Resenha: A Impossível Faca da Memória - Laurie Halse Anderson

Título: A Impossível Faca da Memória
Autora:  Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 352
Compre: Aqui 



A adolescente Hayley Kincain e o pai, Andy, passaram cinco anos viajando de caminhão, fugindo das lembranças que os assombram. Agora, estão de volta à cidade natal de Andy para tentar levar uma vida “normal”, mas os horrores que ele testemunhou na guerra ameaçam destruir a existência de pai e filha. De mãos e pés atados, Hayley é obrigada a vê-lo ser lentamente derrotado pela depressão, e se entregar às drogas e à bebida para calar os demônios interiores. É então que seu próprio passado vem à tona, e o presente se estilhaça... anunciando um futuro totalmente incerto.
O que você deve fazer para proteger a vida de seu pai quando a morte o está rondando? Que atitude tomar quando os papéis de pai e filha se invertem? E o que acontece quando aquele garoto encantador e divertido entra no seu mundo sem pedir licença e, pela primeira vez, você se vê pensando no futuro? 





Olá, leitores!
Hoje a resenha é de um livro que deixou meu coração em pedaços, mas que ao mesmo tempo me fez rir e me apaixonar por mais uma história. Gosta de livros onde o tema principal seja pai e filha? Então vem comigo nessa resenha.

"Para mim, uma pessoa que precisa anunciar que é digna de confiança merece mais é que a gente minta."

A Impossível Faca da Memória é um livro da autora Laurie Halse Anderson, lançamento da Editora Valentina. A autora tem outro livro também publicado pela editora que é livro Fale!. Ainda não li, mas depois dessa leitura com certeza entrou para a lista.



O livro conta a história da adolescente Hayley Kincain e Andy que é seu pai. Depois de 5 anos viajando de caminhão eles resolvem se estabelecer em sua cidade natal. Andy quer que sua filha faça novas lembranças e seja uma adolescente normal, só que Andy está doente com depressão e pouco a pouco vai se entregando a bebidas e drogas. Como Hayley vai conseguir pensar no seu futuro quando seu pai vive no passado de quando testemunhou os horrores da guerra? Hayley vai ter que desapegar de lembranças também se quiser seguir em frente.

Sabe aquele livro que tinha tudo para ser seu favorito, mas que por causa de uma coisa de nada não foi? Foi assim com o livro A Impossível Faca na Memória. Logo nas primeiras páginas gostei logo de cara de Hayley e sabia que ia ser uma mocinha que não ia esquecer. Pena que achei alguns acontecimentos parados ou que não ia a lugar nenhum na história.

Hayley é uma adolescente com 17 anos e já com muitas responsabilidades. Seu pai vai dar trabalho a ela e Hayley vai sempre estar ligada se seu pai vai ficar bêbado, entrar numa briga ou até mesmo se matar. O leitor vai ficar com o coração na mão lendo.



Mas não só relacionamento entre pai e filha vai ser esse livro, vai ter um mocinho para você suspirar e shippar o casal. Finn estuda na escola de Hayley e vai ser o companheiro dela de desabafos. A amizade entre eles vai crescendo pouco a pouco e Finn também tem seus problemas familiares, que pena que foi pouco abordado.

Outros personagens secundários marcantes vão entrando na trama e queria saber mais sobre eles também. A autora focou mais na relação entre pai e filha e no segundo plano o romance entre Hayley e Finn.


O livro é pequeno então dá pra carregar na bolsa e ler em qualquer lugar. A história é escrita em primeira pessoa pelo ponto de vista de Hayley e algumas partes com os pensamentos do pai. As folhas são amarelas e a diagramação está perfeita. Não encontrei erros durante a leitura.

"Desculpas não significam nada quando são da boca pra fora."

A Impossível Faca da Memória trás relatos fortes de como a depressão, bebida e drogas pode estragar sua vida de todos que estão a sua volta. Um livro que pode ter gatilhos para alguns leitores, então quero deixar o aviso. Um livro triste e necessário ao mesmo tempo, que faço questão de indicar a todos os leitores que gostam de um bom drama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário