Quotes: Kindred - Octavia E. Butler

Título: Kindred
Autora: Octavia E. Butler
Editora Morro Branco
Páginas: 432
Compre: Aqui 


Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.




Existem livros que mexem tanto com a gente que parece que nada que a gente fale vai fazer jus ao livro, e Kindred foi e está sendo exatamente assim, ele já garantiu lugar cativo em meu coração.
Kindred aborda racismo e escravidão, e  sinto que não estou preparada para fazer uma resenha desse livro ainda, quem sabe daqui um tempo, mas não poderia simplesmente deixar esse livro passar em branco e não indicar aqui para vocês, ainda mais hoje em dia que em pleno 2020 ainda vemos diariamente o racismo escancarado e cada vez mais negros morrendo injustamente. Pensando nisso vou deixar aqui alguns quotes desse livro sensacional e que deveria ser leitura obrigatória para todos, principalmente para repensar; o que afinal mudou no mundo em que vivemos?


"A escravidão era um processo que matava pouco a pouco."

"– Cê sabe que ele não me pagô! Ah, qual é a diferença? Certo ou errado, a lei diz que ele é meu dono agora. Não sei por que ele ainda não arranco meu coro. As coisas que eu disse pra ele..."

"As sociedades repressivas sempre pareciam entender o perigo das ideias 'erradas'."

"Já tinha visto pessoas serem surradas na televisão e nos filmes. Já tinha visto sangue falso nas costas delas e ouvido gritos bem ensaiados. Mas não havia ficado perto e sentido o cheiro do suor nem ouvido as súplicas e as orações das pessoas humilhadas diante de suas famílias e de si mesmas.."

"Mas, na realidade, a escravidão de qualquer tipo criava relacionamentos estranhos..."

"– A facilidade. Nós, as crianças... Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitarem a escravidão."

"– Não quero passá a vida aqui vendo meus filhos crescer escravo e talvez sê vendido."

" ...Não sei de onde o chicote saiu, não vi que seria açoitada. Mas fui. Senti como se houvesse um ferro quente em minhas costas, ardendo em mim através da camisa fina, rasgando minha pele.."

Esses quotes são fortes e intensos, mas não chega a um terço do impacto que esse livro vai ter em sua vida, então só posso mais uma vez recomendar que leiam e guardem para sempre esse livro no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário