Resenha: Mundos Apocalípticos - Histórias do fim dos tempos - Org. John Joseph Adams

Título: Mundos Apocalípticos - Histórias do fim dos tempos
Autor: Org. John Joseph Adams
Editora: Planeta dos Livros Brasil - Selo Minotauro 
Páginas: 498
Compre: Aqui


Dos maiores autores da ficção especulativa mundial, Mundos apocalípticos: histórias do fim dos tempos explora o científico, o psicológico e o filosófico do que é permanecer humano diante do Armagedom Fome, Morte, Guerra e Peste: os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o presságio do Fim dos Dias. Esses são os pilares das histórias contidas nesta coletânea. Desde Blade Runner a Mad Max, passando por Cântico para Leibowitz e Black Mirror, escritores e roteiristas de todos os cantos se dedicaram a especular a respeito do fim do mundo. Ao longo de muitos anos, imaginaram cenários catastróficos, onde imperam o caos, o desespero e a calamidade. Seja falando de uma hecatombe nuclear, da iminente mudança climática ou de um cataclisma vindo do espaço, esses visionários abordaram um dos mais desafiadores e permanentes temas da ficção especulativa: a natureza da própria vida, posta à prova diante de um colapso social completo.
Com contos de: Stephen King, Octavia E. Butler, George R. R. Martin, Orson Scott Card, Cory Doctorow, Gene Wolfe, Jonathan Lethem



"Buckell diz que muitas vezes a ficção científica pós-apocalíptica é uma forma de penitência literária para todos os nossos pecados modernos, reais ou imaginários..."

Ficção Científica é um gênero que sempre gostei, mas que leio menos do que gostaria. Quando vi esse livro de contos da Planeta eu sabia que seria uma leitura sensacional,  e não me enganei.

É fascinante como a ficção científica consegue abordar diversos temas e trazer uma realidade que te faz sempre refletir, e o pós apocalipse/fim dos tempos não é diferente, tanto que durante a leitura a gente consegue enxergar o que pode realmente acontecer e o que está acontecendo no mundo que vivemos atualmente.


Esse livro conta com diversos contos de autores consagrados, e vê todos eles em um livro só da até um quentinho no coração. Alguns deles eu já tinha lido, outros conheci aqui nesse livro e não minto que só quero mais e mais deles.

John Joseph Adams é um dos melhores editores do gênero nos últimos tempos, além de ser editor da John Joseph Adams Book,s ele também é o editor de séries de Best American Science Fiction and Fantasy e é o editor mais vendido de antologias, como Wastelands e The Living Dead. Ele também é o editor das revistas Nightmare e Lightspeed.

Esse livro se tornou série e atualmente está em sua terceira edição, esse primeiro livro Mundos Apocalípticos foi publicado inicialmente em 2008.



O livro conta com mais de 20 autores e alguns deles eu ainda não conhecia a escrita, e ler os contos só me deixou mais ansiosa para ler mais e mais deles. Outros eu já conhecia e só me fez questionar o porque não li mais livros deles. Lógico que tem contos que a gente gosta mais que outros, mas isso não tira a grandeza desse livro.

A edição é um caso a parte, com o livro capa dura, a cada conto somos apresentada ao autor dele além de uma breve introdução do que vem nele. Eu particularmente estou apaixonada, e já espero os próximos livros dessa antologia publicados aqui também.



Mundos Apocalípticos vai muito além de contos só fantasiosos, ele mescla o real com a ficção e isso ao mesmo tempo que é fascinante nos assombra. Vê como seria um mundo onde a raça humana luta para sobreviver ao mesmo tempo que está longe, parece está aqui colado no nosso dia a dia. Muitos desses contos mostra que a culpa de um fim é dos seres humanos e não de uma "força maior".

"Ele não é covarde, mas está com medo, e com razão. Veja bem, ele está muito acostumado à escuridão, mas alguns visitantes vieram ao túnel, e trouxeram luz com eles."


Nenhum comentário:

Postar um comentário