Resenha: Românticos Incuráveis: Quando o Amor é uma Armadilha - Frank Tallis

Título: Românticos Incuráveis: Quando o Amor é uma Armadilha 
Autor: Frank Tallis
Editora: Faro Editorial 
Páginas: 240
Compre: Aqui

Desejar, amar, se apaixonar, perder um amor... todo mundo conhece alguma loucura de amor, mas a experiência do amor obsessivo, apesar de comum, não é banal. Neste livro, Frank Tallis apresenta histórias extraordinárias de pessoas que ultrapassaram o real e criaram fantasias, romances e compromissos, onde não existia absolutamente nada, ou muito pouco. São histórias que falam sobre todos nós. Qualquer um que já se apaixonou terá experimentado os sintomas de uma loucura psiquiátrica completa: a desinibição, o pensamento mágico, a tendência ao toc de checar suas mensagens (ou as mensagens do seu parceiro) a cada cinco segundos... Segundo as pesquisas científicas mais recentes acerca dos mecanismos atrelados ao apego emocional, muitas pessoas sob o estado do “amor” dissolvem a divisão entre o que costumamos julgar ser normal e anormal. Da mulher que se apaixonou perdidamente pelo seu dentista e o perseguiu até que ele precisou mudar de país; ao rico empresário, casado há mais de 30 anos, que gastou toda sua fortuna com mais de 3 mil prostitutas; à linda garota com um ciúme tão doentio que afastou todos os homens da sua vida; e muitos outros casos que nos mostram que ninguém está imune à loucura do amor.






Românticos Incuráveis é o lançamento de outubro da Faro Editorial e se trata de um livro de não-ficção. O autor Frank Tallis nos conta algumas histórias reais que ele como psicoterapeuta conheceu no consultório dele.



O livro conta com 12 contos e cada conto conta uma história de amor totalmente diferente. Estamos acostumados sempre com o romance onde o amor é lindo e maravilhoso, mas ler esse livro mostra um lado totalmente diferente e que chega até dar medo.

Tem contos que chamam mais atenção como o da mulher de mais ou menos 40 anos que se apaixonou perdidamente por seu dentista ao acordar da anestesia, transformando a vida dele em um caos. Ou a viúva idosa que tem um problema maior que o luto para lidar, e sim a saudade que sente do sexo com seu parceiro, ou o conto do homem rico que perdeu quase toda sua fortuna com mais de 3 mil prostitutas, não só pelo sexo, mas pelo fato de precisar conquistar elas.



Entre todos os contos alguns me chamaram mais atenção e outros chegaram a me causar repulsa. É impossível ler esse livro e não ficar espantada com alguns casos e ao mesmo tempo querer conhecer cada vez mais a cabeça do ser humano. O autor mescla os relatos que ele teve com paciente com estudos sobre os casos deixando o livro ainda mais rico de detalhes.

A edição da Faro como sempre é uma obra de arte a parte e é impossível eu não elogiar a edição deles em cada livro que leio, durante toda a leitura não encontrei erros ortográficos.



Esse livro foi uma grande surpresa, eu já sabia que era baseado em fatos reais, mas não imaginava o impacto que eu ia ter em cada conto. Terminei esse livro querendo correr do amor e ao mesmo tempo curiosa por saber como cada pessoa desse livro está hoje, já que por ser uma história real o final é em aberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário