Resenha: O Segredo do Meu Turbante - Nadia Ghulam & Agnès Rotger

Título: O Segredo do Meu Turbante
Autoras: Nadia Ghulam & Agnès Rotger
Editora: Globo Livros
Páginas: 304
Compre: Aqui

 



"Nascida em Kabul, no Afeganistão, em 1985, aos oito anos Nadia Ghulam teve a casa onde vivia com sua família destruída por uma bomba, mudando sua história para sempre. Ela teve o rosto deformado pelas queimaduras, passou dois anos lutando pela vida em um hospital e todos os homens de sua família morreram em bombardeios e conflitos armados. Assim, subvertendo as leis do Talibã que proíbem as mulheres de trabalhar, Nadia decide assumir a identidade do irmão falecido e, passando-se por um rapaz, encontra um meio de sustentar a família. O Segredo do Meu Turbante é uma emocionante história real de coragem e sobrevivência que já conquistou milhões de leitores em 25 países."





O Segredo do Meu Turbante conta a história de Nadia Ghulam uma garota que teve sua vida mudada da noite para o dia após uma bomba destruir tudo aquilo que tinha.

O livro começa antes desse ataque, ainda no comando do ex URSS. Nadia era uma garota com infância até então tranquila, ia para escola, adorava brincar com seu irmão mais velho e vivia em uma família com boas condições financeiras. A vida dela era ótima, até que um dia em seus oito anos de idade uma bomba cai em sua casa atingindo Nadia e deixando ela em coma por meses.



Durante esse período que ela está em coma a guerra separatista está acontecendo no Afeganistão, quando ela acorda ainda sem saber sua vida mudou totalmente. Nadia teve uma parte do rosto queimado, ela ainda criança precisa lidar com as dores da queimadura e também com todas as mudanças que está acontecendo em sua vida e na da sua família.

Em certo momento o seu irmão morre e isso deixou a família sem rumo. E o que era ruim se torna pior com o Regime Talibã se instalando proibindo as mulheres de tudo, tirando todos os direitos delas, desde trabalhar, até mesmo a dar risada na rua, e no meio de tudo isso Nadia decide que não pode simplesmente ver sua família morrer de fome e assume a identidade do seu irmão falecido.



Nadia ao assumir a identidade do seu irmão precisa se portar como homem para evitar ser descoberta e nesse período ela trabalhou em alguns lugares para poder manter sua família, ainda assim era difícil já que ao salário não era muito e precisava conviver com o medo de ser descoberta e entregue aos talibãs.

A história desse livro é real o que transforma toda a leitura ainda mais impactante. Acompanhar essa jornada da Nadia me trouxe uma sensação de impotência e tristeza muito grande. Eu sabia que esse livro ia ser uma leitura pesada, mas com a escrita fluída e os capítulos curtos foi mais fácil de digerir tudo que estava lendo, em muitos momentos senti que estava lendo um diário de tão "dentro" da história que me senti.



Para defender nossos direitos é preciso conhecer pelo menos um pouco a vida de outras mulheres e de outras culturas, e sentir durante a leitura o quanto se torna fácil transformar a mulher em um nada em um país, se torna ainda mais chocante. 

O Segredo do Meu Turbante é aquele livro que todos deveriam ler, até mesmo no período escolar. Uma história real que vai te emocionar e fazer sentir diversos tipos de sentimentos durante a leitura.


https://www.bonde.com.br/comportamento/em-dia/regime-taliba-saiba-29-proibicoes-que-sao-impostas-as-mulheres-297421.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário