queroo pois sou adolescente kk concordo muito com o que a Suzy diz é realmente dificil para adolescentes perderem alguem assim pois muita vezes isso pode acabr mudando muita coisa nele.

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    O livro que fala sobre as mudanças adolescentes são bem atrativos.
    Achei apenas a protagonista bem novinha para poder enfrentar uma aventura dessas quase que sozinha.
    A capa é bela.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Nada como um livro leve pra fazer a gente se sentir bem certo ? O livro ele está na perfeita faixa etária da minha irmã e acho que irei indicar pra ela, vai que ela gosya da leitira e entra de vez no mundo literário. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. A capa é tao fofinha mesmo, a cor combina bastante com o universo do livro.
    Não gosto muito de historias que tenham personagens tao infantis. Mas percebi que essa historia traz uma carga emocional intensa e bem bonita. Com certeza deve ser uma leitura agradável e rápida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Essa historia parece ser muito emocionante e linda, achei bem interessante como a autora tratou do luto nesse livro, com certeza cada um encara de um modo diferente, a Suzy parece ser aquele tipo de personagem apaixonante e gostei de saber que temos uma leitura envolvente, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma leitura refletiva, aquele tipo de livro que depois de termina-lo vc para pra pensar em sua vida e as coisas que devia ser grato...
    Espero ter a oportunidade de le-lo em breve, mas confesso que não se encaixa em uma prioridade agr, ja que esse Genero sempre me deixa com um aperto no coração, rs

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Gostei da premissa do livro, mas infelizmente esse tipo de leitura já não me agrada mais, mas tenho certeza que meus irmãos iram adorar, gosto quando há uma certa interação com os personagens secundários, mas enfim.
    Gostei.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,
    A minha criança interior pirou quando viu esse lançamento, é um ótimo presente de natal para mim mesma ;)
    Amo livros com personagens infantis, histórias assim sempre me cativam pela pureza do enredo. A Suzy pelo jeito é uma personagem apaixonante, que como você comentou, ao termino do livro dá vontade de abraça-la. Gostei da proposta do livro, de abordar o luto para essa faixa etária, estou doida pra ler. Amei essa capa tão fofa *.*
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, a história parece ser linda, aahhh já me simpatizei com a Suzy, gostaria muito de ver todo esse processo no qual ela desenvolve essa teoria.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro não chamou muitoo minha atenção, quem sabe mais na frente.

    ResponderExcluir