Resenha: A Dama de Papel - Universo dos Livros

Título: A Dama de Papel
Autora: Catarina Muniz
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 256

Sinopse:
Localizado na zona periférica de Londres em meados do século XIX, o bordel de Molly está sempre repleto de fregueses: ricos e pobres, magnatas e operários. O que nenhum deles sabe - nem mesmo as outras trabalhadoras do estabelecimento - é que a dona do prostíbulo optara por ser "mulher da vida fácil" após fugir de um casamento forçado, abrigando-se nas entranhas de um cortiço na busca indelével por liberdade.Certa vez, no entanto, Molly é inebriada pelas propostas de um cliente: Charles O'Connor, o herdeiro de um império têxtil, deseja que ela seja somente sua. Molly, arrebatada pelas sensações provocadas pelo novo amante, se vê obrigada a questionar o modo de vida que conduzira com orgulho até então, além de testar os limites da liberdade obtida a duras penas.Entregues à avassaladora paixão e à incrível química sexual que os unem, Molly e Charles precisarão enfrentar as represálias que os unem, Molly e Charles precisarão enfrentar as represálias sociais e a moral conservadora da época para dar continuidade a este amor proibido. Mas terão de pagar um preço alto por suas decisões.







Esse livro lindo aí que vocês estão vendo, chegou aqui em casa de surpresa. Num belo dia me chega esse livro mas não sabia de onde veio, quem mandou. Cheguei até a pensar que era uma cortesia do skoob :o. Mas foi os lindos da Universo dos Livros que me enviaram esse livro para resenha. Amei demais essa surpresa! Tinha visto o livro na bienal e quando olhei a capa foi amor a primeira vista. Que pena que meu dinheiro não concordou com isso e não pude levá-lo. Universo dos Livros quando quiser me enviar livros estamos aí! Amo vocês!

"Molly é uma mulher que possui tantos talentos que qualquer meia hora ao seu lado é um completo deleite."

A Dama de Papel é um romance de época escrito pela autora brasileira Catarina Muniz. Sim esse livro lindão aí não deve para os autores gringos né? Essa capa está linda demais! A Universo dos Livros como sempre caprichando nas capas.

"Sou pouco, tenho menos ainda. Mas me pertenço."

É o primeiro livro que leio da autora e já posso dizer que amei a escrita da autora. Foi uma leitura descomplicada, fácil de ler. Como quase todos livros de época esse também é contado em terceira pessoa. Em nenhum momento em perdi na leitura, coisa que acontece muito comigo em livros assim. Mas a autora sabe nos envolver na história e em nenhum momento fiquei perdida. Para quem nunca leu um romance de época super indico a começar por esse. Uma leitura descomplicada que com certeza para quem ama ler assim como eu, lê em 2 dias.

"Não poso me apaixonar..", é o que todos dizem quando a paixão já corre solta e virulenta por cada frsta, por cada célula. Quando o veneno já eflui de todos os poros,"

O livro conta a história do casal Moly e Charles. Moly fugiu de casa porque não queria um casamento arranjado. Então ela foi parar nas ruas e acabou virando uma prostituta. Moly é aquela mocinha que tem a famosa "pepeca de ouro". Todos os homens caem aos seus pés, pelos seu encantos de prostituta e pedem bis. Só acho que Molly poderia cobrar mais caro e ficar um pouquinho rica né? Afinal, ela manja dos paranauê. Moly não tem preconceito, atende de operários até os mais ricos. Mas acho que nesse livro a autora quis mostrar que não importava o dinheiro e sim a liberdade dela, mas bem que ela podia cobrar mais caro, só acho.

Charles O' Connor é um rico empresário da indústria têxtil. Querendo conhecer a fama da pepeca de ouro de Molly , ele vai até seu cabaré ver se é isso tudo mesmo. E claro que ele gosta muito e pede bis. Charles foi um personagem que foi antipatia a primeira vista. O porque eu não gostar dele é que o cara é casado gente! Livros que envolve traição sempre desperta esse sentimento em mim. Não concordei com muitas atitudes dele. Tem uma mulher linda em casa, mas quer o proibido. Também muitas vezes não gostei das atitudes dele, que por vezes a autora quis romantizar, mas Charles não me desceu goela abaixo, desculpe. Ele só foi salvo de mais xingamentos por mim pelas suas cartas eróticas e poéticas. Cada vez que lia ficava suspirando.

