Resenha: As Letras do Amor

Título: As Letras do Amor
Autora: Paula Ottoni
Editora: Novas Páginas
Páginas: 224



Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.









Oie gente! Esse mês estou lendo bastante nacionais. As editoras estão apostando na literatura nacional e quem ganha é claro somos nós leitores. Esse mês já li 4 nacionais e com mais dois na lista. Para você que também gosta de nacional, tá rolando um sorteio super bacana no blog com 10 livros nacionais. Vamos parar com a conversa e simbora pra resenha rsrs.

"Olhando para Enzo ali, quase chego à conclusão de que estou apaixonada. Isso me apavora."

As Letras do Amor é o lançamento da Novas Páginas, da autora Paula Ottoni. Já olhando pra capa dá pra perceber que se trata de um triângulo amoroso. Eu sinceramente amo livros assim e não tive dúvidas quando pedi para resenha. O livro tem seus pontos altos e baixos e vou tentar falar aqui todos eles.

O livro conta a história de Bianca, uma jovem de 19 anos que vai para Roma passar 6 meses junto com seu namorado Miguel. Eles vão morar junto com o amigo de Miguel. Enzo é um nerd, tímido, bom amigo e além disso tudo é lindo. Miguel está atolado de trabalho, então deixa a desejar no quesito namoro. Em contra partida seu amigo Enzo que é cheio de qualidades está ali com Bianca, como amigo e consolando. Você já sabe onde tudo isso vai parar, Bianca vai ficar em dúvida com quem ficar e nessa história vamos acompanhar sua decisão.

 Já nas primeiras páginas a autora nos apresenta uma Roma linda, cheia de detalhes. Me senti lá lendo esse livro. Cada esquina, cada monumento, cada comida detalhada pela autora com perfeição. Foi contagiante a alegria de Bianca está em um pais novo, amizades novas, novo trabalho, enfim nova vida. Mas depois da página 60 ficou claro com quem Bianca iria terminar. O livro começou a ficar previsível e com isso comecei a gostar menos de Bianca.

"Eli sorri complacente, ao que retribuo. É quase como nosso ritual particular. Se ele sorri, eu sorrio de volta."

Mas Ana você não disse que gosta de triângulo amoroso? Sim adoro!! É normal nesses casos eu odiar a mocinha, mas nesse livro as situações foram tão previsíveis, que eu já sabia onde cada ação ia levar. Faltou aquele "tchan" para diferenciar dos demais triângulos amorosos.



Bianca como já disse no começo você vai se contagiar com sua alegria, mas com o passar do livro ela pode ficar um pouco chatinha. Ela sabe o que fazer e não faz. Vontade de entrar no livro e dar uns grito com ela haha. Entendo sua indecisão, mas não aceito. O pior cego é aquele que não quer ver, não é mesmo?

"Eu sempre ouvi, de todo mundo, que temos direito de mudar de ideia e fazer o melhor por nossa felicidade. Ficar com medo de magoar alguém deve contar, é claro, mas não deve ser decisivo."

Enzo e Miguel são totalmente diferentes. Enquanto Miguel quer mostrar pro pai que pode ser responsável, Enzo tem uma banda, estuda, é super na dele. Logo nos primeiros capítulos você já tem sua torcida e não fica na dúvida como Bianca ficou. Acho que faltou isso no livro, a autora plantar a sementinha da dúvida no leitor.

O livro tem alguns personagens secundários que merecem destaque, mas que foi uma pena que no livro não teve tanto assim. A amiga de Bianca que tanto foi citada , mas pouco apareceu. os amigos de Enzo e até mesmo os pais de Bianca e Miguel. Tem um drama por trás de cada personagem, mas foi puco explorado.


A capa achei linda, ela já te mostra o que esperar da história. O livro é todo contado por Bianca. Os capítulos são curtos, então não é uma leitura arrastada. A cada começo de capítulo tem duas músicas, para quem gosta de escutar música lendo vai amar a playlist do livro. Gostaria muito nesse livro um epílogo. Senti falta de saber o que acontece mais pra frente com os personagens.

"Porque a gente pode até ficar atraída pelo físico, mas, quando se descobre que o que há por dentro daquela pessoa é o que você quer, a sensação é completamente diferente."

Indico o livro para quem curte clichês e claro triângulo amoroso. Mesmo o livro sendo previsível ele me prendeu, queria saber como a mocinha ia sair dessa. Livro perfeito para quem quer uma leitura leve e para ler depois daquele livro que te fez chorar horrores.





12 comentários:

  1. Que vida mais difícil essa de Bianca hein? Kkkk coitada, ate me solidarizei com ela. Mas, falando da história em questão, eu adoraria ler esse livro. É bem legal quando nos deparamos com um triangulo amoroso e toda essa complexidade em escolher seu par.
    Que pena que você chegou a não gostar da personagem, quando isso acontece o livro pra mim perde a graça. No fim, acho que não gostei muito desse livro kkk principalmente por ser super previsível, como você falou. Gosto de um triangulo amoroso, como o livro A História de nós dois, acredito que você já tenha lido, mas se não, super recomendo. Eu mesma fiquei em duvida de quem ela escolheria. Isso sim é um bom livro !
    Obrigada pela resenha, beijos .

    ResponderExcluir
  2. É bom quando um livro te prende mesmo sendo clichê :)
    Tadinha da Bianca rs. Adoro um triangulo amoroso e já add à lista. Beijos
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  3. Assim como você venho apostando cada vez mais na literatura nacional e estou simplesmente amando! Embora eu também ame um triangulo amoroso esse não me chamou a atenção principalmente por ser previsível (eu até já imagino com quem ela vai ficar). Mas sem duvidas nenhuma eu adoraria lê-lo por conta do cenário, pois Roma parece ser incrível mesmo. Essa vez eu passo a dica pois minha lista de leitura já esta enorme, mas a resenha está ótima, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito as opiniões sobre esse livro estão bem compatíveis: todos dizem que os personagens poderiam ter sido mais explorados. Tudo me chamava a atenção nesse livro, mas o que me incomoda realmente é o fato de ter um triangulo amoroso, e que apesar de eu amar clichês, esse é ao que eu mais odeio. Aliás, é muito bom saber que as editoras estão investindo mais na literatura nacional, não é? Adoro saber que nossos autores estão sendo mais incluídos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, o livro parece ser bom, confesso que não curto muito triângulos amorosos, mas amo um bom clichê romântico hahaha e que bom que a leitura é leve e gostosa, pretendo ler assim que for possível, sem contar que sou luca por Roma, e fico feliz em saber que a autora, soube descrever esse cenário lindo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu também gostar de livros com triângulos amorosos, eu também adoro quando eles não deixam a gente saber de tudo desde o começo, afinal é bom se surpreender do começo ao fim da leitura, como você bem falou esse livro é cheio de clichês e de coisas que ficaram resolvidas desde o começo e por isso só levou três estrelas. Bom eu daria duas se percebesse que o livro estaria com tanta cara de clichê... mas adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho muitos problemas em ler clichês e livros previsíveis. Até gosto de triângulos amorosos e acho que gostaria de ler esse livro. Mas não é nenhuma prioridade na minha vida, talvez eu leia, talvez não, mas vou colocar na minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Ana!
    Até curto clichês, mas não me atrai muito essa história de triângulo amoroso, principalmente quando já sabemos quase no começo do livro qual será a escolha da protagonista.
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Agradeço a dica, mas não fiquei interessada em ler esse livro. Não consigo me simpatizar com triângulo amoroso, é um clichê que não me atrai nenhum pouco, ainda mais se a autora abordou de uma forma bem previsível, poderia ter trabalhado com uma pitadinha de suspense. O que mais me atraiu nesse livro foi a parte da cidade em si, adoro Roma, e poder conhecer um pouco mais essa cidade linda através de uma narrativa cheia de detalhes seria prazerosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Como dizem por ai, uns com tanto e outros sem nada, ahhh Bianca sortuda kkkk
    Achei que esse livro seria um livro nota 10, amei a capa, a Novo Conceito arrasando com esse selo Novas Páginas, claro que esperava mais. Adoro triangulos amorosos e por mais que bata a raiva quando tem aquele vai e volta dos casais é isso que deixa o livro emocionante e faz você torcer pelo seu casal favorito, infelizmente parece que isso não acontece nesse livro, mas mesmo assim fiquei curiosa e afim de ler, só a capa já me ganhou, achei fofa demais.

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda , e amo triangulos amorosos e mesmo que seja um romance clichê tem certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Assim que comecei a ler a resenha me lembrei logo da serie rock star com a Kiera,o Kellan e o Denny,a estoria é bem parecida,nao sou la muito fa de triangulo amoroso(apesar de ter amado a serie e querer muito ler a versao do Kellan),mas adoro livros com playlist e por isso fiquei curiosa com a leitura e ja coloquei na minha lista de leitura..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir