Resenha: Obrigada Pelo Chocolate - Laís Brancalhão

Título: Obrigada Pelo Chocolate
Autora: Laís Brancalhão
Páginas: 286

Uma amizade que ultrapassou o tempo, a distância e suas circunstâncias. Uma história que mostra que família vai muito além de pai, mãe e filhos. Sentimentos que surgem ao acaso e podem resistir às mudanças. Sensações que tentamos a todo custo esquecer, mas que parecem fazer parte da nossa história mesmo que contra nossa vontade. Uma história sobre o amor em todas as suas formas. Luísa e Daniel...
Você vai sentir que eles fazem parte da sua vida, são pessoas que você poderia conhecer. Daqueles livros que quando você não o está lendo, você se lembra da história e não sabe se te contaram um caso real ou se é a história.




Olá leitores! Aqui estou eu mais uma vez para falar de um livro que foi uma grande surpresa para mim no ano de 2015 e que acabou se tornando um queridinho na minha estante :D

Obrigada pelo Chocolate é um livro brasileiro, de romance e livro de estréia da autora Laís Brancalhão, lançado no dia 19 de Julho de 2015. É um livro que está a venda através do portal da Amazon em formato de e-book.

O livro eu conheci através da própria Laís que me enviou para lê-lo e dizer qual era minha opinião sobre a história contada. Posso dizer que a primeira coisa que me chamou a atenção no livro todo foi o título dele Obrigada pelo Chocolate, eu fiquei me perguntando: "Por quê esse título??" afinal todo título tem algo haver com a história.
"Danny abriu a mochila, pegou uma barra de chocolate, partiu em dois pedaços deu um deles a Luísa e fico com o outro."
Obrigada pelo Chocolate é um livro que conta para nós a história de Daniel e Luísa, dois jovens que conhecem-se quando crianças e formam uma amizade que dura por anos e que sofre transformações a medida que o tempo vai passando.

Daniel ou Danny é um garoto que no começo do livro  acaba por ter uma perda muito grande em sua vida, que é a morte acidental de sua irmã mais nova Gabriela que morre afogada numa piscina e com esse acontecimento ele acaba por se tornar uma criança muito calada, tímida, retraída, que não tem um amigo, considerado "esquisito" pelas pessoas e que tem sempre aquela tristeza marcada dentro de si.

Já Luísa é uma garota que mora desde de pequena no Brasil, inteligente, extrovertida, simpática, bonita, dedicada aos estudos, que fala tudo que lhe veem a cabeça, ou seja, ela é muito direta, que sempre conseguiu sem esforço algum fazer tudo aquilo que desejava. Mas ela também é solitária e não tem amigos, tudo isso por causa de um boato espalhado por uma colega de sala chamada Lorena (Observação: Lorena é uma das personagens mais insuportáveis que eu já conheci. Por quê tem que sempre existir aquela garota metida e que se acha mais do que os outros num livro?? ¬¬' )

Os dois acabam por se aproximar quando são expulsos de uma aula e para não serem pegos pelo inspetor da escola e levarem uma ocorrência, acabam fugindo e passando a manhã juntos.
"Ouviram o inspetor se aproximar da porta e depois sair em direção às salas de aula. Esperaram alguns minutos e depois saíram da salinha. De lá foram para os fundos do colégio onde havia um portãozinho que dava para a rua."
É a partir desse momento que ambos começam a se conhecer e tornam-se amigos, ou melhor, começam uma amizade.

Daniel e Luísa apesar de serem muito novos passam por situações um tanto complicada, pois ambos tem problemas familiares. Daniel é odiado desde de pequeno pelo seu pai Hans que o culpa pela morte de sua irmã Gabriela, um homem rude, que trai sua esposa, frio e que não se importa com ninguém além dele mesmo. Em compensação o Daniel tem uma mãe chamada Helena que é muito amorosa, que se preocupa com ele, uma grande musicista que acaba ensinando o filho a tocar, que quer vê-lo feliz e que ainda sofre pela perda de sua filha mais nova. Já Luísa tem uma mãe totalmente oposta da de Daniel, pois Laura é uma mulher fútil, que se preocupa mais com o dinheiro, que não se importa com a filha, uma mulher fria que odeia o marido Thomas e trata ele super mal. Thomas já é um pai amoroso, que faz de tudo por Luísa, é aquele paizão que está do lado da filha o tempo todo. Percebe-se que a família de ambos não é um má de rosas rsrsrs

Nos momentos que eu estava lendo o livro, eu tinha mais ódio da mãe da Luísa a Laura do que do pai do Daniel. Pois eita mulherzinha insuportável e que não tem um pingo de coração. Tem uma parte do livro que é a parte que você chega a ter um nojo da mulher incrível, que é quando ela expulsa a própria filha, uma criança de casa.
"- Se for preciso, fujo daqui!
- Não vai ser preciso, você quer ir embora, não é mesmo? Pois vá!
- O quê?
- Vamos! Suma da minha frente e não apareça mais!
Laura estava tão surtada que chegou a interfonar para a portaria para autorizar a saída da menina, que saiu correndo pelas escadas chorando de nervoso e raiva."
O livro nos apresenta também outros personagens que são as outras amizades que o Daniel e a Luísa vão fazendo no decorrer do livro. Amizades essas que chegam a crescer e acompanhar a história dos dois, até quando eles crescem. Pois quem tá pensando que o livro só fica com eles pequeninhos, não é assim!