"... Molly resolveu que iria deixar-se machucar por aquele homem. Decidiu entregar-se mesmo que seu coração terminasse aos pedaços, mesmo que sua alma vagasse sem rumo pelo vale dos abandonados, mesmo que perdesse o gosto pela vida! Ainda sim seria dele."

Amor e ódio foi esses sentimentos que tive no livro. Ora amava o livro, ora odiava. Gosto de livros assim que me fazem ficar confusa, meio bipolar. Amei por Molly ser tão determinada e a frente do seu tempo, odiava Molly por não querer mudar. Amei Charles poético, mas odiei Charles como amante. Sim posso parecer meio louca, leia também que vocês vão ver porque fiquei um tanto meia bipolar.

"É você a minha dama. A dama cujo corpo, pele, lábios e saliva me envenenaram de tal maneira que já não venho até aqui ao seu encontro, mas ao encontro de mim mesmo."

É um romance de época que indico para todos que gostam do gênero. A muito tempo não lia um romance brasileiro tão bom quanto esse. Um livro poético que vai te fazer embarcar nessa história. Mesmo depois de você amar e odiar os personagens, você vai torcer para que tudo der certo. O final foi surpreendente mas não podia ser diferente. Quase chamei a autora no chat pra falar: CARAMBA, QUE FINAL FOI AQUELE? Não chamei com medo de me alterar e exigir um segundo livro rsrs.

A Dama de Papel com certeza foi um dos melhores romances de época que li nesse ano. Porque amar e odiar um livro é o que adoro em uma leitura. Indico para todos que querem se aventurar em um romance de época. Esse livro me fez suspirar e até mesmo chorar. Venha ler e tire suas próprias conclusões, que te garanto que vai ser várias rsrs.





10 comentários:

  1. Um romance de época, nacional com uma capa linda dessas , é claro que vai para a lista de desejados <3 ! Eu já tinha visto esse livro e me apaixonado pela capa e, agora, depois dessa resenha instigante , não tenho dúvidas de que quero conhecer essa história...Que bom que você deu uma pausa nas leituras depressivas,rsrs, pq edde é o meu tipo de livro!

    ResponderExcluir
  2. Linda capa, já quero comprar. Sua resenha ficou ótima!
    Lindo blog!
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adoro ler romances de época, são minhas leituras favoritas, gostei bastante da resenha e não vejo a hora de o livro ser lançado.

    ResponderExcluir
  4. adoro ler romances de época, são minhas leituras favoritas, gostei bastante da resenha e não vejo a hora de o livro ser lançado.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Também curto bastante romances de época, mas confesso que não pretendo ler A dama de papel, não aprovo quando os personagens principais são casados com uma terceira pessoa e mesmo assim se envolve com o/a protagonista.
    Mas curti sua resenha, achei bastante divertida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Não conhecia a autora, esse é meu primeiro contato com esse livros, e me encantei, a capa é linda sem duvida eu compraria ele pela capa, e agora depois de ler sua resenha e saber que a historia faz jus a tanta beleza, adoro romances de época e época e esse me parece ser muito bom depois de suas recomendações quero mesmo ler esse livro.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro de romance historico. Não sei porque não me ara, mas essa capa me chamou atenção acho que darei uma chance para ele e lerei porque que capa linda....

    ResponderExcluir
  8. Não.sou fã de romances de época... Mas a resenha me.deixou curiosa...A capa eh linda de vdd! Vou tentar ver se me pega rs

    ResponderExcluir
  9. Whats ??? O cara era casado ? Como assim produção? Eu confesso que também não sou muito fã de livros que envolvem traição, pois acho isso muito errado, essa jovem devia manjar mesmo dos paranaês kkk Eu tenho muito interesse em ler esse livro e ainda mais interesse por saber que a escritora é nacional. A editora trabalhou muito bem na capa do livro e já vejo mais um romance de época entrando na minha lista de livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Com certeza a Universo dos Livros arrasou a capa ficou linda, gosto muito de livro de época ainda mais sendo brasileiro e fiquei muito curiosa sobre a escrita da Catarina Muniz que ainda não conheço e logo pela resenha também não gostei muito do Charles, como assim casado ?

    ResponderExcluir