Resenha: Miga, Sua Louca! - Julianna Costa & Luiza Costa

Título: Miga, Sua Louca!
Autoras: Julianna Costa & Luiza Costa
Editora Universo dos Livros
Páginas: 240
Compre: Aqui

“Deixe eu te apresentar a Yara.
Ela parece meio certinha e meio louca. Um pouco de tudo. Ou talvez nada disso.
Na verdade, ela é só mais uma adolescente buscando descobrir sua própria identidade. O problema da Yara é que, nessa busca, ela vai encontrar o André, o Danilo, o Diego, o Rodrigo…
Pois é, pessoal. A Yara é meio nervosa. E meio desesperada. E meio tímida. E meio inexperiente.
Mas não precisa se preocupar com ela, porque a Yara pode ser meio tudo isso, mas ela não está sozinha: ela tem a Alexia.
Alexia é a metade que falta da Yara: sua melhor amiga, com experiências, dicas e surtos para compartilhar. E enquanto Yara enfrenta todo tipo de complicação – seja a indecisão sobre qual universidade cursar, os problemas com a mãe ou o interesse recém-descoberto pelo melhor amigo – Alexia vai ficar por perto, guiando sua amiga maluca (com sugestões nem sempre convencionais) em um dos momentos mais delicados de sua vida.
Por meio de uma troca de cartas entre essas duas grandes amigas, Miga, sua louca mistura ficção com conselhos práticos para a vida real em uma narrativa jovem e antenada para um público que, assim como a Yara, não faz ideia de como entrar para a vida adulta.”





"Sei não, mas se tem uma coisa que desconfio é de relacionamento com tempo de exigência demais. Abre o olho, e me conta detalhes pra eu poder me meter melhor!"

O livro Miga, sua louca! é escrito em parceria pela Julianna Costa e Luiza Costa, lançado pela editora Universo dos Livros. Julianna já é conhecida por seus livros eróticos e a Luiza Costa é blogueira do site Pergunte a uma mulher. Não vou mentir que quando soube que esse livro da Julianna Costa não era erótico fiquei com um pé atrás, mas quando comecei a leitura dele me surpreendi, e a surpresa foi muito positiva. Nesse livro vamos conhecer Yara e Alexia, duas amigas que precisaram se separar e que agora se correspondem por carta.
"A vida não é o Google pra resolver todos os seus problemas na hora que você quiser não!"
Yara é toda certinha e acaba que por isso é sempre a última a fazer as coisas. Foi a última a dar o primeiro beijo, a paquerar, namorar e inclusive é a única que ainda não fez sexo. Com esse pensamento na cabeça ela escreve pra sua amiga Alexa todas suas neuras, dúvidas, inseguranças e até todas as conquistas.

Alexia é o oposto completo de Yara, totalmente descolada e até pode se dizer experiente. Mas por mais que ela fale pra Yara "se joga" ela também vai por meio das cartas escrever o que pode dá certo ou errado, sempre apoiando a amiga e fazendo Yara ver o mundo de uma forma totalmente diferente.
"Vaza, querido; não sou Inmetro pra você ficar divulgando controle de qualidade das outras não!"
E no meio de tudo Yara decide que é hora de mudar e começar a viver a vida, ter as primeiras vezes e curtir a vida como toda adolescente curte. E claro que com isso ela também vai ter a primeira decepção amorosa e os primeiros dilemas do "será que estou fazendo certo?" Vai começar a pensar e repensar, e em muitas vezes não vai pensar em nada e vai deixar a vida levar ela, mas sem nunca perder o contato com Alexia, que a apoia e a defende mesmo longe. Da forma mais direta possível Alexia vai dizer pra Yara se está certo ou errado, e pra maioria das vezes para a Yara deixar de ser trouxa, ou parar de fazer besteira, porque com Alexia não existem meias palavras.

Durante a leitura desse livro eu tive uma grande viagem no tempo, em alguns momentos no lugar da Yara e em outros no da Alexia. Sabe aquelas primeiras vezes que acontece na vida e você nunca esquece? Seja ela boa ou ruim sempre vai ficar marcada na sua vida. Eu me via em algumas situações e em alguns momentos me perguntei se estavam escrevendo a minha história kkkkkkk.
"As pessoas te dão o valor que você se dá, e pressão não combina com amor, miga: liberdade combina. Não fica com quem não quer ficar com você! Ninguém merece ficar sozinho em um relacionamento a dois."
Nesse livro me vi relembrando de algumas amizades, umas que já simplesmente acabaram, outras que permanecem firmes até hoje. Me lembrei dos meus primeiros amores (sim no plural, porque não foi um só não kkkk) e também lembrei o quanto é complicado ser adolescente. É tão complicado você não receber presente no dias das crianças porque já está velha, mas muitas vezes ser tratada como criança por não ser madura suficiente.


Os personagens secundários desse livro são de extrema importância, alguns eu quis bater, já em outros quis abraçar, teve também alguns quis agarrar ( A LOUCA). Danilo o segundo melhor amigo de Yara teve uma grande influência na vida dela. E olha, com o final que teve esse livro eu quase tive um treco por causa dele kkkkk. As autoras que o digam.

"Viveu? Aprendeu! Criou expectativas? Se fu..."

A capa é tão linda e jovem, e a formatação e diagramação do livro está linda. Em cada carta enviada a  tem o desenho de uma carta e o nome de alguma pessoa que representa a carta. O livro é todo escrito em primeira pessoa, e alterna entre Alexia e Yara. Nesse livro é como se realmente você estivesse lendo as cartas, o livro tem uma escrita totalmente jovem e de fácil entendimento.

Deu pra reparar que me apaixonei pelo livro, né? Não imaginava gostar tanto desse livro, mas a cada capítulo me via mais apaixonada. O final desse livro é um caso a parte,  já inclusive deixei um recadinho pra cada autora kkkkkk. Tem um final sim esse livro, mas você ainda assim vai quer mais, muito mais. Então estou torcendo para Editora Universo publicar logo o segundo livro e me tirar dessa loucura.

"Lembre-se sempre: quando você QUER, não importa quem, todo homem vai ser Príncipe Encantado, porque você tá fazendo por você. Mas quando você NÃO QUER, todo homem é Sapo, amiga, e aí vai dar ruim."


Um livro que acredito que muitos adolescentes deveriam ler, queria poder ter lido esse livro na minha adolescência, provavelmente continuaria fazendo várias burradas, mas seria um pouco mais consciente.

Uma história sobre amizade, primeiras vezes, primeiras chances, primeiros medos, primeiros tudo aquilo que um adolescente passa. Hoje a gente pode até rir do que fez, mas na época o choro e o riso era livre kkkkk. Vale a pena ler esse livro em qualquer idade, não só para recordar, mas também pra aproveitar e usar como dicas. Só pra finalizar, aproveite a vida o máximo que puder, sem deixar de lado sua essência e seu jeito de ser, porque tem como ser feliz e aproveitar a vida sem mudar o que somos, se for mudar, mude por você e não pelos outros.









18 comentários:

  1. Oi Raquel. Gostei da premissa da história. A amizade das duas e uma motivando a outra e aprendendo também juntas, é muito bacana. As histórias adolescentes tem muitos pontos positivos pq nos vemos no lugar deles e nas histórias que são muito parecidas.
    Não conhecia o livro. Valeu pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  2. Meu dDeus! Já quero!
    Já tinha visto esse livro, mas pensei que ele fosse bem infantil!
    Gostei que ele fala sobre amizades, já que é um tema tão legal e fofo de se falar!
    Já quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel. Também conheço a Julianna pelos livros eróticos e me surpreendi que este livro tenha dado tão certo. Eu adoro temáticas adolescentes porque acabei de sair da minha e sempre fico me sentindo nostálgica com algumas situações citadas em obras. Com certeza vou ler.
    Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel! Que livro maravilhoso, adorei e me identifiquei com a Alexia. Preciso ler esse livro, a sua resenha me deixou curiosa para saber mais. hahaha beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desde que li a primeira resenha a resenha deste livro fiquei encantada pela estória, adoro acompanhar estes dilemas adolescentes, e como mesma sitou acredito que também irei me identificar em várias cenas, porque apesar de muitas pessoas viverem em épocas diferentes todos iram, ou já passou pela descoberta do primeiro amor, das amizades que vão acabar ou que vai durar por muito tempo. Esta e uma fase da vida de descobertas, e experiencias, boas e ruins. Acredito que darei boas risadas lendo esta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel!
    Gostei de conhecer o livro, parece uma leitura agradável e divertida, a capa tbm me agradou bastante.
    Vou anotar a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Confesso que esse estilo de livro não chama minha atenção, não gosto de livros tão jovens e tal..
    Mas pelo decorrer da resenha percebi que fazer tal leitura também é um modo de relembrar o próprio passado, as amizades, as aventuras, então imagino que seja divertido. O público alvo parece ser pessoas mais jovens, esses sim devem aproveitar bastante a leitura.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Achei legal esse livro pela ideia das cartas e por todas as coisas adolescentes que tem nele, os dilemas e as primeiras vezes, as primeiras experiências e como parece mostrar bem os sentimentos dessa época confusa da vida. Deve dar uma nostalgia na gente mesmo, de relembrar a nossa adolescência e as coisas que passou. E tem aqueles personagens que são opostos em quase tudo e achei isso legal porque quem nunca teve uma amiga mais louca ou mais quietinha, não é? Ou foi a pessoa mais quieta ou a mais ousada...Essas personalidades devem ser fáceis pra gente se identificar ou relembrar de pessoas assim que passaram por nossas vidas nessa época.
    Parece uma leitura bem fofa por isso ^^

    ResponderExcluir
  9. Confesso que estava com um pé atrás com esse livro,achei que era infantil, mas vou dar uma chance e vou ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raquel!!
    A resenha ficou bem legal, acho bem interessante quando tem na narrativa de um livro elementos como amizade, primeiras vezes, primeiras chances, primeiros medos... sem dúvida o livro é um amorzinho!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei o livro! Já vou procurar para ler <3
    Adoro livros adolescentes e com vários assuntos atuais (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Miga sua louca já quero lê! Kkkk adoro esses livros mais joviais com mais leveza e descontraído,com certeza lerei esse livro! Ótima resenha ❤😘
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, de primeira me pareceu um pouco bobo, mas parece ser bastante e engraçado.
    Não tenho uma boa experiência com cartas em livros, e não tenho vontade de ler, talvez a um tempo atrás, mas hoje não mais.

    ResponderExcluir
  14. Raquel!
    Já gostei de saber que o livro é através de cartas, gosto quando esse artifício é usado, porque torna o livro bem íntimo e pessoal, podemos perceber os sentimentos impingidos nos relatos e quando a história é com adolescentes, sempre temos surpresas e ação, muitas dúvidas e no caso aqui, uma verdadeira amizade.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie. Me identifiquei muitooooo com essa resenha. Acho que em breve irei adquirir esse livro.já ouvi falar muito da escrita da Julliana e só ouvi coisas positivas. P.s: Amei a capa

    ResponderExcluir
  16. oie gente qu e capa fofa ne rsrsconcordo realmente tem livros que nos fazem lembrar em algo que aconteceu rsrs e eu simplismente amei o livro e ja quero gostei muito do livro principalmente da Yara acho que por conta do seu comportamento haha nao amei a personagem rss
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Tinha lido um resenha sobre esse livro e me deixou bem curiosa pela trama. O livro envolve varios dilemas de adolescências e algo muito bom mas também muito ruim, todo mundo passou ou irá passa por essa fase e confesso, essa e a melhor fase que tem. Gostei bastante do livro, do tema que aborda nele e também sobre as amizades, gostei muito.

    ResponderExcluir
  18. aaah, eu fico feliz pela parceria das escritoras. Nao conhecia a obra, mas só de saber que a leitura é fácil e eu, provavelmente, irei me identificar com as personagens já fico empolgada pelo livro.

    ResponderExcluir