Resenha Leo & Bia

Título: Leo & Bia
Autora: Fernanda Terra
Editora: Ler Editorial
Páginas: 259


Sinopse:

"Ela é mistério, cheia de segredos. Ele é bagunçado, cheio de defeitos."
A Bela e a Fera - Munhoz e Mariano
Na infância, Maria Beatriz foi levada contra sua vontade para longe de seu pai e de sua amada Santa Maria, cidade linda, no coração do Rio Grande do Sul.
Mas, nem mesmo a distância ou o tempo foram capazes de apagar as lembranças que ela trazia no coração.
Hoje, mais madura, ela está ansiosa com sua volta para casa e com o início de uma nova vida na Universidade de Santa Maria, cursando Psicologia. Sua felicidade é tanta que ela se distrai por um momento.
De repente, no corre-corre do aeroporto, enquanto procurava por seu pai, acontece um esbarrão.
Era um certo peão...
E depois disso, a vida de Maria Beatriz nunca mais seria a mesma...
Léo é estudante de veterinária e se estabeleceu na cidade depois que o pai herdou a Fazenda Palmital do avô. O jovem peão mexe com as estruturas de Santa Maria, não só pelo som de sua caminhonete potente, mas também por todo seu charme e disposição para conquistar uma certa moça que roubou seu coração.
Léo e Bia nos trazem muito mais que uma história de amor contada por dois jovens do interior. Eles nos levarão por uma trajetória de luta e superação!
Léo e Bia chegam para encantar vocês com seu jeitinho marrento, mas completamente apaixonante.




Leo & Bia é o primeiro livro que recebo da parceira Ler Editorial. Amo livros nacionais e amei ter passado na seleção de parceria. Já a autora Fernanda Terra conheço o trabalho dela pelo livro O Deputado, que aliás não gostei tanto. Resolvi me arriscar mais uma vez com a autora, vou contar nessa resenha o que achei desse livro.

"Sou teu ego, tua alma,
Sou teu céu, teu inferno, tua calma.
Eu sou teu tudo, sou teu nada.
Minha pequena, és minha amada."
Meu eu em você - Vitor e Léo

Logo de cara a capa do livro me chamou atenção. Amo livros onde o mocinho é um peão. Esse tipo de mocinho são mais "brutos" mas quando se apaixonam caem duro.  As mocinhas são mais amadurecidas e não tem papas na língua. Gosto de personagens assim, com personalidades fortes e nesse livro não foi diferente, apesar de vez em quando achar eles um pouco infantis.

O livro conta a história de Maria Beatriz, que está de volta a sua cidade Natal Santa Maria. Ela morava com sua mãe em São Paulo, mas elas viviam brigando e ela não gostava de morar lá. Voltando para casa ela se esbarra no aeroporto com um peão lindo, Léo, e assim começa toda a história.

Bia foi uma mocinha que me irritou bastante. Achei ela infantil demais para sua idade. As brigas entre o casal a maioria é ela que começa e por motivo fúteis. Várias vezes quis entrar no livro só pra dar uns tapas nela. Ela também tem uma mania de "bater de brincadeira" nos outros,  isso me tirou do sério rsrs. Sabe aquela tia que fala contigo te catucando,  ela tem a mania de bater nas pessoas. Foram várias vezes que ela fez isso e achei repetitivo. Acho que não fui muito com a cara de Bia rsrs.

"Mas se tiver que me deixar,
Vai deixando devagar...
Deixa eu me acostumar com sua ausência..."
Se tudo fosse fácil - Michel Teló

Leo é um peão fofo que é impossível não suspirar por ele. Ele é super romântico, então com certeza você vai terminar a leitura tendo uma diabetes de tão doce que é Leo rsrs. Senti falta de uma história por trás desse personagem. O que se sabe dele é que ele está a pouco tempo na cidade, estuda veterinária e ajuda com o pai na fazenda. Senti falta de um pouco mais de drama ou de alguma ex namorada ciumenta. O drama nesse livro aqui fica todo pro lado de Bia.


Uma outra coisa que me incomodou no livro foi o sotaque dos personagens. Deve ser porque eu sou do Rio de Janeiro e não sou acostumada. Mas achei carregado demais, a autora caprichou bastante nessa parte. Foram muitos "tu és" para uma pessoa só rsrs. Com isso a leitura foi se tornando cansativa, quem for de Rio Grande do Sul com certeza vai tirar de letra.

"Como se urgente e preciso,
Como é preciso desabafar.
Qualquer maneira de amar varia,
E Léo e Bia souberam amar."
Léo e Bia - Oswaldo e Montenegro e Zeca Baleiro
Os personagens secundários aparecem a todo momento na história e não são esquecidos, isso eu gostei bastante na história. Odeio livros onde os personagens secundários são esquecidos e ficam perdidos na história. O personagem secundário que mais gostei foi Jessy , amiga de bia e irmã de Leo. Também tem o Boi que é amigo inseparável do casal. No final o destino de Boi fica em aberto. Quem sabe role um livro para ele.

Pro meio do livro temos o bum da história, e é aí que você não vai querer parar de ler. Que pena que a autora não explorou essa parte, gostaria de  mais drama e mistério . Tudo se resolve muito rápido. Já o final achei um pouco arrastado. As últimas 50 páginas poderia ser resumida em  um epílogo.

Como eu já disse, o que me atraiu no livro foi a capa e que o livro tem como personagem principal um peão. Também pensei que o livro fosse hot mas quebrei a cara rsrs. Quem já leu O Deputado da autora sabe do que eu estou falando . Leo & Bia é um romance nada hot e sim um romance bem leve estilo sessão da tarde. Se você gosta de romances água com açúcar, com certeza esse é o livro.

A diagramação está linda, em cada capítulo tem uma placa com nome da cada capítulo e um trecho de música. Separei alguns trechos das músicas para as áreas destacadas na resenha. Muito sertanejo entrou na lista. Com certeza você vai querer ouvir lendo, são lindas as músicas escolhidas. Achei alguns erros de digitação, mas foram  poucos e nada que atrapalhe a leitura

" Já sofri demais vem me buscar.
Nada existe sem você aqui
Não me deixe, é tempo ainda.
Salva a minha vida... Não me deixa tão sozinha aqui.."
Vem me buscar - Bruno e Marrone

Indico o livro para quem gosta de um romance leve. Perfeito para ler naquele dia chuvoso, com certeza irá entreter. Mesmo com todos os poréns citados acima, indico o livro também  para dar de presente aquela sua sobrinha que ama um romance, só que é muito nova para ler algo mais quente.  Leiam Leo & Bia e depois me digam o que acharam ;).





9 comentários:

  1. Me identifiquei em alguns detalhes, mesmo simples haha, como: o fato dela querer fazer psicologia e o nome da fazenda ser Palmital(é o nome da minha cidade).
    Gostei da capa do livro e de ter letras de música, mesmo não escutando enquanto leio porquê me desconcentra, mas ao todo acho que não entraria pra minha lista de desejados, sei lá, não leio muito livros com peões(nada contra a quem lê, claro). Pelo que eu li na resenha, o livro parece girar em volta de Léo e Bia, de seus amigos e de suas brigas.. Gosto quando um livro tem um pouco de suspense ou drama, não sei explicar, mas algo que não gira só ao torno do casal, algo que faz que a gente tenha um "gostinho de quero mais". Além de ter palavras no quais não sou acostumada a usar ou falar, tipo "tu és" como você mesmo citou, não que eu ache ruim, mas me incomoda um pouco haha.
    Mas acho que para quem é acostumado a ler esse tipo de livro é ótimo, principalmente em um dia de chuva no qual está em dívoda de qual é o próximo livro que irá ler.

    ResponderExcluir
  2. Também adoro quando os personagens secundários realmente fazem parte da história, mas acho que isso foi a única coisa que gostei no livro :/. Infelizmente, nem a sinopse e nem a capa me chamaram a atenção, e lendo a sua resenha não sentir vontade de ler o livro. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Assim como você também curto livros onde o mocinho é um peão e livros onde a mocinha não tem papas na língua, mas sinceramente, detesto mocinhas infantis iguais a Bia, assim, e apesar de gostar de romances água com açúcar, não pretendo ler Léo e Bia, nem mesmo por causa de toda a doçura do Léo rsrs.
    Mas desejo sucesso a autora.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Gostei de algumas partes da trama que foram citadas na resenha.
    Gosto quando os mocinhos tem personalidade própria e amo ainda mais quando os personagens secundários tem uma participação mais ativa na leitura.
    É uma pena que a você não tenha se identificado com Bia.
    Gostei de como você descreveu o peão Leo. Acho que só por ele já vale apena a leitura.
    Vou manter em mente, que se trata de uma leitura leve e bem água com açúcar. E esperar o momento certo de iniciar a leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana.
    Achei essa capa linda e me surpreendi quando vi que era da Ler Editorial. No tempo que fomos parceiros, eles não lançaram nada parecido hehe. A história me interessa, só não sei se vou me acostumar com esses tus também. As vezes o autor tem que lembrar que todas as regiões irão ler e tem gente que vai achar difícil na hora de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um ramance leve, com letras de músicas sertanejas, parece ser legal. Embora eu não curta muito esse tipo de nacional, mas parece interessante. Sou da roça então entenderia bem a historia todinha rs

    ResponderExcluir
  7. Livros com peão são diferente como disse a resenha é o tipo de mocinho são mais "brutos" mas quando se apaixonam caem duro.Já tinha ouvido falar de um dos livros autora.Gostei da resenha é um romance leve parece um ótimo livro

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse é um livro que ainda não sei se irei ler pois gostei da historia mas acho que a Bia ira me irritar muito ao longo da resenha, mas gostei que a autora trabalha com os personagens secundários pois também gosto muito quando podemos ver mais deles ao longo da historia !!

    ResponderExcluir
  9. Só digo: Quero!!!!
    Depois de alguns livros hot, esse vai entra pra lista de compras de 2016, começando a gostar de novo de livros "água com açúcar". Amei sua resenha, gosto de como vc consegue expor seus sentimentos em relação ao livro.
    Acho que quando ler vou me apaixonar pelo Leo gosto de personagens com suas características. Sobre a Bia estou receiosa, mas bora ver, não gosto muito de ler historia em que não gosto de algum personagem, principalmente se é um dos principais. Ótima indicação e excelente resenha.

    ResponderExcluir