Resenha Confissões de Inverno

Título: Confissões de Inverno
Autor: Brendan Kiely
Editora: Arqueiro
Páginas: 224



Sinopse:
À medida que sua família se desintegra, Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta.
O Natal chega e seu mundo entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação.
Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé.
O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.








Confissões de Inverno foi um livro logo que vi fiquei muito curiosa. Primeiro, porque não consegui achar nada do livro na net e nem do autor. Segundo, pela sinopse que cita um padre, parei e pensei: deve ser polêmico, só não imaginava que tanto. Foi uma grande surpresa esse livro e vou contar agora para vocês o que achei do livro.
"Garoto, você pode ser um dos dois tipos de pessoas: aquele que faz a realidade acontecer ou aquele que deve se encaixar dentro de uma realidade."
O livro conta a história de Aidan. Ele tem 16 anos e tem dúvidas que todo adolescente tem. Quer ser encontrar, quer ter amigos, quer saber o que vai ser quando crescer e quer amar e ser amado. A família dele está se desintegrando e ele busca o consolo em remédios e no padre Greg. No Natal ele conhece o verdadeiro padre e suas intenções. Ele tenta dar um rumo em sua vida, aí fica as dúvidas. Será que vai conseguir seguir em frente e deixar seu passado para trás? Será que ele vai contar a alguém? O que ele vai fazer?
"Queria que a mancha que eu representava se dissolvesse num piscar de olhos."
Sei que minha explicação do livro foi meia vaga, mas se contar algo mais acho que poderia dar spoiler. Posso te garantir que é uma leitura polêmica e que ta vai fazer para pensar e refletir sobre várias questões.
"As coisas mais importante da vida exigem uma demonstração de fé."
Muito bom quando você não espera nada da leitura e ela te surpreende. Não dava nada mesmo pelo livro. A cada capítulo fiquei presa na leitura e doida pra saber o que aconteceria no próximo. Foram muitos sentimentos que tive lendo esse livro e o principal sentimento foi o de angústia. Queria que tudo desse certo ao personagem. Diversas vezes tive que parar a leitura para poder respirar e assimilar o que estava acontecendo. Esse livro me fez parar para refletir sobre os temas que foram abordados, drogas, amigos, família e o abuso de menores.


Sim, tem o tema que é muito polêmico sobre o abuso de menores, mas a autor soube escrever sobre o tema sem torna-lo muito pesado. Não temos muitas cenas fortes no livro, mas as cenas que tem já falam por si só e te faz querer entrar no livro e colocar Aidan no colo. Senti diversas vezes pena de Aidan e me perguntando também o que faria no seu lugar. Entendo seus medos e seus anseios. Ele fica o tempo todo na dúvida como prosseguir sua vida depois desse episódio e ficamos torcendo o tempo todo por ele no livro. 
"A verdade nem sempre precisa estar debaixo do nosso nariz para que seja reconhecida, não é?"
Os personagens secundários do livro são super importantes e alguns me cativaram como os amigos de Aidan. Me senti realmente na adolescência lendo esse livro. Era as minhas dúvidas as deles, era o meu anseio os deles, o autor soube transmitir bem todos sentimentos deles. Toda vez que os amigos eram citados voltei a alguns anos atrás , nos quais fazia a mesma besteira que eles rsrs. (abafá o caso). Gostaria que o autor se aprofundasse mais nessa amizade deles. Era a hora que mais gostava do livro quando eles estavam juntos, mas foram tão poucas.
"Por que nossos pontos mais vulneráveis são também os mais sedutores?"
Terminei o livro em dois dias porque estava doida com que ia acontecer no final. Foi um livro que devorei cada capítulo para no final não ser aquela coca-cola toda como foi o livro inteiro. O final foi sim coerente mas não teve aquele bomba, aquele nossa que final de você ficar com a boca aberta. Por isso tirei uma estrela do livro porque esperava mais desse final, mas emoção talvez.
"O problema é que nem sempre a gente escreve a própria história. Você participa da história dos outros e fica sem resposta quando se pergunta por quê."
O livro todo é contado pela visão de Aidan e todo focado nele. Gostei demais da leitura e indico para quem gosta de um bom drama e de temas polêmicos. A capa me enganou direitinho, não imaginava gostar tanto desse livro. Estou ansiosa para ler outros livros do autor e gostaria que esse livro tivesse uma continuação rsrs.
Um livro que expõe segredos profundos, onde o amor pode ser uma arma contra o desejo de ser amado.








11 comentários:

  1. Fiquei angustiada só de ler a resenha , o que me deu a certeza de não querer ler esse livro... sou daquelas que gosta de rir , e muito, quando estou lendo...Sim , gosto de um pouco de drama e de chorar com os personagens , mas as cenas engraçadas e felizes são as minhas preferidas em toda história !

    ResponderExcluir
  2. Acho que é a primeira resenha que vejo sobre esse livro e confesso que fiquei curiosa, mas não sei se leria por agora. Gente!!! Juntando tudo da resenha dá para criar vários cenários para esse livro e nenhum foi bonitos, OMG! Acho q já quero pegar e abraçar o Aidan ^_^ Parabéns, gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Também nunca tinha ouvido falar de Confissões de inverno até hoje, e confesso que livros polêmicos não faz meu estilo de leitura e nem livros onde os personagens tem essa faixa etária do Aidan. A sinopse não me agradou e o principal sentimento que a leitura despertou em você - angústia - me convenceu de que esse livro não é pra mim. Mas ao ler sua resenha acredito que esse é um ótimo livro pra quem gosta do estilo. Pena que o final não foi tão bom...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Deus que livro eh esse?! A resenha me deixou curiosa apesar de nunca ter ouvido falar dele, mas acho que meu psicológico não tá legal pra enfrentar ele agora não rs mas vou por na lista com toda certeza 😘

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa, adoro livros com temas polêmicos. Com certeza está na minha lista de próximas leituras. Adorei os quotes que você escolheu! Vamos ver se irei gostar do Aidan tanto quanto você.

    https://www.facebook.com/analuricardoescritora


    ResponderExcluir
  6. parece um drama me passa uma coisa pesada...mas vc disse que o autor escreve de um jeito que o tema nao fica tao pesado...ja ate imagino o que o padre ira fazer...aiaiai.....adoro paixao adolecente tambemm...o livro parece otimo...quero ler...obg pela dica....beijocassss...

    ResponderExcluir
  7. gosto bastante de livros assim que te prendem do inico ao fim, gostei muito da resenha desse livros e mal posso espera para ler, adorei.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Nossa super polemico mesmo né, quando vi esse livro já tinha ideia de como a historia seria e juro que não me interessei muito pois li alguns livros com temas assim envolvendo padre e achei uma visão muito forçada das coisas, não sei bem como vai ser o desenrolar desse mais pelo uma resenha me despertou interesse e pretendo ler .
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  9. Pela resenha o livro parece ser bem pesado e polemico. unca li nada nesse estilo. Me animei para ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu ja tinha lido a resenha desse livro em outros blogs, então já tinha a noção de que era um livro com um tema bem polêmico, eu ainda estou na indecisão de ler o livro pois este possui um tema bem polemico e acho que depende muito de como o leitor vai reagir ao livro e eu sinceramente não sei como é a minha reação kkk Pena que o final nao foi tudo isso, mas é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Também adoro quando não esperamos muito de um livro e ele nos surpreende, o livro pareceu legal e com certeza pela resenha já de para perceber que bem polemico e fala de muitos assuntos importantes mas não é o tipo de livro que gosto de ler mas para quem gosta parece uma ótima leitura !!

    ResponderExcluir