O livro cresce e amadurece junto com os personagens, afinal ele conta a história da Luísa e do Daniel desde da infância até eles se tornarem adultos. E claro que mostra a fase deles adolescente: o primeiro beijo, primeiro namoro, encontros, festa, "ficas", primeira vez, términos, entre outras coisas. E também mostra aquela parte de quando se é adulto: faculdade, procura de emprego, oportunidades, brigas, etc.

Eu posso dizer como leitora que entre os personagens principais e a amizade deles, percebe-se que quem mais se preocupa e abre mão de muita coisa pra ver o outro feliz é o Danny. Então, vai ter momentos que quem for ler vai ter um certo abuso da Luísa.
"Lá estava, novamente deixando suas convicções de lado para vê-la feliz."
E o livro traz muito em seu contexto essa parte de amizade, amadurecimento, traz sobre separação, aquelas primeiras vezes que todo mundo passa, situações que podem ocorrer em nossas vidas, incluindo a mudança de sentimentos. Pois como a Luísa e o Daniel acabam por conviver muito um com o outro e estarem sempre juntos, a amizade dos dois acaba crescendo e se tornando algo mais. 
"Luísa não sabia dizer quanto tempo ficou ali, pressionada pelo corpo de Danny, que certamente nunca havia ficado tão próximo dela, mas sabia que algo muito diferente estava acontecendo com eles."
Obrigada pelo Chocolate foi uma surpresa incrível de se ler. É aquele livro que você tem momentos "Ownt!", mas também vai ter momentos de "Que droga!", além disso você ri e chora junto com situações que vão sendo contadas.

Foi um presente e um desafio maravilhoso que a Laís me proporcionou. E é um aviso Laís que eu fico lhe dizendo 24 horas: "Pode-se preparar que você ainda vai ser caçada pelo que você aprontou nesse livro!"

E é isso pessoal e até uma próxima vez o/





8 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa... Me deixou bastante curiosa quanto ao livro. Adoro livros assim, que nos surpreendem. O fato dos personagens se conhecerem desde de criança e a trama vai abordando todas as fases deles é o que mais me chamou a atenção no livro. Já adicione a lista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonia que sinopse e resenha incrível o livro parece ser lindo com certeza vou ler obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  3. com certeza vou ler parece ser uma historia linda,me parece ser bem real amizade colorida eu sei bem como é kkkk,comigo foi assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!!!
      Espero que sua amizade colorida tenha redindo também boas histórias rsrsrsrs
      Obrigada pelo comentário e leia mesmo o livro é muito bom ;)

      Excluir
  4. Ahhhhhhhhhhh eu queroooooo esse livro!!!!!!! Um dos meus motes preferidos em livros é quando os mocinhos se conhecem desde criança e os sentimentos românticos vão surgindo aos poucos!

    Esse livro me parece ser uma graça,já começando pelo título fofo e nada comum mesmo!! Ai,eu quero muito ler,acompanhar todos estes "o primeiro beijo, primeiro namoro, encontros, festa, "ficas", primeira vez, términos" do casal...
    Vou dar uma pesquisada sobre esse livro,pois quero para ontem.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!!
      Eu também gosto de histórias que o casal conhece-se desde de pequeno, só não leio com tanta frequência como deveria rsrsrs
      Mas em relação ao livro ele só está disponível através da Amazon mesmo e sério acho que você vai adorar acompanhar a história deles dois. Toda essa trajetória vale a pena mesmo.
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima ;)

      Excluir
  5. Parei pra pensar agora e não me lembro de ter lido um livro com uma amizade assim. Personagem insuportável igual a Lorena enche muito o saco, no livro q tô lendo tem dois assim Charlotte e Victor, quase surto quando eles aparecem. Eu gostei do título e achei a capa muito fofa *_* entrou pra minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  6. É sempre uma alegria quando um livro acaba nos surpreendendo e sendo melhor do que imaginamos, tive varios em 2015 e já tive um nesse ano. Não tinha visto nada sobre esse livro, mas depois da sua resenha pretendo dar uma chance e vou torcer para gostar tambem
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir