Resenha: Profano - S. Miller

Título: Profano
Autora: S. Miller
Editora: Ler
Páginas: 248
Compre:Aqui


Não me tornei um cético. Transformei-me no pior que o ser humano pode ser: um descrente de si próprio.”
Uma vida dedicada ao sacerdócio. Um encontro que mexerá com estruturas e pensamentos, até então, inflexíveis. Uma paixão que colocará a vocação em xeque.
Após dez anos à serviço da Igreja, Padre Alessandro começa a se questionar sobre seu ingresso e permanência na vida religiosa. Tomado pela culpa, devido a questões éticas e a um encontro libertino e furtivo, decide se isolar em uma viagem pelo mar para colocar as emoções em ordem e descobrir o que realmente deseja. O que ele não contava era que o destino lhe pregaria uma grande peça no teatro da vida: Eva, a volúpia em forma de mulher, cruzará seu caminho de maneira devastadora, despertando desejos ocultos e desconhecidos, trazendo à tona o homem em seu estado mais primitivo.
Será a tentação tão grande? O amor é capaz de transformar o pecado em sagrado?
Tudo é possível, ainda que seja PROFANO.




Hoje vou falar de um livro polêmico que já pela capa te dá uma dica do que te espera. O livro conta a história de um padre querendo se descobrir sexualmente e tendo dúvidas sobre sua vocação. Se você gosta de livros tabus e de romance erótico vem comigo nessa resenha, te garanto que o negócio é babado.

"Não sou inocente. Sou culpado. Eu escolho ir até o pecado e me entregar a ele."

Profano é um livro da autora S. Miller, lançamento da Ler Editorial. Logo que fiquei sabendo que o livro tinha um padre como o personagem principal não tive dúvidas e pedi para resenha. Gosto de livros tabus e de que me fazem sair da zona do conforto. Comecei amando Profano, no meio do livro adorando essa história intrigante para no final querer matar a autora. Profano teve seus altos e baixos e vou tentar contar todos eles aqui na resenha.

Profano fala da história do padre Alessandro que depois de 10 anos de batina fica em dúvida se ele tem mesmo vocação para ser padre. Ele está em dúvida enquanto sua sexualidade e sai em busca de respostas. Ele tira um ano de férias para tentar colocar suas ideias no lugar até que ele encontra Eva. Ele a salva do alto mar e durante 30 dias eles vão viver uma tórrida história de amor. Só que padre Alessandro ainda tem dúvidas, se sente um pecador por não ter evitado o pecado da carne. Ele ficará em dúvida entre se entregar a paixão ou voltar a ser padre. Será paixão ou amor? Será que o amor pode concertar tudo? Ele será capaz de largar tudo para viver um grande amor? A leitura toda você vai ficar apreensiva e te garanto que no final você vai ficar meia hora olhando pro nada. 

Comecei Profano já com a sensação que seria uma boa leitura. Logo nas primeiras 30 páginas fiquei de queixo caído e pensei: essa autora veio para causar! Não conseguia largar a leitura querendo cada vez mais saber o que o padre ia aprontar e o que estava por vir. Até parecer Eva aí eu começar a pegar ranço de uma personagem.

"Tenho que ser forte, mas sou homem, apesar de padre. Sou humano, apesar de trabalhar para o divino. Sou pecador e fraco, apesar de ensinar as pessoas a serem santas e guerreiras."

Eva a primeiro momento pensei que ia gostar dela, e até que gostei, até mesmo ri dela em algumas partes. Mas o sotaque baiano dela estava carregado demais, ela era uma metralhadora de gírias e muitas vezes fiquei sem entender nada durante a leitura. Gosto sim de personagens com sotaques, mas tudo que é demais estraga e foi aí que a autora pecou. Eva tem 30 anos, negra, foi prostituta e vivia para ter o que comer no outro dia, mas mesmo assim achei ela forçada. Se tirasse toda vez que ela falava porra e 90% das gírias com certeza seria mais uma mocinha forte e favorita de toda a vida rsrs.


Padre Alessandro foi meu crush, e sim eu pequei e sei que já tenho passagem direta pro inferno. O padre gostoso minha gente! O Padre é virgem até agora, então ele vai aprender tudo muito rápido e você leitora vai acompanhar cada pecado que esse padre cometer. Padre Alessandro vai ser aquele que sempre vai ter uma frase para consolar e aquele que sempre vai citar uma passagem da bíblia. Alessandro fica entre pecar ou ser padre. E vai ter que decidir o que quer pra vida dele.

"A dor faz parte do processo de lapidação. Faça dela um impulso para sua vitória."

Até a página 120 estava tudo lindo, tudo maravilhoso até que a autora dá uma reviravolta que até agora não sei se choro, taco o livro na parede, chamo ela inbox e peço outro final senão eu vou lá e sequestro ela. Não sei o que pensar, o livro toma outro rumo e confesso que ta difícil aqui aceitar. Sei que esse final foi condizente com a história, mas mesmo assim eu ainda acreditava no milagre haha. Terminei postando no grupo do blog dizendo que queria matar um depois desse final. Só lendo para você entender minha revolta ou concordar com a autora.

Por essa capa dá pra perceber que é um romance erótico e foi o que me chamou atenção na leitura. O livro é contado em primeira pessoa, por sua maioria por padre Alessandro, mas outros personagens também dão seu lado da história. A diagramação da Ler está linda e a cada passagem de tempo tem uma maçã para sinalizar. No final tem um epílogo para você tentar entender melhor porque a autora fez o que fez, mas ainda não perdoo. No final a autora deu a entender que também terá um segundo livro. Rezando piamente para que seja com o padre Alessandro haha.

"O sexo é sagrado. Eva o faz ser assim diante dos meus olhos, sobre a minha pele e dentro do meu ser."

Profano foi um livro que me fez para pra pensar, que fala de religião, bullying, e que me fez torcer até o final para o amor proibido. Um livro com um tema tabu para malucas por romances que gostam de sair da zona do conforto. Mesmo não aceitando o final indico sim a leitura para quem gosta do tema e de refletir sobre isso. Com certeza lerei outros livros da autora, a escrita dela é viciante e não consegui largar a leitura até terminar. Indico o livro se você gosta de romances eróticos e claro não responsabilizo se você pecar durante a leitura ;).






5 comentários:

  1. Nossa Ana, amei esse livro, eu vi na livraria esses dias e fiquei em dúvida se pegaria ou não, como eu não tinha lido nd sobre ele deixei pra uma próxima, mas agora, preciso!
    O enredo me animou mto em conhecer e me agradou dmais!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Já quero ler esse livro <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Sempre fui da opinião que essa história de padre não poder casar ou ter algum tipo de relacionamento, era esdrúxula, afinal, mesmo sendo religioso, todos somos humanos e temos INSTINTOS que não podem ser freados como comer, beber e sexo...
    O livro deve mesmo ser bem polêmico e interessante.
    O que fiquei me perguntando é: como um padre vai se 'engraçar' logo por uma pessoa de linguagem tão vulgar e como foi o relacionamento deles?
    Desejo um ótimo domingo!
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. eu adoro livros que me tiram da zona de conforto, mas não leio nada de padres, morro de medo de chegar na missa e ficar lembrando do livro, nossos pensamentos são difíceis de controlar kkkkkk Quanto as gírias, o que tem me incomodado é o exagero, tenho pegado livros que estão me irritando muito com isso, fica uma coisa repetitiva. Esse livro eu passo kkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muito do livro, uma historia bem interessante. Eu fiquei bem curiosa pelo personagem ser torna um padre, mas parece ser uma premissa boa.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir