Resenha: Herdeiro da Escuridão - Paul Cleave

Título: Herdeiro da Escuridão
Autor: Paul Cleave
Editora: Fundamento
Páginas: 336
Compre: Aqui

Edward Hunter tem tudo o que um homem pode desejar: uma linda família, um bom emprego e um futuro promissor. Ou quase tudo: ele também é o filho de um terrível assassino em série, preso há décadas e que jamais voltará às ruas novamente. Graças ao pai, Edward perdeu a mãe, viu a irmã se tornar uma viciada e cresceu com a certeza de que era visto por todos ao seu redor como uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento. Hunter parece ter deixado o passado obscuro para trás - até o dia em que sua vida sofre uma mudança cruel e totalmente inesperada. Faltando poucos dias para o Natal, a mulher de Edward é morta durante um assalto a banco. A estabilidade e a paz de espírito que ele acreditava ter alcançado desaparecem e dão lugar a um vazio que se transforma em revolta, frustração e em um desejo ardente de vingança. A demora da polícia em encontrar e prender os bandidos faz com que Edward resolva caçar sozinho os homens que mataram sua esposa. E, em pouco tempo, ele descobre que poderá ter um aliado de peso nessa busca: o próprio pai, que tem condições de lhe dar informações valiosas sobre a quadrilha de assaltantes. Como alguém que acredita não ter mais nada a perder, Edward parece estar disposto a se tornar o segundo assassino da família Hunter. Será que ele pode evitar que a tragédia arruíne de vez a sua vida? Ou irá apenas fazer o que parece inevitável - ouvir o "monstro" que habita sua mente e se transformar em um matador?





“Minha casa se transformou em um museu. Tudo aqui dentro virou uma relíquia do meu passado, todas as lembranças felizes viraram pó... Jodie está morta há três horas e estou entrando em um lugar diferente, apenas o fantasma da casa que era está manhã.”
Sabe aquele livro que você se encanta com a premissa? Foi exatamente esse livro, quando li a sinopse e as resenhas dele eu na hora decidi que queria esse livro, nesse livro vamos conhecer Edward Hunter.

Edward tinha nove anos quando apareceu a primeira vez na televisão, mas não foi de uma forma boa, a aparição dele na TV foi recorrente a prisão do seu pai conhecido como O Caçador por matar 11 prostitutas. E agora anos depois casado e com uma filha a desgraça bate em sua porta mais uma vez, e ele vai aparecer novamente na televisão, mas agora pela morte de sua esposa durante um assalto à banco.

Após o assalto Edward fica totalmente perdido  e sem saber o que fazer. A demora da polícia em descobrir os assassinos e vozes que estavam adormecidas voltam a falar em sua cabeça. Quando o seu pai liga pra ele e mostra que sabe muito mais sobre o assalto é onde a vida dele muda por completo.

O detetive Schroder que ainda no início da carreira acompanhou de perto da prisão do pai de Edward e agora com esse novo caso ele tenta descobrir os assassinos, mesmo ele sabendo que a justiça não será boa suficiente para Edward.
"Poderia ser um assassino agora. Se o monstro tivesse assumido o controle, eu seria mesmo. A pergunta é: por quanto tempo posso mantê-lo sossegado? Não, espere, a verdadeira pergunta é: eu o quero sossegado?"
O livro é contado em terceira pessoa e intercala o ponto de vista de Edward e do detetive Schroder, com uma linguagem fácil nos fazendo sentir todo o drama do Edward. A capa me encantou e quando realmente descobri a conexão dela com a história me senti devastada, foi como se a ficha caísse. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos.

Essa não foi uma leitura fácil, não por ser um livro "pesado", mas por não conseguir me conectar com o livro, mesmo com um tema pesado e que me faria devorar em alguns dias. Era tanta descrição que teve uma parte que já estava contando as "mijadas" do personagem, e essas descrições me fizeram revirar os olhos em muitos momentos. Mesmo que em algumas partes do livro um pouco mais tensas eu não senti que estava empolgada com a história, e foi faltando um pouco menos de 100 páginas pra acabar que eu realmente me conectei com o livro.



Acredito que se tivesse retirado algumas das descrições a narrativa seria mais fluída. A esposa do Edward morre ainda no início, mas entre a morte, o enterro e as descrições acho que demorei uns 5 dias pra ler. Quando achava que o livro ia começar a fluir, ele dava um passo pra trás e começava com descrições supérfluas novamente.

O que me impressionou muito no livro foi o final, eu realmente não imaginava o que aconteceu. Eu fui da tristeza ao espanto em poucos capítulos e foi nesse momento que eu realmente senti a fúria de Edward. Um livro que nos faz duvidar se realmente as pessoas nascem com o "monstro" nela.





5 comentários:

  1. Raquel!
    Gosto dos detalhes, mas quando são relevantes para a trama do livros, detalhes descritivos em excesso e sem nexo, não dá né?
    Pelo que entendi, o final traz uma grande reviravolta inesperada referente a verdadeira personalidade do protagonista e isso me deixou bem intrigada.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa resenha, me deu vontade de ler essa belezinha. ��

    ResponderExcluir
  3. Assim como no seu caso, a premissa me interessou. Essa questão do "monstro interior" pode sim render uma história muito boa e vários questionamentos e respostas possíveis. Infelizmente esse probleminha de descrição excessiva ou desnecessária pode mesmo atrapalar e "encalhar" a leitura mas pelo menos o final rendeu. Espero um dia poder conferir e tirar minhas conclusões. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, historia eletrizante e cheio de reviravoltas, não tem como nao se agitar com esse livro. Alem de haver conflitos internos que o leitor pode se identificar.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito chegada a livros de suspense, talvez por não ter costume de ler nee.
    Pela sinopse e a resenha me parece um livro muito bom, tirando os excessos de descrições kkk.

    Bjussss

    ResponderExcluir